ASSINAR NEWSLETTER
Sexta-feira, Outubro 30, 2026
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • employer branding
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

Empregadores portugueses revelam intenções de contratação positivas para o último trimestre do ano

IIRH Por IIRH
22 de Fevereiro, 2018
em TENDÊNCIAS RH
0
L’Oréal Portugal lança programa de formação e empregabilidade para jovens desempregados
9
Partilhas
99
Visualizações

O ManpowerGroup Employment Outlook Survey para o quarto trimestre de 2017 revela que a contratação irá continuar a crescer, embora de forma mais moderada do que no trimestre anterior. As Pequenas empresas, os setores de Finanças, Seguros, Imobiliário e Serviços e de Comércio Grossista e Retalhista e a região Norte do país reportam as projeções mais fortes para a criação líquida de emprego no período entre outubro e dezembro.

  • A dinâmica do mercado de trabalho em Portugal irá abrandar entre outubro e dezembro, tendo os empregadores projetado uma criação líquida de emprego* de +3%;
  • Os empregadores de seis dos nove setores de atividade e das regiões em estudo antecipam uma subida do volume de contratação no decorrer do próximo trimestre;
  • Dos nove setores de atividade em estudo, a melhor projeção (+9%) é reportada a:
  • Finanças, Seguros, Imobiliário e Serviços;
  • Comércio Grossista e Retalhista;
  • Os empregadores do Norte revelam as intenções mais acentuadas de contratação na comparação regional (+5%);
  • Perspetiva-se que o volume de contratação aumente em três das quatro categorias de dimensão de empresa durante o último trimestre de 2017, com destaque para as Pequenas empresas (+8%).
Tendência de emprego – 4º trimestre 2017

O ManpowerGroup Employment Outlook Survey para o quarto trimestre de 2017 foi realizado com base num inquérito a uma amostra representativa de 625 empregadores em Portugal, que revelam intenções de contratação moderadas para o quarto trimestre de 2017. Sendo que 9% preveem um aumento, 6% antecipam uma redução e 82% consideram que não haverá alterações nos níveis de contratação. A projeção para a criação líquida de emprego situa-se nos 3%.

Os empregadores de seis dos nove setores de atividade em estudo antecipam uma subida do volume de contratação no decorrer do próximo trimestre. As perspetivas mais favoráveis são reportadas no setor de Finanças, Seguros, Imobiliário e Serviços e no setor de Comércio Grossista e Retalhista, ambos com uma projeção para a criação líquida de emprego de 9%. O setor de Indústria prevê índices de contratação positivos em 5%, enquanto a projeção dos setores Público e de Transportes, Logística e Comunicações é de 4%. Por outro lado, o setor de Restauração e Hotelaria projeta um decréscimo de 4%.

Na comparação com o trimestre anterior, as perspetivas de contratação decrescem em oito dos nove setores de atividade. Um decréscimo acentuado de 33 pontos percentuais é previsto pelo setor de Restauração e Hotelaria, sendo que também a projeção para o setor de Finanças, Seguros, Imobiliário e Serviços recua 14 pontos percentuais. As intenções de contratação diminuem também, 10 pontos percentuais, tanto no setor de Transportes, Logística e Comunicações como no setor de Comércio Grossista e Retalhista, e seis pontos percentuais, nos setores de Agricultura, Florestas e Pescas, Construção e Público. No setor de Indústria as perspetivas de contratação mantêm-se relativamente estáveis.

“Os resultados do ManpowerGroup Employment Outlook Survey para o quarto trimestre de 2017, espelham a sazonalidade da economia em Portugal. Após os meses de verão, muito marcados por um aumento do consumo e estimulado pela indústria hoteleira, assistimos a uma projeção de criação líquida de emprego na ordem dos 3%.

Este resultado representa um decréscimo de 9% face ao trimestre anterior e representa igualmente a estabilidade da economia Portuguesa quando comparado com o período homólogo do ano passado. Os setores de Finanças, Seguros, Imobiliário e Serviços, de Comércio Grossista e Retalhista e de Indústria, serão os principais criadores de emprego no trimestre entre outubro e dezembro.

A contração da taxa de desemprego está a contribuir para que as intenções de contratação diminuam.

As organizações procuram contratar apenas talentos com as competências certas e capazes de acrescentar valor sob a forma de aumentos de produtividade. O desafio para o setor dos Recursos Humanos, consiste em ter capacidades que permitam identificar essas competências e mapear o Talento disponível, de maneira a garantir o sucesso dos processos de recrutamento” refere Nuno Gameiro, Country Manager da ManpowerGroup Portugal.

