A Decskill – empresa na área do outsourcing das TI – recorreu às soluções de gamificação da Fractal Mind para fomentar a proximidade com os colaboradores. Apresentamos-lhe o “The Office”.
As várias funcionalidades do escritório virtual “The Office” [clicar nas imagens]
Cada vez mais, soluções inovadoras como a gamificação de processos difundem-se pelo universo corporativo, de forma a estimular a produtividade, comunicação, aprendizagem e o engagement. Sobretudo com a pandemia, este tipo de ferramenta teve um forte crescimento, apoiando a “normalização” do trabalho e as relações entre colaboradores.
A Fractal Mind atua, precisamente, nestes processos, acumulando larga experiência no desenho de jogos, gamificação, marketing, gestão e desenvolvimento de software. O objetivo? Ajudar as empresas a aumentar o envolvimento dos seus colaboradores e/ou clientes e a potenciar os seus resultados, com a ajuda do poder transformador dos jogos. Foi, precisamente, para dar resposta a estas questões que a Decskill – empresa na área do outsourcing das TI, empenhada em assegurar capacitação tecnológica, flexibilidade e agilidade aos seus clientes – procurou os serviços da Fractal Mind.
Com um crescimento constante e estando a enfrentar os desafios trazidos pela pandemia no campo da proximidade e cultura organizacional, a Decskill criou uma framework híbrida, de forma a garantir uma boa experiência em todas as fases de interação com o colaborador: attract, match, expectation & progress e explore & share. Destas, a fase de “expectation & progress” era a que mais necessitava de uma resposta, sobretudo por ainda ser assegurada numa vertente muito funcional e racional. Neste sentido, a Fractal Mind desenhou e implementou o “The Office”, um escritório híbrido que integra as dimensões funcional e emocional com o talento.
“Alinhados com o propósito e valores da marca e as necessidades e aspirações dos colaboradores, são criados conteúdos, desafios, quizzes, que permitem ganhar status (badge) e pontos que se traduzem em benefícios, como, por exemplo, massagens”, explica Inês Duque dos Santos, People & Culture Director da Decskill.
“Entre avatares e lógica de jogo, é possível criar proximidade, dar feedback e promover conhecimento da comunidade”, acrescenta.
“São criados conteúdos, desafios, quizzes, que permitem ganhar status (badge) e pontos que se traduzem em benefícios”, Inês Duque dos Santos, People & Culture Director da Decskill
O “The Office” inclui: um message board, que disponibiliza as novidades da empresa, como os aniversários dos colaboradores; um lounge, que permite a interação entre utilizadores; salas de reuniões e feedbacks; um ginásio…para a mente, com desafios; armário de troféus (badges) e uma loja para trocar pontos por produtos.
Esta ferramenta permite recriar a experiência de escritório e espaço comum numa vertente digital, dinamizando interações corporativas em modelo de gamificação e premiação.
“O nosso objetivo é que cada colaborador se sinta parte integrante da empresa e se identifique com a cultura e valores da mesma, sem descurar o foco no crescimento de todos”, diz ainda a responsável de People & Culture da tecnológica.
Implementação do “The Office”
A Fractal Mind iniciou o desenvolvimento do projeto no final de agosto de 2021, com quatro sessões de ideação, que incluíram diferentes elementos da Decskill: Partners, Diretores de Unidade de Negócio, Business Managers, Talent Acquisitions, Recursos Humanos e Gestores de Projeto.
“Desta forma, foi possível ter um contacto total e direto com a cultura da organização, entender as diferentes dinâmicas, equipas e KPIs implementados, mas, acima de tudo, perceber as principais necessidades e desafios sentidos por estas pessoas no seu dia a dia”, refere Tiago Perdigão, CEO & Business Devil da Fractal Mind.
Durante a implementação, o principal desafio apontado pela Decskill prendeu-se com a necessidade de reunir a informação para todas as áreas deste “escritório”. Por seu turno, a Fractal Mind viu-se a braços com as dificuldades de realizar o processo de user research no período pandémico e garantir sessões com diferentes públicos-alvo, quer representativos da equipa de gestão de consultores, quer dos próprios consultores, equilibrando o contexto presencial com o contexto remoto.
Apesar de se tratar de um projeto piloto, os resultados têm sido positivos, denotando uma grande adesão dos colaboradores à plataforma, com elevados níveis de envolvimento – como provam a média diária de 134 mensagens, 54 feedbacks e 62 kudos, no universo dos 59 colaboradores que participam no “The Office”.
“Sendo ainda cedo para conclusões mais profundas, até porque as mudanças comportamentais são um processo de médio-longo prazo, podemos esperar um alto nível de envolvimento das equipas no projeto”, conclui Tiago Perdigão.
Artigo publicado na edição n.º 140 da RHmagazine, referente aos meses de maio/junho de 2022.
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