Maria Roman, Diretora-Geral de Recursos Humanos do Lidl Portugal
Quais os desafios que o Covid-19 trouxe à organização?
No âmbito do Covid-19, o Lidl registou um forte aumento na afluência às suas lojas, bem como um crescimento no volume de compras em diversas categorias, tendo como resultado uma intensificação do volume de trabalho para os seus colaboradores. Paralelamente, o vírus conduziu à necessidade de proteção de grupos de risco – dispensámos, logo de início, todas as grávidas das suas funções, assim como colaboradores em situação de risco que optassem individualmente por fazê-lo, com direito a remuneração – e levou a que alguns colaboradores necessitassem de prestar assistência familiar, sobretudo com o fecho das escolas. Nos escritórios, optámos pelo trabalho remoto, para todos os que têm possibilidade de o fazer, em linha com as indicações do Governo.
A segurança dos nossos colaboradores é uma prioridade e desafio constantes, para o qual temos unido todos os esforços em resposta, criando um conjunto de medidas para a sua proteção individual e coletiva, tais como: disponibilização de viseiras para proteção do rosto, proteção acrílica nas caixas de pagamento, colocação de gel desinfetante em todas as linhas de caixa, entre outros.
Esta crise trouxe algumas oportunidades de emprego no caso do Lidl. Como estão a decorrer os processos de recrutamento em curso?
O Lidl Portugal iniciou recentemente uma campanha de recrutamento, prevendo a contratação de 500 colaboradores, em resposta às necessidades das 258 lojas e quatro entrepostos nacionais. Estas necessidades são resultado do aumento pontual da procura, mas também da necessidade de assistência à família de alguns colaboradores e do facto de os colaboradores em grupos de risco estarem, desde um primeiro momento, em casa, com direito a remuneração. Estas contratações vão igualmente permitir responder aos desenvolvimentos futuros nas nossas lojas e entrepostos. Por fim, acreditamos que este recrutamento contribua para salvaguardar a economia, numa altura em que muitas empresas têm fechado.
O número de respostas à nossa campanha superou as expectativas: em apenas cinco dias registámos cerca de 12 mil candidaturas. Estes resultados são para nós muito importantes, pois demonstram a disponibilidade de entreajuda dos portugueses, revelando que juntos somos capazes de ultrapassar as dificuldades.
Como é garantida a segurança dos profissionais que trabalham nas lojas e entrepostos?
A segurança e bem-estar dos colaboradores é uma prioridade para o Lidl Portugal, que tem seguido e continuará a seguir as indicações das autoridades.
Como referido acima, num primeiro momento, dispensámos todas as grávidas das suas funções, assim como colaboradores em situação de risco que optassem individualmente por fazê-lo.
Para além disso, implementámos um conjunto de medidas, entre as quais:
1. A instalação de uma proteção em acrílico nas caixas de pagamento, reduzindo o contacto físico;
2. A disponibilização de viseiras para maior proteção do rosto dos colaboradores;
3. A colocação de marcas no chão, assinalando a distância de segurança, na linha de caixa;
4. Colocação de gel desinfetante em todas as linhas de caixa;
5. Reforço da limpeza e higienização das nossas lojas;
6. Disponibilização de um kit pessoal de higienização composto por gel desinfetante pessoal e álcool etílico a todo os nossos colaboradores – adicionalmente os colaboradores de loja têm creme de mãos e detergente de roupa para ajudar no reforço da higienização.
Especificamente nos entrepostos, reorganizámos as equipas para desfasar os horários de funcionamento dos mesmos e, entre cada turno, todos os equipamentos e espaços comuns são desinfetados, tendo para isso sido reforçadas as equipas de limpeza.
Uma vez que o conhecimento é crítico neste tema, criámos também um microsite interno com toda a informação útil e importante sobre o tema – informação esta também disponível na app móvel acessível a todos os colaboradores – e alargámos o horário da nossa Linha do Colaborador – de 2ª feira a domingo, entre as 08h e as 21h – para esclarecimento adicional de dúvidas ou questões.
Como tentam manter os colaboradores motivados?
Para garantir a motivação dos colaboradores é importante destacar o papel das chefias, que em tempos de incerteza desempenham um papel ainda mais importante. Temos plena confiança nas suas competências e, num momento como este, a sua capacidade de resposta tem sido espetacular, espelhando os seus valores.
Adicionalmente a comunicação interna, utilizando canais como a intranet ou a APP, tem procurado garantir uma correta divulgação da informação entre todos, assim como o esclarecimento de dúvidas. Trabalhar com equipas deslocalizadas é um desafio ao qual estamos habituados, uma vez que temos colaboradores de norte a sul do país.
O Lidl Portugal agradece profundamente a todos os colaboradores e respetivas famílias, fornecedores, transportadores e motoristas que têm trabalhado arduamente para possibilitar o acesso a bens alimentares e, consequentemente o bem-estar social. Fazemos questão de o expressar e afirmar nas nossas plataformas e canais de comunicação, para que nunca fique esquecido. Estamos conscientes da dedicação e esforços acrescidos que esta fase implica e acreditamos que juntos podemos ultrapassar esta dificuldade.