O Programa Incorpora intermediou a contratação de 1.746 pessoas em situação de vulnerabilidade em Portugal, ao longo de 2024. Este impacto foi alcançado graças à participação de 906 empresas comprometidas com a responsabilidade social e a inclusão laboral.
Mesmo num contexto de recuperação económica, com níveis recorde de emprego, o acesso ao mercado de trabalho permanece desigual. Diversos grupos enfrentam barreiras significativas, sejam elas socioeconómicas, culturais, de saúde, idade, deficiência ou falta de formação.
Para derrubar estas barreiras visíveis e invisíveis, que dificultam o acesso ao emprego de pessoas em situação, ou risco, de exclusão social, a Fundação ”la Caixa” promove em Portugal, desde 2018, o Programa Incorpora, que atua para superar estas dificuldades, promovendo a integração social e laboral dessas pessoas.
Uma abordagem personalizada para transformar vidas
O Incorpora baseia-se na colaboração de 52 entidades sociais em Portugal, que trabalham em rede com 107 técnicos especializados em orientação e prospeção laboral. Estes profissionais desenvolvem itinerários personalizados que reconhecem o potencial de cada indivíduo, incentivando a sua autonomia e participação ativa no mercado de trabalho.
As empresas participantes não só criam oportunidades de emprego para pessoas em situação de vulnerabilidade, como também promovem ambientes mais diversos e inclusivos. Desta forma, reforçam o seu papel como agentes de transformação social, contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 8 e 10, relacionados com trabalho digno, crescimento económico e redução de desigualdades.
Marc Simón, Subdiretor Geral da Fundação “la Caixa”, destacou: “O Programa Incorpora baseia-se no estabelecimento de alianças entre as entidades sociais e o setor empresarial, sensibilizando para a importância da diversidade e incentivando a integração social e laboral. Este modelo transforma territórios e impacta vidas”.
Resultados concretos e setores de impacto
Graças a este modelo de colaboração em rede, foram efetuadas 1.746 novas contratações em 2024, que representam não só uma porta de entrada no mundo do trabalho, mas também uma nova oportunidade para transformar a vida destas pessoas em situação de vulnerabilidade.
Setores como hotelaria, restauração, comércio, construção civil, serviços de limpeza, jardinagem e os serviços de apoio social foram essenciais para concretizar estas oportunidades, que envolveram um total de 906 empresas de norte a sul do país.
Um destaque do Programa Incorpora é o projeto ReIncorpora, destinado a pessoas que passaram por estabelecimentos prisionais, para os ajudar a melhorar as suas competências, reforçar os seus valores, confiança e motivação e melhorar as suas habilidades pessoais e profissionais. Por esta razão, a Fundação ”la Caixa”, em parceria com a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, colocou em marcha este projeto.
Através de itinerários personalizados que reforçam competências, confiança e motivação, o projeto tem como objetivo oferecer às pessoas privadas de liberdade, a oportunidade de construir um futuro diferente, desde logo pela sua reintegração social e laboral.
Após um projeto-piloto, em 2023, em quatro estabelecimentos prisionais na Área Metropolitana de Lisboa, que recebeu uma avaliação muito positiva, a iniciativa foi ampliada, em 2024, para três estabelecimentos prisionais do distrito do Porto. Como resultado, 36 pessoas que estiveram privadas de liberdade já foram integradas no mercado de trabalho ao longo do ano, graças ao ReIncorpora.
Mais de 9.500 vidas transformadas desde 2018
O Programa Incorpora da Fundação ”la Caixa” tem como principal objetivo promover a inclusão laboral das pessoas em risco de exclusão social. Desde o seu lançamento em 2018 em Portugal, mais de 9.500 pessoas em situação de vulnerabilidade encontraram emprego, através do Incorpora.
Isto foi possível graças à colaboração de 52 entidades sociais e mais de 3.100 empresas socialmente responsáveis de diferentes setores. Este modelo de parceria reafirma o compromisso do Programa Incorpora da Fundação “la Caixa” com a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e solidária.
Aproveite e leia já as últimas edições da RHmagazine AQUI