ASSINAR NEWSLETTER
Sábado, Outubro 31, 2026
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • employer branding
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

ARTIGO: Qual o foco da consultoria em Recursos Humanos – por João Ricardo Silva e António Fernades (Elevus)

IIRH Por IIRH
8 de Fevereiro, 2017
em ARTIGOS TÉCNICOS, GESTÃO DA CARREIRA RH
0
ARTIGO: Qual o foco da consultoria em Recursos Humanos – por João Ricardo Silva e António Fernades (Elevus)
94
Partilhas
1k
Visualizações

Este artigo desafia os leitores a redefinir o foco das práticas e objetivos em consultoria de recursos humanos: inovar e acrescentar valor aos nossos parceiros e clientes.

No atual contexto de crise económica, a redução de custos e a otimização dos gastos são objetivos fundamentais nas organizações. A escolha de um parceiro estratégico certo no setor de RH é também um passo a acertar. Numa perspetiva de manutenção do cash flow, é necessário que sejam tomadas as melhores e mais eficientes decisões.

A consultoria em RH tem o papel de se diferenciar nas decisões apontadas a priori pelas figuras decisoras dentro de uma organização, colocando à disposição, independentemente do seu setor de atuação no mercado, as melhores ferramentas e metodologias para que a tomada de decisões seja facilitada e onde as metas apontadas sejam reais e alcançáveis.

Uma das vertentes-chave na consultoria RH é o processo de recrutamento e seleção especializado. No recrutamento de novos elementos há que englobar diferentes aspetos no perfil procurado, como a sua formação académica, as suas motivações pessoais e de carreira, aliando também com o seu trajeto profissional passado. Dentro das várias áreas de especialização, as mais comuns assumidas pelas empresas são as tecnologias de informação, engenharias e logística, administrativa e financeira ou comercial e marketing, onde os seus consultores se tornam players em contacto com os melhores profissionais e empresas nestes setores de mercado. Além do expertise dos consultores nas suas áreas de especialização, a esta parceria acresce ainda um leque de ferramentas que tornam possível marcar a diferença em todo o processo, como o tempo de dedicação exclusiva (algo tão importante e decisivo na consultoria), a triagem curricular, entrevistas telefónicas e presenciais, baterias de testes e simulação de ambientes que o candidato irá encontrar. São pequenos e morosos passos mas que tornam um processo eficiente e com sucesso, conferindo às organizações amplas e decisivas vantagens e sobretudo resultados. António Fernandes reforça a palavra «resultados» como principal drive do tecido empresarial português. Para o consultor, o alcance de resultados só por si não é possível sem dedicação, esforço, estudo, comunicação, agilidade e perseverança, caraterísticas fulcrais que os profissionais da área terão que intrinsecamente possuir e transmitir ao cliente.

Outra das áreas estratégicas da consultoria RH é a formação. Esta deve ser vista como uma área de potencial crescimento quando apostada convenientemente pelas organizações. Estas procuram dotar os seus colaboradores de formação em áreas técnicas e comportamentais, sendo que o mercado aposta claramente nas áreas comportamentais, sobretudo nas áreas de liderança, gestão estratégica e gestão de equipas.

Na hora de recrutar e reorganizar os recursos internamente não se deve descurar o valor acrescentado das ferramentas de avaliação certas. Podem ser uma aposta de sucesso, permitindo o melhor dos dois mundos, ou seja, recrutar com resultados comprovados bem como desenvolver internamente os recursos humanos de uma forma integrada, com o objetivo de alcançar maior produtividade individual. Ferramentas de assessment que permitam a criação de padrões de referência, aplicadas por consultores treinados num processo de recrutamento e seleção ou no desenvolvimento pessoal e de carreira, geralmente avaliam o candidato ou colaborador em qualidades relacionadas com as funções que desenvolve profissionalmente (e.g., estilo de pensamento, traços comportamentais ou interesses ocupacionais). Estas ferramentas têm por detrás modelos teóricos que justificam as dimensões psicológicas preditivas da produtividade e adequação da pessoa a cada função.

João Ricardo Silva clarifica que, apesar de as ferramentas de assessment terem fixas as dimensões psicológicas e as escalas que as compõem, diferenciam-se pela sua qualidade e validade aquelas que, previamente a serem aplicadas a qualquer candidato ou colaborador, possibilitam a definição de um «padrão de função». Se possível, este padrão deverá definir-se através do perfil dos atuais top performers da empresa para a função. Clarificando, imagine-se que uma empresa pretende acrescentar a um processo de recrutamento ferramentas de assessment para selecionar o melhor candidato para uma função «comercial». A forma metodológica mais correta para definição do padrão seria pedir aos atuais melhores comerciais da empresa (os top performers – maiores vendas, melhor avaliação de desempenho, etc.) que realizassem o assessment internamente. Sendo estes os melhores colaboradores da empresa, o seu resultado consolidado será considerado como o padrão de função «comercial de topo» único da empresa. Qualquer pessoa que se submeta a esta avaliação posteriormente irá comparar o seu perfil psicológico diretamente com este padrão que foi definido unicamente atendendo à cultura, área de negócio, tipo de clientes e outras variáveis importantes e exclusivas para essa empresa.

