Sílvia Melo Gomes
Senior manager da Msearch
A realidade é que não é assim tão fácil, contudo existem formas que podem ajudar a uma integração no mercado de trabalho, que eventualmente pode não ter experimentado. Desta forma, propomos algumas estratégias que pode explorar.
Rever sucessos e estabelecer objetivos
Antes de começar a pesquisa ativa, devemos parar para rever os sucessos alcançados. Será o momento em que vai refletir “mentalmente” sobre as suas conquistas, sobre os aspetos/competências que se destacam, sejam eles: reorganizar uma equipa, conquista de quota de mercado, reengenharia de processos, redução de custos, otimização de procedimento… Estes elementos farão parte das futuras entrevistas. Após esta reflexão, será questionado sobre as suas motivações profissionais, qual o setor ou atividades em que gostaria de trabalhar, questões como o horário de trabalho, localização, uma área internacional ou o pacote salarial. Definir critérios para uma melhor pesquisa de futuras oportunidades, direcionando a sua procura com maior grau de eficiência para garantir uma rápida resposta. Aliado a isso, após esta reflexão, pode detetar lacunas dado que o mercado está em constante transformação e que podem ser colmatadas com formação. Será o momento de avaliar eventuais conteúdos e investir no seu próprio crescimento intelectual.
Promover o CV
A verdade é que o CV espelha o nosso percurso profissional. E, por vezes, é um desafio ser sintético e ao mesmo tempo descrever toda a nossa experiência profissional. Ficamos sempre com a sensação de que ainda temos tanta coisa por dizer. E sim, é verdade. Mas o CV é o nosso cartão de visita, e deve ser “trabalhado” de forma criativa, estruturado e organizado, de forma a transmitir as ideias corretas que nos descrevam como profissionais que somos. Porque neste momento o que precisamos é de “chamar à atenção”! Destaque os seus sucessos com um breve resumo executivo, valorize as competências e as experiências relevantes, evite que seja extenso e seja cuidadoso e seletivo na informação a transmitir.
Redes e networking
O LinkedIn é uma ferramenta de rede profissional fundamental para quem está à procura de um novo desafio profissional. São muitas as empresas que publicam diretamente as suas ofertas, bem como recorrem a esta “base de dados” para pesquisarem perfis. À semelhança do CV, o seu perfil de LinkedIn deverá estar atualizado, atrativo e cuidado, bem como deve destacar os seus sucessos/concretizações profissionais. Caso tenha possibilidade, às suas antigas chefias/colegas/clientes peça recomendações, onde podem escrever um pouco sobre si e promovam o seu profissionalismo. Em paralelo, promova a sua rede de contactos, estabeleça ligações pertinentes com profissionais que possibilitem uma proximidade com os seus objetivos. É o momento em que se deve expor como profissional e, como tal, também pode participar na publicação de artigos, nomeadamente em grupos.
Pesquise sobre eventos do setor, que lhe permitam estar presente com os atuais profissionais da área, promovendo um contacto imediato. Alguns deles são decisores nas empresas, potenciando assim a sua experiência numa breve conversa por forma a perceber se atualmente estão a reforçar a equipa.
Preparar-se para a entrevista
É o tão desejado momento, em que tem alguém que gostou do seu CV e quer entrevistá-lo. É o momento de preparar a entrevista. Deverá estruturar a apresentação do seu percurso profissional de forma cuidada, organizada e com clareza. Lembre-se de referir exemplos concretos de concretizações ou mesmo dificuldades e como conseguiu superá-las. Pense em eventuais questões e prepare as suas respostas, bem como estude a empresa para a qual vai ter uma entrevista. O entrevistador vai valorizar a informação que tem sobre a sua empresa, de modo a demonstrar o interesse no projeto que respondeu com a sua candidatura. É certo que para quem está desempregado é um momento difícil de gerir, mas deve transmitir uma atitude positiva e que tem objetivos futuros.
Follow-up dos contactos
Após o envio de contactos e entrevistas realizadas, deve procurar obter feedback das mesmas. É importante entender o motivo pelo qual não passa para uma próxima fase e desenvolver novas estratégias para concretizar os seus objetivos. Acima de tudo, não desanime e mantenha a resiliência emocional para não desistir e acredite em si!