ASSINAR NEWSLETTER
Quinta-feira, Julho 30, 2026
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

OIM convida empresas a fazerem parte do projeto “Talentos Deslocados para a Europa”

Nascida em 1951, a OIM tem apoiado governos mundiais na reintegração de refugiados. Hoje, pretende alargar o espectro de trabalho na área da migração laboral e integração de migrantes nas empresas.

IIRH Por IIRH
10 de Agosto, 2023
em DESTAQUES, RECRUTAMENTO & ONBOARDING
0
OIM
15
Partilhas
171
Visualizações

No rescaldo da 2ª Guerra Mundial, a Organização Internacional de Migrações (OIM), uma das agências das Nações Unidas, procurou apoiar governos europeus a identificar países de reinstalação para cerca de 11 milhões de pessoas. Desde então, a OIM tem se adaptado às diferentes realidades migratórias e reforçou a necessidade de uma migração ordenada e regulada, que beneficie os migrantes e a sociedade.

“A OIM nasce como agência de logística operacional e ampliou o seu campo de intervenção para se tornar a principal agência internacional que trabalha com os governos e com a sociedade civil para avançar na compreensão das questões de migração, incentivar o desenvolvimento social e económico por meio da migração e defender a dignidade humana e bem-estar dos migrantes”, explica Sofia Cruz, Chefe das Unidades de Migração Laboral e Gestão de Fronteiras da OIM.

Atualmente, a OIM tem um orçamento operacional anual estimado em US$ 1,3 biliões de dólares e mais de 18.000 funcionários em mais de 150 países em todo o mundo. Atualmente, a OIM é composta por 175 Estados Membros e mais 8 Estados com estatuto de Observador.

“Hoje em dia trabalhamos os temas mais diversos, desde as alterações climáticas até à integração de pessoas que carecem de proteção internacional no mercado de trabalho no setor das tecnologias da informação”, acrescenta Sofia Cruz.

Integração de migrantes em Portugal e incentivos ao desenvolvimento social e económico através da migração

De acordo com dados do SEF, no final de junho o relatório de imigração, fronteiras e asilo onde se verifica que se atingiram todos os recordes de estrangeiros a viver em Portugal em 2022: 781.915 pessoas, das quais 600 mil estão em idade ativa, sendo que o trabalho sempre foi a principal razão de imigração para Portugal. As nacionalidades mais representativas são: a brasileira (239.744), a britânica (45.218), a cabo verdeana (36.748).

“Não sabemos exatamente qual é o número exato de pessoas migrantes que integraram o mercado de trabalho no ano passado pois esta é uma realidade muito vibrante e difícil de contabilizar, mas sabemos que normalmente os migrantes estão mais presentes no mercado de trabalho do que os nacionais, o que é comprovado pelo estudo do Observatório das Migrações relativo aos indicadores de integração dos migrantes”, sublinha Sofia Cruz.

“Sabemos que normalmente os migrantes estão mais presentes no mercado de trabalho do que os nacionais, o que é comprovado pelo estudo do Observatório das Migrações relativo aos indicadores de integração dos migrantes”, denota Sofia Cruz.

OIM
Em 2022, Portugal recebeu 781.915 pessoas, das quais 600 mil estão em idade ativa, sendo que o trabalho sempre foi a principal razão de imigração para Portugal. As nacionalidades mais representativas são: a brasileira (239.744), a britânica (45.218), a cabo verdeana (36.748) (Dados: SEF).

Nesse âmbito, a nível global, a OIM tem por exemplo o Centro global de análise de dados migratórios (GMDAC), que se foca em melhorar o acesso e a compreensão sobre dados relativos as migrações, em formar diversos profissionais em recolha, tratamento e análise de dados e em preparar estudos para servirem de base à governança do setor.

Sofia Cruz acrescenta que a relação entre migração e desenvolvimento é muito complexa: os processos políticos, sociais e económicos dos potenciais países de destino também determinarão como, onde e quando a migração ocorre.

“Se a migração for mal governada, também pode ter um impacto negativo no desenvolvimento. Os migrantes podem ser colocados em risco e as comunidades podem ficar sob pressão”, complementa. Nesse sentido, a OIM tem aplicado uma abordagem de todo o governo e toda a sociedade à gestão da migração, esforçando-se para garantir que a migração e as necessidades dos migrantes sejam consideradas em todas as áreas políticas, leis e regulamentos, da saúde à educação e das políticas fiscais ao comércio.

Projeto Talentos Deslocados para a Europa (DT4E)

Atualmente, a OIM está a desenvolver iniciativas cujo público-alvo são as empresas privadas, em que se inclui o projeto-piloto “Projeto Talentos Deslocados para a Europa” (DT4E).

O DT4E utiliza uma base de dados, que indica as pessoas que carecem de proteção internacional. Cerca de 65 mil profissionais estão inscritos. 5 mil são profissionais de TI e Engenharia.

“Este projeto tem sido uma experiência incrível. É um projeto piloto que visa duas coisas fundamentais: por um lado, queremos começar a olhar os refugiados não apenas como pessoas que não têm um país que lhes possa fornecer condições dignas, mas também como pessoas que têm qualificações e competências”, explica a Chefe das Unidades de Migração Laboral e Gestão de Fronteiras da OIM.

Sofia Cruz refer que existem cerca 40 milhões de pessoas nesta situação, o que é quase quatro vezes a população de Portugal. “Por outro lado, o projeto quer apoiar diversos empregadores europeus a encontrarem o talento que precisam. O projeto está a funcionar em Portugal, no Reino Unido, Bélgica e Irlanda em setores altamente qualificados. Em Portugal, estamos essencialmente a procurar recrutar talentos na área das tecnologias da informação”.