Por fim, uma parceria de outplacement deverá ser encarada por parte das organizações como a oportunidade de, em tempo de crise, ajudar as empresas em fase de dispensa de colaboradores. Os vários players de mercado oferecem opções personalizadas que aliviam financeiramente a empresa (em termos de headcount e indemnizações a pagar, por negociação com os colaboradores), ao mesmo tempo que acompanham os colaboradores na análise das suas atuais competências pessoais e profissionais, definindo objetivos de carreira, apoiando na procura de novos projetos, formando e desenvolvendo o potencial de cada um, na procura de uma nova oportunidade no mercado de trabalho. Uma verdadeira parceria de outplacement deve funcionar, à semelhança de alguns processos de recrutamento, em parte com base no sucesso, de modo a requerer o comprometimento máximo do consultor de outplacement em fazer os possíveis para encontrar recolocação no mercado para o ex-colaborador.

Este é o papel da consultoria RH e consultores que neste setor trabalham − inovar e acrescentar valor aos seus parceiros e clientes, trabalhando com atitude, garra, seriedade e paixão. Soluções «enlatadas» têm o futuro contado, sendo necessário um alinhamento permanente para manter a chama acesa.

Mais sobre Consultoria
Notícia anterior

ARTIGO: O consultor de elevada performance: um “sistema operativo mental” para o sucesso – por Mário Ceitil (Cegoc)

Notícia seguinte

Inovar em capital humano – entrevista a Ana Loya (Ray Human Capital e Odgers Berndtson)

Recomendamos

Potenciar o talento: o grande desafio das empresas nos dias de hoje

Potenciar o talento: o grande desafio das empresas nos dias de hoje

30 de Outubro, 2026
As mulheres podem ganhar o mesmo e chegar à reforma com menos? As reflexões que marcaram o pequeno-almoço Doutor Finanças/RHmagazine

As mulheres podem ganhar o mesmo e chegar à reforma com menos? As reflexões que marcaram o pequeno-almoço Doutor Finanças/RHmagazine

29 de Outubro, 2026
Quando a liderança muda de mãos: o que as equipas extremas ensinam às organizações

Quando a liderança muda de mãos: o que as equipas extremas ensinam às organizações

22 de Outubro, 2026
BiogRHafia: Isabel Heitor (ANA – Aeroportos de Portugal). Uma vida guiada pelo propósito de cuidar dos outros

BiogRHafia: Isabel Heitor (ANA – Aeroportos de Portugal). Uma vida guiada pelo propósito de cuidar dos outros

8 de Outubro, 2026
O fim do HR Business Partner? O que Josh Bersin está realmente a dizer

O fim do HR Business Partner? O que Josh Bersin está realmente a dizer

19 de Agosto, 2026
Artigo técnico. Perceções de exploração organizacional: impacto no bem-estar dos trabalhadores

Artigo técnico. Perceções de exploração organizacional: impacto no bem-estar dos trabalhadores

28 de Julho, 2026
VEJA MAIS
Notícia seguinte
Inovar em capital humano – entrevista a Ana Loya (Ray Human Capital e Odgers Berndtson)

Inovar em capital humano - entrevista a Ana Loya (Ray Human Capital e Odgers Berndtson)

  • MAIS POPULARES
  • ÚLTIMAS
Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

26 de Outubro, 2026
Estes foram os seis temas críticos que fizeram cair o acordo da reforma laboral

O salário mínimo vai subir em 2027. Saiba quais os três valores em cima da mesa

12 de Outubro, 2026
Coverflex prevê subida nos custos dos seguros de saúde das empresas em Portugal

O seu salário líquido vai aumentar em novembro. Simule aqui quanto vai receber a mais com a descida de 50% do IRS

21 de Outubro, 2026
Desemprego trava nos 5,8% e mercado de trabalho resiste – mas há sinais que não podem ser ignorados

O currículo pode abrir portas, mas há seis fatores que podem decidir uma contratação

30 de Outubro, 2026
Potenciar o talento: o grande desafio das empresas nos dias de hoje

Potenciar o talento: o grande desafio das empresas nos dias de hoje

30 de Outubro, 2026

Opinião Este artigo Filipa Gameiro, LLH | DBM Portugal. O elo esquecido: os gestores intermédios na transformação organizacional

30 de Outubro, 2026

Agenda de Eventos

Nov 3
Novembro 3 @ 8:00 - Novembro 5 @ 17:00

Conferência: Labour Law Day

Nov 4
Novembro 4 @ 8:00 - Novembro 6 @ 17:00

Conferência: Transparência Salarial

Nov 4
10:00 - 16:00

This Is Me- Associação Salvador

Nov 24
Novembro 24 @ 8:00 - Novembro 26 @ 17:00

Conferência: People Analytics Day

Ver calendário
TODOS OS EPISÓDIOS AQUI

Passaporte

Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

26 de Outubro, 2026
Entrou na Eurofirms em 2017 e agora vai liderar a operação em Portugal. Conheça Lucília Queirós

Entrou na Eurofirms em 2017 e agora vai liderar a operação em Portugal. Conheça Lucília Queirós

21 de Outubro, 2026
Da Academia Montepio à Federação Portuguesa de Futebol. O novo desafio de Lurdes Romeiro Serrão

Da Academia Montepio à Federação Portuguesa de Futebol. O novo desafio de Lurdes Romeiro Serrão

13 de Outubro, 2026

Newsletter Semanal

  • 15.2k Fans
  • 3k Followers
  • 1.4k Subscribers

RHmagazine | Leia gratuitamente

Vídeos | Eventos by iiRH

https://www.youtube.com/watch?v=gaMUX4V0g_k
https://www.youtube.com/watch?v=2vJi28grd30&t=16s

assinatura da newsletter

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • employer branding
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');