ASSINAR NEWSLETTER
Quinta-feira, Julho 30, 2026
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

Motivação dos Trabalhadores: Conciliar a vida pessoal e a profissional supera o salário

Pela primeira vez, o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional supera o salário, no que toca ao fator principal para a escolha de um emprego, segundo a Randstad.

IIRH Por IIRH
30 de Janeiro, 2025
em MERCADO RH, TENDÊNCIAS RH
0
Motivação dos Trabalhadores: Conciliar a vida pessoal e a profissional supera o salário
25
Partilhas
279
Visualizações

O equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional tornou-se a principal prioridade para os trabalhadores portugueses: 91% dos trabalhadores em Portugal prioriza esta gestão equilibrada, no momento de decidir onde trabalhar, ultrapassando a preponderância do salário pela primeira vez em 22 anos de realização do Workmonitor da Randstad e superando a tendência global (83%).

A remuneração e a segurança no emprego surgem em segundo lugar (90%) nos fatores decisivos para os trabalhadores portugueses na altura de escolher um trabalho. O estudo desenvolvido pela Randstad Research mostra, ainda, que a flexibilidade no emprego também assume um papel relevante nas preferências dos trabalhadores portugueses, com 24% dos inquiridos a afirmar que abandonariam um emprego, caso este não oferecesse flexibilidade suficiente.

Para além disso, 42% não aceitaria um emprego sem flexibilidade no horário de trabalho, enquanto 36% rejeitaria ofertas que não permitissem flexibilidade no local de trabalho, como a possibilidade de trabalhar a partir de casa.

No mesmo sentido, a análise revela, ainda, que 46% dos inquiridos em Portugal afirma que deixariam um trabalho no qual não encontrassem um sentimento de pertença e que não se importariam de ganhar menos dinheiro se tivessem bons amigos no trabalho (25%), se o trabalho contribuísse mais para a sua vida social (29%), ou se sentissem que o seu trabalho estava a contribuir de alguma forma para a sociedade/o mundo (31%).

O desenvolvimento de competências enquanto fator decisivo para atrair e reter talentos é outra das conclusões evidenciada pelo Workmonitor 2025. A falta de oportunidades para desenvolver competências e progredir na carreira levaria 41% dos inquiridos em Portugal a recusar um emprego, ou mesmo a demitir-se (29%).

Os resultados do Workmonitor da Randstad baseiam-se em entrevistas a mais de 26.000 pessoas com idades entre os 18 e 67 anos, conduzidas em 35 países da Europa, Ásia-Pacífico e Américas, incluindo Portugal, entre 7 de outubro e 6 de novembro de 2024.

 

Sentimento de pertença e valores corporativos

Quando analisamos as tendências globais, o sentimento de pertença continua a ser vital para o bem-estar e a retenção de talento, com 55% dos inquiridos a admitir que deixariam o emprego, se não se sentissem parte da empresa, tal como a flexibilidade, com 47% dos trabalhadores a afirmar que não aceitariam um emprego sem flexibilidade no horário de trabalho e 39% a valorizar a possibilidade de escolher o local onde trabalham, uma tendência mais forte entre as gerações mais jovens, Z e Millennials.

Já o alinhamento de valores entre trabalhadores e empresas ganha relevância crescente: 48% dos trabalhadores, globalmente, não aceitaria trabalhar para empresas cujos valores sociais, ou ambientais, não estejam alinhados com os seus, um aumento significativo face aos anos anteriores e uma tendência que destaca a importância da responsabilidade social corporativa para atrair talentos.

A formação em competências para o futuro é, também, essencial para a retenção de talentos, com 41% dos trabalhadores a afirmar que deixariam um emprego sem oportunidades de formação e desenvolvimento, com destaque para a procura por competências tecnológicas, como a inteligência artificial (IA). A formação em IA é, aliás, a mais procurada globalmente, sendo mencionada por 40% dos inquiridos como prioridade.

A formação em competências para o futuro é, também, essencial para a retenção de talentos

A edição deste ano permite, ainda, uma comparação entre quatro gerações que coexistem, hoje, no mercado de trabalho global. Enquanto Gen Z e Millennials priorizam o bem-estar, a flexibilidade e valores alinhados com os seus princípios pessoais e sociais, as gerações mais velhas (Gen X e Baby Boomers) valorizam a estabilidade, a remuneração e a segurança no emprego, refletindo uma abordagem mais conservadora e orientada para a estabilidade a longo prazo.

Isabel Roseiro, Diretora de Marketing da Randstad, referiu: “O mercado laboral está, de facto, a mudar – isto não é novo, mas temos cada vez mais dados que nos mostram que a remuneração, apesar de ainda assumir um peso relevante, já não é um fator único a ser considerado na escolha de um emprego.”