O DT4E utiliza uma base de dados da Talent Beyond Boundaries, um dos parceiros do projeto, que indica as pessoas que carecem de proteção internacional com cerca de 65 mil profissionais inscritos, dos quais cerca de 5 mil são profissionais da área das tecnologias da informação e outros tantos de diversas engenharias.

“Queremos apoiar as empresas a conhecerem esta força de trabalho e assim alcançar uma solução win win: a pessoa refugiada passa a ter trabalho e as empresas passam a ter os recursos humanos que precisam em setores críticos”, aponta Sofia Cruz.

O propósito final do projeto é aproximar empregadores de talentos que só não estão ainda nos países por causa de uma série de barreiras administrativas à entrada. “A equipa do projeto, além de facilitar, a custo 0, aos empregadores, uma série de perfis que lhes podem interessar, trabalha com os Governos no sentido de reduzir as barreiras administrativas à entrada das pessoas”, conclui Sofia Cruz.

 


Siga-nos no LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter e assine aqui a nossa newsletter para receber as mais recentes notícias do setor a cada semana!

Mais sobre integração laboralmigraçãomigração laboralmigrantesOIMSofia Cruz
Notícia anterior

Opinião: A eficácia traduz-se em 7 grandes hábitos

Notícia seguinte

António Gil, DHL Supply Chain: “O envelhecimento da população ativa vai obrigar a procurar soluções de trabalho oriundas de novas geografias”

Recomendamos

Novo ciclo no ISEG. Mário Caldeira assume presidência até 2030

Novo ciclo no ISEG. Mário Caldeira assume presidência até 2030

30 de Julho, 2026
O mercado de trabalho acaba de dar um sinal que não se via desde 2011

O mercado de trabalho acaba de dar um sinal que não se via desde 2011

30 de Julho, 2026
Transparência salarial: a sua empresa está preparada? Descarregue este guia prático (gratuito)

Transparência salarial: a sua empresa está preparada? Descarregue este guia prático (gratuito)

29 de Julho, 2026
Afinal, o que procuram os jovens numa carreira? Este estudo deixa pistas para os DRH

Afinal, o que procuram os jovens numa carreira? Este estudo deixa pistas para os DRH

29 de Julho, 2026
Responde a e-mails nas férias? Há cinco formas de evitar que isso aconteça

Responde a e-mails nas férias? Há cinco formas de evitar que isso aconteça

28 de Julho, 2026
A arquitetura do futuro é híbrida e desenha-se na S+A. Entrevista a Mafalda Carvalho

Mafalda Carvalho é a nova DRH da SER – Senior Exclusive Residences

28 de Julho, 2026
VEJA MAIS
Notícia seguinte
António Gil, DHL Supply Chain: “O envelhecimento da população ativa vai obrigar a procurar soluções de trabalho oriundas de novas geografias”

António Gil, DHL Supply Chain: "O envelhecimento da população ativa vai obrigar a procurar soluções de trabalho oriundas de novas geografias"

  • MAIS POPULARES
  • ÚLTIMAS
Já disponíveis as tabelas de retenção de IRS para 2026. Veja aqui!

Já disponíveis as tabelas de retenção de IRS para 2026. Veja aqui!

6 de Janeiro, 2026
Academias de formação: da visão à transformação

Academias de formação: da visão à transformação

11 de Março, 2026
Lauak Portugal tem nova Diretora de Recursos Humanos

Lauak Portugal tem nova Diretora de Recursos Humanos

10 de Fevereiro, 2026
Novo ciclo no ISEG. Mário Caldeira assume presidência até 2030

Novo ciclo no ISEG. Mário Caldeira assume presidência até 2030

30 de Julho, 2026
O mercado de trabalho acaba de dar um sinal que não se via desde 2011

O mercado de trabalho acaba de dar um sinal que não se via desde 2011

30 de Julho, 2026
Transparência salarial: a sua empresa está preparada? Descarregue este guia prático (gratuito)

Transparência salarial: a sua empresa está preparada? Descarregue este guia prático (gratuito)

29 de Julho, 2026

Agenda de Eventos

Out 20
8:30 - 18:00

Global Talent Day 2026

Nov 3
Novembro 3 @ 8:00 - Novembro 5 @ 17:00

Conferência: Labour Law Day

Nov 4
Novembro 4 @ 8:00 - Novembro 6 @ 17:00

Conferência: Transparência Salarial

Nov 5
10:00 - 16:00

This Is Me- Associação Salvador

Nov 24
Novembro 24 @ 8:00 - Novembro 26 @ 17:00

Conferência: Total Rewards Day

Ver calendário
TODOS OS EPISÓDIOS AQUI

Passaporte

Novo ciclo no ISEG. Mário Caldeira assume presidência até 2030

Novo ciclo no ISEG. Mário Caldeira assume presidência até 2030

30 de Julho, 2026
A arquitetura do futuro é híbrida e desenha-se na S+A. Entrevista a Mafalda Carvalho

Mafalda Carvalho é a nova DRH da SER – Senior Exclusive Residences

28 de Julho, 2026
Gi Group Holding Portugal anuncia nova liderança. Saiba quem sucede a Thomas Marra

Gi Group Holding Portugal anuncia nova liderança. Saiba quem sucede a Thomas Marra

15 de Julho, 2026

Newsletter Semanal

  • 15.2k Fans
  • 3k Followers
  • 1.4k Subscribers

RHmagazine | Leia gratuitamente

Vídeos | Eventos by iiRH

https://www.youtube.com/watch?v=gaMUX4V0g_k
https://www.youtube.com/watch?v=2vJi28grd30&t=16s

assinatura da newsletter

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');