Autor: José Luís Carvalho, Diretor de Gestão de Pessoas da CUF
Num cenário do mercado de trabalho em constante evolução e competitividade, impulsionado pela transformação digital e pela transição verde, as organizações que investem na capacitação das pessoas garantem a sua competitividade e sustentabilidade a longo prazo. Por isso, devem adotar, proativamente, estratégias de adaptação para promover uma cultura de aprendizagem contínua e de inovação.
Neste contexto, a requalificação profissional emerge como uma resposta crucial para garantir que futuros ou profissionais ativos possam acompanhar essas mudanças e permanecer relevantes no mercado de trabalho, contribuindo para o crescimento e o sucesso das organizações num ambiente de trabalho em permanente mutação.
A estratégia de requalificação profissional capacita as pessoas com os conhecimentos necessários e competências atualizadas, promove o desenvolvimento pessoal e profissional e aumenta a empregabilidade de acordo com as exigências do mercado.
No setor da Saúde, a requalificação desempenha um papel vital, pois assegura a eficiência dos serviços, ao preencher lacunas de competências e conhecimentos, contribuindo para a redução do desemprego e promovendo os desenvolvimentos económico e social.
A requalificação profissional oferece benefícios para pessoas e organizações. Para as pessoas, enfatiza o desenvolvimento de competências socioemocionais, como a inteligência emocional e o pensamento crítico, bem como aptidões técnicas, proporcionando melhores oportunidades de emprego, adaptação às mudanças, aumento da empregabilidade e satisfação profissional. Já as organizações beneficiam de maior adaptação dos seus colaboradores, produtividade e promoção de uma cultura de aprendizagem contínua.
A abordagem do PRO_MOV, programa que a CUF integra desde a primeira hora, representa uma metodologia altamente eficaz para o desenvolvimento de cursos de requalificação personalizados, adaptados às necessidades específicas do mercado e das empresas, contribuindo para o seu sucesso e competitividade.
Todos os cursos são cuidadosamente alinhados com os objetivos estratégicos, garantindo que os esforços de requalificação sejam direcionados e impactantes e impulsionando, assim, o crescimento e o sucesso sustentável das organizações.
Esta metodologia oferece benefícios que aumentam a relevância e a eficácia da requalificação e capacitação, tendo como principais pontos:
- Consulta, Parceria e Colaboração – Trabalha em estreita colaboração com os líderes e stakeholders das empresas, para entender prioridades e objetivos de negócios, garantindo uma compreensão abrangente das necessidades e identificando lacunas de competências, áreas de oportunidade e expectativas das organizações.
- Relevância e Efetividade – Desenvolve ações de requalificação personalizadas de acordo com as necessidades identificadas, garantindo que o conteúdo seja aplicável, relevante e eficaz e aumentando a probabilidade de aplicação das aprendizagens em ambiente de trabalho.
- Aplicabilidade Prática – As formações são projetadas para serem práticas e aplicáveis no ambiente de trabalho, fornecendo aos participantes aptidões técnicas, competências comportamentais e conhecimentos específicos.
- Desenvolvimento de Currículos e Conteúdos – Personaliza as ações de formação, desenvolvendo materiais didáticos e recursos de aprendizagem relevantes e impactantes, como sessões práticas e simulações, para atender às necessidades identificadas, assegurando que estejam diretamente associados aos resultados desejados.
- Implementação, Acompanhamento e Avaliação Contínua – Os participantes dos cursos recebem suporte contínuo para maximizar o potencial de desenvolvimento, envolvimento e motivação durante o processo de aprendizagem.
Em síntese, a requalificação profissional através da metodologia do PRO_MOV oferece uma abordagem altamente eficaz no desenvolvimento de formações personalizadas e alinhadas com os objetivos estratégicos das empresas e do mercado. Ao investir na capacitação das pessoas em conhecimentos e competências relevantes, procura-se impulsionar o crescimento, a inovação e a competitividade das organizações através de uma cultura de aprendizagem contínua.