Os empregadores das três regiões em estudo esperam níveis de contratação positivos durante o período entre outubro e dezembro deste ano. A previsão de contratação mais acentuada assinala-se no Norte, onde os empregadores reportam uma projeção de criação líquida de emprego de 5%. Na região Centro é prevista uma pequena subida, na ordem dos 4% e na região Sul projeta-se uma alteração muito cautelosa, embora favorável, de 1%.

As intenções de contratação recuam nas três regiões, face ao trimestre anterior, assinalando-se particularmente o recuo de 20 pontos percentuais na região Sul. No Centro a previsão decresce sete pontos percentuais e no Norte cinco pontos percentuais.

Perspetiva-se que o volume de contratação aumente em três das quatro categorias referidas durante o último trimestre de 2017. As projeções para a criação líquida de emprego apontam para um crescimento maior, de 8%, nas Pequenas empresas e um crescimento de 6% e 3%, respetivamente nas Médias e nas Grandes empresas. As Microempresas não projetam alterações na contratação prevendo 0% de criação líquida de emprego.

Intenção de contratar em 42 países

As conclusões apontam para que, em 42 dos 43 países participantes, a contratação prossiga em terreno positivo neste quarto trimestre. Apenas os empregadores na Suíça não preveem alterações na criação líquida de emprego.

Como resultado, pela primeira vez desde o segundo trimestre de 2008 e após a recessão global que vivemos não são reportadas projeções negativas em nenhum dos 43 países incluídos neste estudo. Face ao trimestre anterior, as projeções melhoram em 23 dos 43 países, decrescem em 13 e mantêm-se inalteradas em sete.

Quando comparadas com o último trimestre de 2016, as perspetivas de contratação são reforçadas em 25 dos 43 países, diminuem em 15 e mantêm-se inalteradas em três. Globalmente, as melhores projeções são reportadas pelos empregadores de Japão (+23%), Taiwan (+22%), Costa Rica (+19%), Índia (+19%) e Hungria (+18%). Por oposição, as projeções menos animadoras para o quarto trimestre de 2017 chegam-nos de Suíça (0%), Brasil (+1%) e República Checa (+1%).

Na região EMEA, a projeção dos empregadores para a criação líquida de emprego é positiva em 24 dos 25 países inquiridos, apenas na Suíça os empregadores não projetam crescimento. Em comparação com o trimestre anterior, preveem-se melhorias em 13 países e um enfraquecimento em nove, com três países a não preverem alterações. Face ao quarto trimestre de 2016, perspetivam-se aumentos em 15 países e reduções em oito, sendo que dois países não preveem alterações de contratação. Os empregadores mais otimistas para este período entre outubro e dezembro estão na Hungria, pelo segundo trimestre consecutivo e as perspetivas mais fracas de contratação são reveladas pelos empregadores da Suíça.

Os dados completos de cada um dos 43 países e territórios incluídos no inquérito do quarto trimestre de 2017, bem como as comparações regionais e globais, podem ser consultados na íntegra em www.manpowergroup.com/meos . Os resultados do próximo inquérito serão divulgados a 12 de dezembro de 2017 e revelarão as perspetivas do mercado de trabalho para o primeiro trimestre de 2018.

* A projeção para a criação líquida de emprego resulta da diferença entre a percentagem de empregadores que planeia aumentar a sua força de trabalho e a percentagem de empregadores que planeia reduzi-la.
** Salvo indicação em contrário, a projeção para a criação líquida de emprego de países e territórios com, pelo menos, 17 trimestres de dados acumulados, é apresentada com os dados ajustados sazonalmente. Os ajustes sazonais aplicam-se aos dados de todos os países participantes, exceto a Portugal, no qual os dados serão ajustados sazonalmente assim que o histórico o permita. O método de ajuste sazonal de dados TRAMO-SEATS é adotado pela ManpowerGroup desde o segundo trimestre de 2008.
 [posts title=’Mais noticias do seu interesse’ layout=’small-grid’][/posts]
Mais sobre ContrataçãocontratarEmpresasestudoManpowerManpowerGroup Employment Outlook SurveyMercado de trabalhorecrutamento
Notícia anterior

Quer conhecer os oradores da Conferência anual da RH magazine? Veja aqui e inscreva-se!

