ASSINAR NEWSLETTER
Terça-feira, Setembro 15, 2026
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

OPINIÃO: A importância de tratar os colaboradores como clientes

Rita Puga Por Rita Puga
28 de Outubro, 2021
em CRÓNICAS & OPINIÃO
0
OPINIÃO: A importância de tratar os colaboradores como clientes
47
Partilhas
525
Visualizações


Autor
:
Rui Santos, Coordenador do programa executivo Transforming Customer Experience – “Como criar clientes apaixonados”.

 

Embaixadores da Marca

Os Colaboradores são (sem margem para dúvida) os embaixadores mais importantes da nossa marca, por duas ordens de razão:

  1. Imagine o caro leitor que tem um amigo que trabalha num fabricante de automóveis. Imagine agora que esse seu amigo, um dia desabafa consigo algo como por exemplo: “eh pá, nem queiras saber – aquilo por lá é uma bagunça e temos tido imensos problemas, incluindo automóveis a sair para o mercado com diversas falhas mecânicas graves”.

Com que probabilidade o meu caro leitor iria comprar um automóvel deste fabricante, agora que teve acesso a esta “inside information” altamente privilegiada?

Todos os estudos indicam que os clientes e consumidores são cada vez mais influenciados, no momento da decisão de compra, por aquilo que ouvem dizer de outros clientes e consumidores, mesmo que não os conheçam pessoalmente de lado algum. Neste processo do “passa palavra” ou “marketing de boca a boca” a informação veiculada pelos colaboradores dessa mesma Empresa ganha uma relevância ainda maior, precisamente por ser considerada “informação confidencial e privilegiada”.

Resumindo, na minha empresa eu não posso ter colaboradores a dizer mal dos nossos produtos e serviços. Também não os posso proibir porque não tenho como controlar essas ocorrências. Tenho é que garantir que os meus colaboradores acreditam, eles mesmos, naquilo que fazemos, naquilo que vendemos, tornando-se dessa forma, eles próprios, nos nossos principais Embaixadores.

  1. Dificilmente alguém consegue vender aquilo em que não acredita. Aquilo que nunca compraria para si próprio, não por não poder suportar financeiramente, mas por não acreditar ou confiar no produto ou serviço.

Aliás, se eu obrigar alguém a tentar fazer algo que vá contra os seus valores, princípios e convicções, posso gerar nessa pessoa uma situação de dissonância cognitiva, com impactos muitíssimos negativos para a saúde da mesma.

Por melhores e mais bem estruturados que sejam os “Argumentos de Venda” que fornecemos aos nossos vendedores, na relação com o cliente existe sempre uma forte componente subjetiva e emocional que complementa (ou até supera) a argumentação racional. É o momento em que os olhos do vendedor brilham de emoção, porque acredita verdadeiramente naquilo que está a vender.

Acresce que, no mundo em que vivemos, já não são apenas os vendedores as pessoas na nossa organização que vendem os nossos produtos e serviços. Todos somos vendedores. Porque todos são testemunhas do que fazemos. E, nessa qualidade, todos temos testemunhos para partilhar. E tudo o que partilhamos sobre aquilo que a nossa empresa faz e produz é escutado muito atentamente, por milhares de potenciais compradores.

Práticas de gestão focadas no colaborador

As empresas que nos servem de referência, colocam os seus colaboradores – todos os seus colaboradores – num patamar muito especial, adotando práticas de gestão focadas no colaborador, das quais destaco aqui alguns exemplos:

Não são lançados novos produtos e serviços no mercado sem primeiro serem apresentados aos colaboradores

Há quem vá ainda mais longe e não lance novos produtos e serviços no mercado sem que estes sejam primeiro usados e testados pelos colaboradores. Estas empresas não querem que os seus colaboradores tomem conhecimento das novidades lançadas pela empresa através do mercado. Os colaboradores não podem ser os últimos a saber.

O teste realizado pelos colaboradores aos novos produtos e serviços, antes destes serem lançados no mercado, beneficiando da experiência profissional dos mesmos, permite detetar eventuais últimas falhas ou problemas, que podem ainda ser resolvidos antes do produto ou serviço ser lançado no mercado.

Os produtos e serviço são oferecidos aos colaboradores para que estes os possam usar ou consumir em proveito próprio

A utilização efetiva que um colaborador faça de um qualquer produto e serviço supera largamente a formação que a empresa possa dar sobre esse mesmo produto e serviço, desde logo porque a pessoa terá muito mais tempo para explorar todas as funcionalidades e opções do produto ou serviço, tornando-se mais rapidamente num “especialista informal” no mesmo.

Mas também porque proporciona ao colaborador um contexto para a utilização do produto e serviço. Este contexto irá revelar-se extremamente útil quando for necessário criar empatia com o cliente, porque através da utilização que o colaborador faça do produto e serviço terá muito mais facilidade em compreender o cliente, porque “eu também faço isso” ou “eu também já passei por isso”. Ser cliente do nosso produto e serviço aproxima o colaborador do cliente.

