ASSINAR NEWSLETTER
Quarta-feira, Julho 29, 2026
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

Opinião: Deus quer, o homem sonha, a máquina faz

Nesta era vertiginosa de avanços tecnológicos, muitas vezes somos levados a confundir a exposição de dados com conhecimento profundo e inteligência com sabedoria.

IIRH Por IIRH
13 de Setembro, 2024
em CRÓNICAS & OPINIÃO
0
Blended Training Services junta-se ao maior concurso de empreendedorismo do país
15
Partilhas
166
Visualizações

 

Autora: Helena Martins, Coordenadora e Docente da licenciatura em Gestão de Recursos Humanos do Instituto Politécnico de Setúbal e Docente convidada na Nova SBE

“Escuta a tua avó, que ela é muito sábia!” – e não interessa que ela tenha a 4.ª classe e o interlocutor seja doutorado, porque a sabedoria da avó vai para além de títulos académicos e nada tem que ver com as pilhas de conhecimento que adquirimos (e esquecemos!).

De acordo com a área da gestão do conhecimento, dados são simples factos e números, partículas de informação sem contexto (por exemplo, ter temperatura acima de 38 graus, o sorriso de uma pessoa). Quando organizamos os dados, transformamos os mesmos em informação (por exemplo, de todas as vezes que medi a temperatura hoje, estava acima de 38º; aquela pessoa sorriu sempre que se cruzou comigo), e quando juntamos informação geramos conhecimento: a compreensão de padrões que nos permitem prever o que poderá acontecer a seguir (por exemplo, quando tenho temperatura acima dos 38º é muitas vezes sinal de uma infeção; uma pessoa que sorri tende a ser amigável).

Com a articulação de diferentes conhecimentos, a forma como somos capazes de relacionar ideias e conceitos, por exemplo para gerar novas ideias ou para ancorarmos uma memória, demonstramos e construímos inteligência—a habilidade de aplicar o conhecimento adquirido de maneira eficaz em novas situações (p. ex., tenho estado com temperatura acima dos 38º desde a manhã, vou ao médico; se não conheço ninguém, falo com a pessoa que sorriu).

Num patamar distinto e superior está a sabedoria—a capacidade de discernir ou julgar qual a melhor forma de aplicar o conhecimento e a inteligência baseados na compreensão das nuances humanas, éticas e emocionais (por exemplo, sentir-me doente e manter a cordialidade apesar de me sentir impaciente; tomar iniciativa de retribuir uma gentileza).

Se a inteligência pode ser artificial, a sabedoria é profundamente humana e não é suscetível de codificação em algoritmos ou plena aprendizagem por máquinas: ela deriva da capacidade de dar sentido às nossas experiências, de aprender com os erros, de valorizar o contexto ético e emocional.

Pensar e sentir são coisas profundamente diferentes, embora possam andar de mão dada. Os pensamentos prendem-se com o processamento de informação, a perceção e a memória; as emoções podem usar estes mesmo processos, com a grande diferença de que têm uma resposta fisiológica associada, sejam borboletas no estômago, nós na garganta, mãos que tremem, o coração que palpita, a face que ruboresce, as lágrimas que transbordam teimosamente dos olhos.

Estes processos fisiológicos, que nos podem fazer parar, também acrescentam uma dimensão às nossas vivências que está para além daquilo que as máquinas podem conseguir. A inteligência artificial pode até ser programada para reconhecer padrões de fala ou expressões faciais que são indicativos de emoções humanas, mas não “sentem” essas emoções da maneira que os humanos sentem porque são incapazes de experimentar as manifestações fisiológicas dessas emoções.

A ausência de uma experiência emocional plena cria uma fronteira que barra as máquinas de compreenderem e replicarem a complexidade da experiência humana, incluindo a sabedoria que deriva de lidarmos com as razões e emoções, que tão frequentemente chocam.

Este é o âmago de ser humano; a IA pode processar dados e criar conhecimento, pode até mimetizar certos aspetos da inteligência, mas a sabedoria, porque deriva de experiências pessoais e emocionais é exclusivamente humana.

Vivemos num tempo em que é tentador deixar que a máquina faça tudo. Ela calcula, organiza, otimiza e até prediz com uma eficácia estonteante. Mas será que isso é tudo? A sabedoria humana diz-nos que há mais na vida do que eficácia e otimização, como os valores e as emoções.

Na educação das novas gerações, no repensar das competências na vida e no trabalho, o desafio é menos ensinar o de que a máquina já sabe ou pode explorar a qualquer momento (conhecimentos puros e duros, informações várias), e mais o de cultivar o que a IA não nos pode dar (inteligência emocional, sabedoria).

Aprender a gerir o stress, desenvolver a empatia, compreender e respeitar as emoções e vivências alheias, fazer sentido das suas experiências, etc. – são as reais competências que trazem vantagem competitiva aos humanos e em que é indispensável investir cada vez mais.

