A Nutrium, startup portuguesa que desenvolveu um programa de alimentação saudável para empresas do segmento corporativo – o “Nutrium Care” -, anunciou a contratação de um “Chief Operating Officer” (COO), que acaba de inaugurar o cargo e entrar em funções.
João Barros vai usar a experiência que adquiriu em gigantes como a Google, a Amazon e a Farfetch – enquanto líder de operações – para encabeçar a expansão internacional daquele programa de saúde da tecnológica de Braga. Em concreto, o novo COO vai iniciar por coordenar a estratégia de lançamento e consolidação do Nutrium Care em Espanha e no Brasil, numa altura em que o projeto já conquistou empresas nacionais como a Vodafone, a AGEAS, ou a Randstad.
Formado inicialmente em Engenharia Informática, João Barros começou o percurso profissional em Portugal como consultor e gestor de projetos na Novabase. A carreira na área de Operações, particularmente, iniciou depois de completar um MBA no Instituto Europeu de Administração de Empresas (INSEAD).
A primeira experiência no setor deu-se no Reino Unido, na Amazon, onde João ficou responsável pela logística e pelo lançamento e gestão operacional da Amazon Prime Now. Depois desta função inicial, integrou a Google, também no Reino Unido, como responsável pelas equipas globais de suporte a produtos de Mobile Advertising. João Barros regressou posteriormente a Portugal para ingressar na Farfetch como Senior Director of Fulfilment, tendo liderado a estratégia global da empresa na área de Logística.
Agora, assume o novo posto na Nutrium com entusiasmo. “É com uma grande vontade que abraço este desafio. A Nutrium é já uma referência na área de HealthTech, e a minha prioridade é levar os seus valores de excelência mais longe, expandindo e consolidando os seus serviços a nível internacional. Vejo um enorme potencial neste projeto”, conta o novo COO.
O CEO da Nutrium, André Santos, também partilha o contentamento com a chegada de João Barros à empresa. “Estamos muito entusiasmados com este novo passo, que se alinha com um dos maiores momentos de evolução e expansão internacional que a Nutrium já viveu. A experiência trazida pelo João vai ser vital para esta nova fase, assegurando que aproveitamos novas oportunidades e continuamos a avançar a passos largos para o nosso maior objetivo: mudar o futuro da nutrição e assegurar que todas as pessoas do Mundo têm acesso a hábitos alimentares saudáveis.”, refere.
Fundada em 2015, a Nutrium criou, inicialmente, um software de nutrição para facilitar o desenvolvimento de planos alimentares e otimizar o relacionamento entre nutricionistas e os respetivos clientes. A solução foi bem recebida e foi catapultada em 2020, ano em que a Nutrium arrecadou um investimento de 4,25 milhões de euros numa ronda “seed” liderada pela Indico
Capital Partners. Hoje, o software da empresa é utilizado por mais de 200 mil profissionais de nutrição (mais de 1500 em Portugal) e por mais de um milhão e meio de pacientes em 40 países.
O próximo grande passo foi o desenvolvimento da solução que a Nutrium pretende agora globalizar: o Nutrium Care, o programa de bem-estar e alimentação saudável para empresas que visa apoiar a retenção de talento, melhoria da produtividade e aumento da satisfação dos colaboradores. O programa inclui, especificamente, consultas de nutrição e acompanhamento 24/7 diretamente numa app; webinars, workshops, showcookings, newsletters informativas e
consultoria alimentar.