Autor: Diogo Reis Pereira, Diretor de Marketing do Wall Street English
Recrutar é cada vez mais difícil. O número de profissionais qualificados a abandonar o país continua a aumentar e desde mais cedo. Mas hoje temos, em Portugal, uma oferta de emprego mais diversificada e a novidade do trabalho remoto permite que muitos residentes possam trabalhar para empresas estrangeiras, a partir de casa, o que torna os salários das empresas portuguesas ainda menos atrativos. Temos, ainda, a inflação, o valor das rendas e os preços das casas a afastar as pessoas dos centros das cidades.
Neste contexto, a retenção de talento e a aposta na multidisciplinaridade dos recursos é cada vez mais importante e, para que isso aconteça, é fundamental que se invista na formação contínua das equipas através de soluções eficazes a qualificar ou requalificar o capital humano das empresas, com formações técnicas e eficientes que permitam acompanhar a velocidade de evolução do mercado e da tecnologia.
Um bom nível de inglês continua a ser fundamental, entre outras coisas, para prosseguir a aprender e desenvolver talento. No Wall Street English, notamos um aumento da procura por soluções de formação em inglês.
Começam a ser cada vez menos os pedidos por aulas privadas, em sala de aula com professor, para quadros superiores e aumentam os pedidos para volumes de colaboradores maiores, 100% online e com formatos de aprendizagem flexíveis e dinâmicos, que se adaptem às diferentes agendas e níveis de inglês dos colaboradores.
O nosso método de ensino blended e flipped, que tira proveito da tecnologia através de aulas multimédia, somada do acesso aos professores, agora também em ambiente digital, permite-nos responder a estes pedidos, que se querem ágeis, user friendly, facilmente acessíveis e personalizados, centrados na evolução do aluno e de forma mensurável para os gestores de recursos humanos ou de formação.
Com a pandemia, mudámos a nossa forma de trabalhar e, portanto, as aulas têm de ser acessíveis no escritório, a partir de casa ou do estrangeiro – o 100% online/remoto veio para ficar e tem sido a solução mais procurada, com bons resultados. Mas cada empresa tem necessidades e preferências diferentes e, para nós, é importante dar opção de escolha para que decidam se preferem aulas presenciais, online, ou ambas, alternadamente.
“(…) cada empresa tem necessidades e preferências diferentes e, para nós, é importante dar opção de escolha (…)”
A nossa equipa, para além da formação base em inglês, aposta no desenvolvimento de soluções personalizadas que criem valor às empresas, oferecendo conteúdos didáticos adaptados aos seus negócios, replicáveis internamente e de forma sustentável para a sua formação interna futura.
Artigo publicado na edição 153 da RHmagazine, referente aos meses de julho e agosto de 2024