A máquina faz, sim, mas não sonha, não aspira, não pondera sobre o que é moralmente correto ou emocionalmente saudável. Esta permanece uma tarefa nossa que é o que nos mantém insubstituíveis. Ao navegarmos esta nova era da inteligência artificial, é essencial que compreendermos que é na nossa humanidade que reside a impossibilidade de nos substituir – as emoções e o sonho, que é uma constante da vida.


Siga-nos no LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter e assine aqui a nossa newsletter para receber as mais recentes notícias do setor a cada semana!

Mais sobre ConhecimentoideaisInformaçãoopiniãoPessoasSabedoria
Notícia anterior

Gestão de Bar: Um MBA Executivo que começa em outubro

Notícia seguinte

Conselho Editorial RHmagazine: Conheça as competências prioritárias para os RH

Recomendamos

Transparência salarial: preparação para a Diretiva Europeia

Transparência salarial: preparação para a Diretiva Europeia

19 de Dezembro, 2025
Opinião Ricardo Sousa, Workplace Options. Bem-estar e saúde mental: uma prioridade para as empresas em Portugal

Opinião Ricardo Sousa, Workplace Options. Bem-estar e saúde mental: uma prioridade para as empresas em Portugal

12 de Dezembro, 2025
Opinião Ricardo Faustino, ISQ Academy. Aprender com propósito, crescer com consistência

Opinião Ricardo Faustino, ISQ Academy. Aprender com propósito, crescer com consistência

5 de Dezembro, 2025
ChatGPT e recursos de IA: RH em transformação

ChatGPT e recursos de IA: RH em transformação

28 de Novembro, 2025
Opinião Manuel Moutinho De Carvalho. Políticas de inovação em gestão de pessoas como propósito central na sua fidelização

Opinião Manuel Moutinho De Carvalho. Políticas de inovação em gestão de pessoas como propósito central na sua fidelização

27 de Novembro, 2025
Opinião Nuno Cordeiro, HP. Transformar o trabalho e colocar as pessoas em primeiro lugar

Opinião Nuno Cordeiro, HP. Transformar o trabalho e colocar as pessoas em primeiro lugar

24 de Novembro, 2025
VEJA MAIS
Notícia seguinte
LandingPage_Compensação_17_maio

Conselho Editorial RHmagazine: Conheça as competências prioritárias para os RH

  • MAIS POPULARES
  • ÚLTIMAS
Atualidade laboral. O luto e a licença parental

Avaliação de desempenho: ferramenta de gestão ou elemento de prova?

23 de Julho, 2026
Entrevista a Domingos Pinto. Quando os dados guiam a produção: Simoldes dá forma à fábrica digital

Entrevista a Domingos Pinto. Quando os dados guiam a produção: Simoldes dá forma à fábrica digital

22 de Julho, 2026
Carla Caracol assume liderança de RH de Engineering & Construction na Proman

Carla Caracol assume liderança de RH de Engineering & Construction na Proman

10 de Março, 2026
Transparência salarial: a sua empresa está preparada? Descarregue este guia prático (gratuito)

Transparência salarial: a sua empresa está preparada? Descarregue este guia prático (gratuito)

29 de Julho, 2026
Entrevista a José Theotónio. Check-out de talento? No Pestana, a experiência cinco estrelas começa por dentro

Entrevista a José Theotónio. Check-out de talento? No Pestana, a experiência cinco estrelas começa por dentro

29 de Julho, 2026
Afinal, o que procuram os jovens numa carreira? Este estudo deixa pistas para os DRH

Afinal, o que procuram os jovens numa carreira? Este estudo deixa pistas para os DRH

29 de Julho, 2026

Agenda de Eventos

Out 20
8:30 - 18:00

Global Talent Day 2026

Nov 3
Novembro 3 @ 8:00 - Novembro 5 @ 17:00

Conferência: Labour Law Day

Nov 4
Novembro 4 @ 8:00 - Novembro 6 @ 17:00

Conferência: Transparência Salarial

Nov 5
10:00 - 16:00

This Is Me- Associação Salvador

Nov 24
Novembro 24 @ 8:00 - Novembro 26 @ 17:00

Conferência: Total Rewards Day

Ver calendário
TODOS OS EPISÓDIOS AQUI

Passaporte

A arquitetura do futuro é híbrida e desenha-se na S+A. Entrevista a Mafalda Carvalho

Mafalda Carvalho é a nova DRH da SER – Senior Exclusive Residences

28 de Julho, 2026
Gi Group Holding Portugal anuncia nova liderança. Saiba quem sucede a Thomas Marra

Gi Group Holding Portugal anuncia nova liderança. Saiba quem sucede a Thomas Marra

15 de Julho, 2026
Há um novo líder na Multicare. Saiba quem é

Há um novo líder na Multicare. Saiba quem é

6 de Julho, 2026

Newsletter Semanal

  • 15.2k Fans
  • 3k Followers
  • 1.4k Subscribers

RHmagazine | Leia gratuitamente

Vídeos | Eventos by iiRH

https://www.youtube.com/watch?v=gaMUX4V0g_k
https://www.youtube.com/watch?v=2vJi28grd30&t=16s

assinatura da newsletter

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');