Notícia seguinte

H&M lança programa de desenvolvimento de liderança em retail

Recomendamos

Longevidade: há vida profissional depois dos 50. E as empresas, estão preparadas?

As empresas preocupam-se com o talento de amanhã. E quem prepara a reforma do talento de hoje?

28 de Outubro, 2026
Portugal é campeão europeu a valorizar benefícios. Mas há um problema que as empresas não podem ignorar

Portugal é campeão europeu a valorizar benefícios. Mas há um problema que as empresas não podem ignorar

28 de Outubro, 2026
De que serve oferecer um benefício se os trabalhadores não o querem utilizar?

De que serve oferecer um benefício se os trabalhadores não o querem utilizar?

27 de Outubro, 2026
Há dois tipos de profissionais a ganhar terreno nos RH. Em qual deles se encaixa?

Há dois tipos de profissionais a ganhar terreno nos RH. Em qual deles se encaixa?

23 de Outubro, 2026
Mercado de escritórios em risco com a IA? Lisboa prova que não é bem assim

Despedir hoje para poupar amanhã? A IA pode trocar as voltas às empresas

23 de Outubro, 2026
Emprego cresce ao ritmo mais baixo dos últimos três anos. Saiba que setor continua a construir oportunidades

Emprego cresce ao ritmo mais baixo dos últimos três anos. Saiba que setor continua a construir oportunidades

23 de Outubro, 2026
VEJA MAIS
Notícia seguinte
Pessoas

H&M lança programa de desenvolvimento de liderança em retail

  • MAIS POPULARES
  • ÚLTIMAS
Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

26 de Outubro, 2026
Estes foram os seis temas críticos que fizeram cair o acordo da reforma laboral

O salário mínimo vai subir em 2027. Saiba quais os três valores em cima da mesa

12 de Outubro, 2026
Coverflex prevê subida nos custos dos seguros de saúde das empresas em Portugal

O seu salário líquido vai aumentar em novembro. Simule aqui quanto vai receber a mais com a descida de 50% do IRS

21 de Outubro, 2026
As mulheres podem ganhar o mesmo e chegar à reforma com menos? As reflexões que marcaram o pequeno-almoço Doutor Finanças/RHmagazine

As mulheres podem ganhar o mesmo e chegar à reforma com menos? As reflexões que marcaram o pequeno-almoço Doutor Finanças/RHmagazine

29 de Outubro, 2026
Entrevista a Margarida Filipe (Jungheinrich Portugal) – “Continua por descobrir a diversidade de oportunidades que oferecemos”

Entrevista a Margarida Filipe (Jungheinrich Portugal) – “Continua por descobrir a diversidade de oportunidades que oferecemos”

28 de Outubro, 2026
Turnos, confiança e compromisso: uma nova prioridade para as empresas

Turnos, confiança e compromisso: uma nova prioridade para as empresas

28 de Outubro, 2026

Agenda de Eventos

Nov 3
Novembro 3 @ 8:00 - Novembro 5 @ 17:00

Conferência: Labour Law Day

Nov 4
Novembro 4 @ 8:00 - Novembro 6 @ 17:00

Conferência: Transparência Salarial

Nov 4
10:00 - 16:00

This Is Me- Associação Salvador

Nov 24
Novembro 24 @ 8:00 - Novembro 26 @ 17:00

Conferência: People Analytics Day

Ver calendário
TODOS OS EPISÓDIOS AQUI

Passaporte

Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

26 de Outubro, 2026
Entrou na Eurofirms em 2017 e agora vai liderar a operação em Portugal. Conheça Lucília Queirós

Entrou na Eurofirms em 2017 e agora vai liderar a operação em Portugal. Conheça Lucília Queirós

21 de Outubro, 2026
Da Academia Montepio à Federação Portuguesa de Futebol. O novo desafio de Lurdes Romeiro Serrão

Da Academia Montepio à Federação Portuguesa de Futebol. O novo desafio de Lurdes Romeiro Serrão

13 de Outubro, 2026

Newsletter Semanal

  • 15.2k Fans
  • 3k Followers
  • 1.4k Subscribers

RHmagazine | Leia gratuitamente

Vídeos | Eventos by iiRH

https://www.youtube.com/watch?v=gaMUX4V0g_k
https://www.youtube.com/watch?v=2vJi28grd30&t=16s

assinatura da newsletter

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • employer branding
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');