As dificuldades e reclamações dos colaboradores são geridas e tratadas como se fossem apresentadas por um cliente

Desta forma os nossos colaboradores podem não apenas testar os nossos produtos e serviços, bem como o nosso serviço de apoio ao cliente e assistência técnica.

Como diz Richard Branson, fundador do Grupo Virgin, “Os clientes não vêm primeiro. Os funcionários vêm em primeiro lugar. Se você cuidar dos seus funcionários, eles cuidarão dos seus clientes”.

Mais sobre Embaixadores da marcaIsegPráticas de gestão focadas no colaboradorRui Santos
Notícia anterior

Será o mercado de trabalho português equitativo para as diferentes gerações?

Notícia seguinte

Oito das melhores empresas para trabalhar em Portugal estão no top 25 do mundo

Recomendamos

Transparência salarial: preparação para a Diretiva Europeia

Transparência salarial: preparação para a Diretiva Europeia

19 de Dezembro, 2025
Opinião Ricardo Sousa, Workplace Options. Bem-estar e saúde mental: uma prioridade para as empresas em Portugal

Opinião Ricardo Sousa, Workplace Options. Bem-estar e saúde mental: uma prioridade para as empresas em Portugal

12 de Dezembro, 2025
Opinião Ricardo Faustino, ISQ Academy. Aprender com propósito, crescer com consistência

Opinião Ricardo Faustino, ISQ Academy. Aprender com propósito, crescer com consistência

5 de Dezembro, 2025
ChatGPT e recursos de IA: RH em transformação

ChatGPT e recursos de IA: RH em transformação

28 de Novembro, 2025
Opinião Manuel Moutinho De Carvalho. Políticas de inovação em gestão de pessoas como propósito central na sua fidelização

Opinião Manuel Moutinho De Carvalho. Políticas de inovação em gestão de pessoas como propósito central na sua fidelização

27 de Novembro, 2025
Opinião Nuno Cordeiro, HP. Transformar o trabalho e colocar as pessoas em primeiro lugar

Opinião Nuno Cordeiro, HP. Transformar o trabalho e colocar as pessoas em primeiro lugar

24 de Novembro, 2025
VEJA MAIS
Notícia seguinte
Oito das melhores empresas para trabalhar em Portugal estão no top 25 do mundo

Oito das melhores empresas para trabalhar em Portugal estão no top 25 do mundo

  • MAIS POPULARES
  • ÚLTIMAS
Coverflex prevê subida nos custos dos seguros de saúde das empresas em Portugal

Aumentos salariais de 3,2% em 2027? Sim, mas não para todos. Passamos a explicar

7 de Setembro, 2026
Aumentos, salários e carreiras. O que muda na Função Pública até 2029

O seu salário líquido pode aumentar já em novembro. Saiba porquê

9 de Setembro, 2026
José Morais Barbosa é o novo diretor comercial de formação da PKF Academy

José Morais Barbosa é o novo diretor comercial de formação da PKF Academy

6 de Março, 2026
Mercado de escritórios em risco com a IA? Lisboa prova que não é bem assim

Na China, a IA já permite fazer mais com menos pessoas. Os tribunais começam agora a definir os limites

14 de Setembro, 2026
Quatro desafios, quatro webinars. Da saúde à transparência salarial, WTW debate o que está a mudar nas empresas

Quatro desafios, quatro webinars. Da saúde à transparência salarial, WTW debate o que está a mudar nas empresas

14 de Setembro, 2026
“A transparência salarial vai muito além de uma alteração legislativa”: o que esteve em debate no encontro do Grupo Egor

“A transparência salarial vai muito além de uma alteração legislativa”: o que esteve em debate no encontro do Grupo Egor

14 de Setembro, 2026

Agenda de Eventos

Set 19
9:00 - 19:00

EU DECIDO 2026

Set 30
9:00 - 12:30

Employer Branding by iiRH 2026

Out 1
10:00 - 11:00

Human Risk Insights Talks

Out 20
8:30 - 18:00

Global Talent Day 2026

Nov 3
Novembro 3 @ 8:00 - Novembro 5 @ 17:00

Conferência: Labour Law Day

Ver calendário
TODOS OS EPISÓDIOS AQUI

Passaporte

LeYa inicia novo capítulo com Sofia Correia de Barros como CEO

LeYa inicia novo capítulo com Sofia Correia de Barros como CEO

7 de Setembro, 2026
Carla Sousa é a nova Business Director da Unidade de Serviços da Talenter

Carla Sousa é a nova Business Director da Unidade de Serviços da Talenter

4 de Setembro, 2026
Manuel Flahault é o novo rosto da liderança da Air France-KLM na Península Ibérica

Manuel Flahault é o novo rosto da liderança da Air France-KLM na Península Ibérica

1 de Setembro, 2026

Newsletter Semanal

  • 15.2k Fans
  • 3k Followers
  • 1.4k Subscribers

RHmagazine | Leia gratuitamente

Vídeos | Eventos by iiRH

https://www.youtube.com/watch?v=gaMUX4V0g_k
https://www.youtube.com/watch?v=2vJi28grd30&t=16s

assinatura da newsletter

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');