Centrada em disponibilizar soluções de benefícios extrassalariais, a Sodexo opera em 53 países e está em Portugal desde 2015. Nelson Lopes, o seu CEO, fala-nos do grande progresso no setor e de como 2023 representa um ano especial para a empresa que dirige.
A área da compensação nas empresas vem assumindo um muito maior destaque. Como tem sentido esta tendência, na Sodexo?
Temos, sobretudo, assistido a uma rutura extrema com a forma como se pensava e construía soluções de benefícios extrassalariais até aos dias de hoje. A diversificação e originalidade da proposta de valor dos benefícios como mecanismo de envolvimento e aproximação num regime “híbrido” de trabalho (cada vez mais remoto, cada vez mais em busca da personalização) é fundamental para as empresas.
Os modelos tradicionais utilizados eram assentes em sacrifício salarial; os benefícios flexíveis estão esgotados, não dão resposta, e na verdade não podem ser considerados compensação que vai para além do salário, porque não vão, já que integram o salário.
Constatamos, pois, que existe uma ideia preconcebida sobre pacote de benefícios ainda convencional. Por exemplo, é associado, na sua maioria, a seguro saúde, refeição, carro e outros do género, e esta ideia está ultrapassada.
Temos de ser capazes de mudar o mindset de toda a gente, empresas e colaboradores. A compensação não pode ser um sacrifício salarial, tem de ser um benefício extrassalarial.
Qual o balanço da atividade nestes últimos anos e que estratégia tem para os próximos? Qual o vosso maior desafio atualmente?
A nossa atividade tem vindo a crescer, quer em número de clientes quer em faturação (11 mil clientes, 200 mil cartões refeição).
A Sodexo aposta fortemente no componente “serviço”, tendo recentemente sido reconhecida no mercado como Prémio Escolha dos Profissionais 2023.
No entanto, acreditamos que o maior desafio é fazer diferente do que fizemos até agora. A evolução do mercado foi tão rápida, que sentimos a necessidade de reavaliar se o caminho era dar seguimento à estratégia definida ou adaptá-la, uma vez que não era possível acompanhar a necessidade do mercado, mantendo o mesmo ritmo e as mesmas soluções. E porquê? Porque o paradigma do setor dos benefícios extrassalariais tem vindo a alterar-se significativamente nos últimos anos, com a entrada de novos concorrentes e de novas exigências por parte do mercado. Portanto, o desafio passa por mudar para ser melhor, diferente e disruptivo.
Que novidades podemos esperar da Sodexo para 2023? O que vão apresentar ao mercado?
2023 é um ano de renovação para a Sodexo. Uma nova etapa, com inúmeros desafios, na qual esperamos dar uma resposta mais adequada às novas tendências e necessidades do mercado de benefícios extrassalariais. Aprendemos muito com os nossos clientes, parceiros e consumidores, chegou a hora de devolvermos através da criação de mais valor.
Uma transformação que irá para lá do que é visível. Além de novos produtos e serviços, queremos igualmente enriquecer a organização com mais talento e competências, ferramentas inovadoras e formas inovadoras de trabalhar. O mercado reconhece-nos como a melhor empresa há seis anos consecutivos, e se por um lado isso nos enche de orgulho, por outro lado desafia-nos a ir ainda mais longe.
Temos sido pioneiros em muitas matérias: MB Way, 1º cartão refeição a integrar app móvel, comércio eletrónico ou parcerias com plataformas de entregas de refeições. Todo este percurso gera um compromisso forte para com quem está do outro lado e o mercado aguarda ansiosamente pela próxima inovação da Sodexo.
Entrevista publicada na edição 144 da RHmagazine, referente aos meses de janeiro e fevereiro 2023