“Hoje, trabalhadores por todo o mundo, inclusive em Portugal, valorizam, em primeiro lugar, um emprego que lhes garanta equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional, flexibilidade de horários e de local de trabalho e, ainda, uma empresa da qual sintam fazer parte. Reter talento é, por isso, um desafio cada vez mais interessante e complexo para as empresas”, concluiu.


Aproveite e leia já as últimas edições da RHmagazine AQUI

Mais sobre empregoestudoMercadoPessoasPortugalRandstadRHtrabalhar
Notícia anterior

Desemprego Jovem em Portugal: O papel dos profissionais de RH na redução dos números

Notícia seguinte

Mais de 1.700 postos de trabalho criados pelo Programa Incorpora da Fundação ”la Caixa”

Recomendamos

O mercado de trabalho acaba de dar um sinal que não se via desde 2011

O mercado de trabalho acaba de dar um sinal que não se via desde 2011

30 de Julho, 2026
Afinal, o que procuram os jovens numa carreira? Este estudo deixa pistas para os DRH

Afinal, o que procuram os jovens numa carreira? Este estudo deixa pistas para os DRH

29 de Julho, 2026
Desemprego trava nos 5,8% e mercado de trabalho resiste – mas há sinais que não podem ser ignorados

A IA está a mudar o trabalho. Mas não como muitos temiam

23 de Julho, 2026
Porque é que o assédio no trabalho raramente acaba em sanção em Portugal?

ACT recebeu quase 3500 denúncias de assédio em 2025. Poucas deram origem a sanções

23 de Julho, 2026
Pacto de não concorrência. Das regras aos limites, o que diz o Código do Trabalho

Há profissionais que continuam a valer ouro, mesmo com as empresas a contratar menos. Falamos de si?

22 de Julho, 2026
Taxa de desemprego encolhe para 5,9% no 2.º trimestre do ano

Há um sinal no mercado de trabalho que se repete há cinco meses

21 de Julho, 2026
VEJA MAIS
Notícia seguinte
Mais de 1.700 postos de trabalho criados pelo Programa Incorpora da Fundação ”la Caixa”

Mais de 1.700 postos de trabalho criados pelo Programa Incorpora da Fundação ”la Caixa”

  • MAIS POPULARES
  • ÚLTIMAS
Já disponíveis as tabelas de retenção de IRS para 2026. Veja aqui!

Já disponíveis as tabelas de retenção de IRS para 2026. Veja aqui!

6 de Janeiro, 2026
Academias de formação: da visão à transformação

Academias de formação: da visão à transformação

11 de Março, 2026
Carla Caracol assume liderança de RH de Engineering & Construction na Proman

Carla Caracol assume liderança de RH de Engineering & Construction na Proman

10 de Março, 2026
Tem uma proposta de emprego em vista? Nova funcionalidade da Coverflex quer garantir que não lhe escapa nenhum detalhe

Tem uma proposta de emprego em vista? Nova funcionalidade da Coverflex quer garantir que não lhe escapa nenhum detalhe

30 de Julho, 2026
Novo ciclo no ISEG. Mário Caldeira assume presidência até 2030

Novo ciclo no ISEG. Mário Caldeira assume presidência até 2030

30 de Julho, 2026
O mercado de trabalho acaba de dar um sinal que não se via desde 2011

O mercado de trabalho acaba de dar um sinal que não se via desde 2011

30 de Julho, 2026

Agenda de Eventos

Out 20
8:30 - 18:00

Global Talent Day 2026

Nov 3
Novembro 3 @ 8:00 - Novembro 5 @ 17:00

Conferência: Labour Law Day

Nov 4
Novembro 4 @ 8:00 - Novembro 6 @ 17:00

Conferência: Transparência Salarial

Nov 5
10:00 - 16:00

This Is Me- Associação Salvador

Nov 24
Novembro 24 @ 8:00 - Novembro 26 @ 17:00

Conferência: Total Rewards Day

Ver calendário
TODOS OS EPISÓDIOS AQUI

Passaporte

Novo ciclo no ISEG. Mário Caldeira assume presidência até 2030

Novo ciclo no ISEG. Mário Caldeira assume presidência até 2030

30 de Julho, 2026
A arquitetura do futuro é híbrida e desenha-se na S+A. Entrevista a Mafalda Carvalho

Mafalda Carvalho é a nova DRH da SER – Senior Exclusive Residences

28 de Julho, 2026
Gi Group Holding Portugal anuncia nova liderança. Saiba quem sucede a Thomas Marra

Gi Group Holding Portugal anuncia nova liderança. Saiba quem sucede a Thomas Marra

15 de Julho, 2026

Newsletter Semanal

  • 15.2k Fans
  • 3k Followers
  • 1.4k Subscribers

RHmagazine | Leia gratuitamente

Vídeos | Eventos by iiRH

https://www.youtube.com/watch?v=gaMUX4V0g_k
https://www.youtube.com/watch?v=2vJi28grd30&t=16s

assinatura da newsletter

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');