O Conselho Editorial da RHmagazine esteve reunido para abordar vários tópicos relacionados com as tendências de RH, especialmente as competências que deverão ser prioritariamente desenvolvidas pelos profissionais da área, em 2025.
O início da reunião ficou marcado pela apresentação dos resultados do relatório “The Future of Jobs”, realizado pelo Fórum Económico Mundial, que divulgou a lista das 10 competências de RH com maior crescimento até 2025. O maior número de competências citadas pelo relatório pertence à área da resolução de problemas.
A lista inclui o pensamento analítico e inovador, a aprendizagem ativa e estratégias de aprendizagem, a resolução de problemas complexos, o pensamento crítico e analítico e a criatividade, originalidade e iniciativa. A liderança e influência social, o uso e o controlo de tecnologia, o design de tecnologia e programação, a resiliência, tolerância ao stress e flexibilidade e o raciocínio, resolução de problemas e ideação também foram mencionados.
Ainda sobre as competências dos profissionais de RH, foi partilhado o modelo da Gartner “HR Professionals Competency Model”. Este estudo identificou seis competências macro que os profissionais de RH devem desenvolver. O propósito é levar ao sucesso do negócio, a partir desta área. A Gartner distinguiu: Business Acumen, Strategic Consulting, Relationship Management, Data Judgement, Talent Management e Agility.
A mesma fonte identificou as 10 prioridades estratégicas dos CEO, para as quais os RH devem contribuir: Atrair e reter talentos, investir em benefícios para melhorar a saúde, melhorar o planeamento da força de trabalho, melhorar as capacidades analíticas de RH, incorporar IA e automação, modernizar práticas de recompensas, investir em bem-estar financeiro, desenhar processos de talento, melhorar as capacidades de RH e avaliar talentos.
A análise dos membros do Conselho Editorial
Às prioridades identificadas, os membros do Conselho Editorial acrescentaram o foco na gestão e na liderança de equipas em trabalho remoto, na orientação para o negócio e no posicionamento estratégico dos RH.
Ao longo da reunião, foi considerado como prioritário o desenvolvimento de competências como HR Analytics, business strategy, SWP, inteligência emocional, desenvolvimento adaptado, mentalidade de aprendizagem contínua, competências digitais, resiliência e gestão de stress, colaboração, comunicação e influência, gestão de mudança, gestão de talento e upskilling e reskilling.
Quanto às melhores práticas para desenvolver as competências acima mencionadas, foram selecionadas as experiências imersivas, as atividades criativas e culturais, os projetos multidisciplinares, as formações, a mentoria, o coaching, as mobilidades internas e interpares, os projetos entre a academia e as empresas, a proatividade do colaborador, os role-plays e a diversidade de grupos.
Ficaram, assim, reunidas as temáticas que darão conteúdo às edições da RHmagazine de 2025. Continuaremos a levar até si as melhores práticas e tendências de RH.