O Leap Center reuniu os principais termos que são utilizados nas organizações por colaboradores de diferentes gerações.
Nas empresas confluem profissionais de diferentes gerações e um léxico que inclui conceitos usados por todos. O Leap Center, espaço de desenvolvimento empresarial, reuniu os principais conceitos, que são utilizados nas organizações e que são indispensáveis para criar ambientes de trabalho produtivos e unir colaboradores de diferentes gerações.
“Se por um lado a Geração X é conhecida pela sua capacidade empreendedora, pragmática e crítica, a Geração Millennial distingue-se pela forte vocação tecnológica, pela captação de novas tendências e por serem destemidos face aos desafios. A junção destas características traduz-se em locais de trabalho altamente produtivos e enriquecedores. Para que haja harmonia e rentabilização destes recursos é necessário promover uma linguagem comum que valorize estas diferenças”, afirma Ana Redondo, global manager do Leap, citada em comunicado.
Glossário LEAP
Cowork: espaços compartilhados por empreendedores e outros profissionais, formando um ecossistema que potencia a troca de ideias, a partilha do conhecimento e o acesso a uma multiplicidade de serviços muitas vezes resultante da permuta entre os residentes no mesmo cowork;
Workplace: espaço de trabalho;
Networking: estabelecer e desenvolver permanentemente uma rede de contactos com objetivos profissionais;
Outsourcing: processo de externalização de atividades através do qual uma empresa subcontrata outras, uma vez que são atividades não estratégicas ao negócio;
Open space: espaço aberto amplo sem as tradicionais divisórias (ex.: paredes opacas), que estimula um maior desenvolvimento do trabalho em grupo e espírito de entreajuda;
Downsizing: redução da estrutura da empresa, para a tornar mais competitiva ou viável;
Above the line: é usado por oposição ao below the line, para designar os esforços de marketing através dos media tradicionais (imprensa, rádio, televisão e outdoors ou mobiliário urbano). Assume como objetivo de longo prazo o reforço da notoriedade da marca em detrimento da venda imediata;
Below the line: é utilizado por oposição ao above the line, para designar os esforços de marketing fora dos media tradicionais. Esta comunicação pretende obter resultados imediatos de curto prazo, como o aumento das vendas. No entanto, com o aparecimento de novos canais de comunicação (internet, sms, mobile video) esta divisão semântica está cada vez mais em desuso. Entre os exemplos de marketing below the line encontram-se as promoções, feiras, patrocínios, comunicação através da internet ou dos social media, ações de telemarketing.
Outdoor: painel exterior de grandes dimensões para afixação e divulgação de mensagens publicitárias;
Open mind: mente aberta a novas situações/ideias ou a novos desafios;
FYI (For Your Information): para tomar conhecimento sobre um determinado assunto;
KOL (Key Opinion Leader): especialistas que influenciam uma prática ou um negócio;
B2B (Business to Business): relação de negócio entre empresas;
B2C (Business to Customer): Relação de negócio entre empresas e o consumidor final;
G2G (Government to Government): relação de “negócio” entre Governos;
FAQ (Frequent Asked Questions): questões frequentes sobre um determinado assunto;
Briefing: dados e informações, normalmente resumidos e concisos, que vão dar suporte e criar um plano de ação para determinado trabalho ou atividade;
Business plan: plano de negócios;
Budget: orçamento da empresa, estrutura, projeto, trabalho;
Break-even: quando as receitas igualam os custos;
Brainstorm: debate em reunião estruturada para troca inicial de ideias sobre determinado assunto. Apesar de estruturada, é uma troca livre e descomplexada, sem medo de cometer erros ou incorreções na abordagem inicial de um problema;
Benchmarking: método estruturado e recorrente de comparação de serviços, produtos, processos e práticas entre concorrentes do mesmo setor ou de setores diferentes, com o objetivo da melhoria contínua e da superação da concorrência;
Core business: principal negócio, ou negócio central, de uma empresa;
Crowdfunding: obtenção de recursos financeiros através de financiamentos coletivos via plataformas online;
Deadline: prazo máximo para a entrega de determinado trabalho ou projeto;
Feedback: comentário esperado após exposição de um assunto ou conclusão de um projeto ou trabalho;
Follow-up: acompanhamento do desenrolar de um determinado assunto;
Headhunter: pessoa ou empresa especializada em encontrar profissionais talentosos;
Know-how: conhecimento adquirido através de formação académica ou experiência sobre determinado tema;
Pitch: discurso breve e objetivo sobre um negócio, um projeto, um produto ou um serviço, normalmente levado a cabo pelo empreendedor ou pelo responsável da atividade e geralmente para convencer investidores sobre o potencial desse negócio ou atividade;
Player: organização que exerce a sua função num determinado mercado;
Shareholder: acionista;
Stakeholders: todas as pessoas ou organizações diretamente ligadas a um determinado negócio ou atividade e que, por isso, a influenciam ou são influenciadas por ela – sócios ou acionistas, clientes, fornecedores, colaboradores, Estado e outras entidades públicas. É fundamental para cada negócio ou atividade mapear recorrentemente os seus stakeholders, que podem evoluir ao longo do tempo;
Target: público-alvo ou objetivo a ser atingido;
Turnover: pode representar quer a rotatividade de colaboradores numa empresa ou organização, quer o seu volume de negócio num determinado período de tempo;
E-commerce: comércio electrónico; expor e vender produtos através de plataformas eletrónicas que se podem aceder através de dispositivos fixos ou móveis;
Incubadora: instituições privadas ou públicas que auxiliam micro e pequenas empresas, com ideias, networking, aconselhamento e, por vezes, capital a desenvolverem o seu negócio;
Joint venture: parceria entre duas ou mais empresas com o objetivo de desenvolver projetos ou atividades que visam normalmente obter lucros económicos ou financeiros e melhorias operacionais;
KPI (Key Performance Indicator): mede o desempenho de um determinado processo numa empresa ou organização;
Royalties: valor pago pela utilização de um nome, marca ou qualquer outro tipo de propriedade intelectual por uma empresa ou organização que não é a detentora inicial desse direito;
SEO (Search Engine Optimization): conjunto de estratégias e técnicas que visam melhorar o posicionamento de um determinado site que veicula ou comercializa uma ideia, um produto ou um serviço em mecanismos de busca como o Google;
Startups: negócios em fase de arranque e de que se espera grande potencial de crescimento;
Venture capital: capital de risco; são recursos de terceiros utilizados para financiar os primeiros passos de uma empresa, para garantir o seu crescimento e expansão;
Asap (As soon as possible): tão depressa quanto possível.
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