A Ray Human Capital faz 20 anos. O que mudou ao longo deste tempo na empresa?
Ao longo destes 20 anos a empresa tem evoluído no sentido de se tornar cada vez mais ágil e ajustada às necessidades do mercado. Tendo iniciado em 1993 como uma empresa prestadora de serviços de recrutamento e seleção, área onde adquiriu bastante notoriedade, gradualmente começou a sentir a necessidade de alargar o seu scope de serviços para outras áreas da consultoria de RH, sendo clara a sua visibilidade na área do desenvolvimento de RH, com metodologias e ferramentas inovadoras de assessment, development, training, etc. Sendo uma empresa que sempre privilegiou o rigor e a credibilidade ao nível dos processos, esta trajetória de alargamento de atuação permitiu que hoje em dia a empresa seja reconhecida pelos nossos clientes não apenas como uma empresa fiável, capaz de produzir outputs de elevada qualidade, mas também como uma empresa transversal em termos de atuação, composta por consultores experientes e com resposta transversal às diferentes necessidades apresentadas, assumindo-se como verdadeiros parceiros no suporte aos nossos clientes.
E o que mudou no mercado de consultoria de RH em Portugal durante estas duas décadas?
O mercado da consultoria tem vindo a mudar bastante desde os inícios de 2000, com especial incidência nos últimos anos, reforçado pelo contexto generalizado de crise económica e financeira em que o mundo mergulhou, no boom da comunicação digital. Uma das áreas que mais reflete essas mudanças tem sido a procura, recrutamento & seleção, por um lado com maiores exigências em termos de rapidez de resposta por parte dos clientes, por outro lado com uma postura mais ativa por parte dos candidatos e com um maior acesso direto das empresas aos candidatos e vice-versa, com a explosão dos social media. A evolução tecnológica interfere também noutros domínios da consultoria de RH, nomeadamente em áreas como o assessment e o training, com conceitos de remote, online, blended, etc.
O desenvolvimento e a inovação nestes campos são cruciais para um mercado maduro.
Como se consegue conciliar a tradição aliada aos anos de experiência com a necessidade de acompanhar os novos tempos?
O segredo passa por conciliar o melhor do clássico e do moderno, como qualquer marca que permanece. A Ray transporta consigo um ADN que em 20 anos se mantém e de que nos orgulhamos – ética, qualidade, rigor, confiança. Esta imagem percebida tem permitido, mesmo nos tempos atuais, manter uma carteira fidelizada de clientes (alguns deles que se mantêm fiéis desde o nosso arranque). Por outro lado, a Ray também reconhece que é importante estar na vanguarda e a par das novas tendências e ajustar o seu portfólio de soluções por forma a conseguir acompanhar as novas exigências. Como tal, tem conseguido encetar um conjunto de parcerias e desenvolver um conjunto de serviços inovadores dentro da área da consultoria de RH, que tem permitido criar um fator diferenciador junto dos nossos clientes.
Como é que se faz consultoria/recrutamento de RH na era digital?
A resposta mais direta a esta pergunta é: adaptação do negócio ao digital e acompanhamento das tendências de mercado. Vivemos numa era em que a tecnologia nos acompanha em qualquer movimento diário e a nossa vida está suportada em tecnologias.
As empresas têm de conseguir perceber e adaptar-se ao que o mercado exige, mas acima de tudo criar soluções de valor acrescentado para o negócio dos seus clientes.
Um setor de serviços como aquele onde a Ray atua exige uma eficaz e rápida resposta aos seus clientes; nesse sentido, as plataformas digitais (principalmente social media) são importantíssimas para conseguir tornar o nosso negócio mais flexível, mas acima de tudo mais rápido e eficaz. A informação está disponível de igual forma para qualquer pessoa; nesse sentido, a diferenciação aparece na forma como cada um de nós trata essa informação e a torna útil para a sua atividade e, consequentemente, para os seus clientes.
A Ray tem-se pautado ao longo dos anos por acompanhar as tendências do mercado tecnológico e apresentar soluções que, por um lado, facilitem o trabalho dos nossos consultores (fomos os primeiros em Portugal a dar o passo rumo às candidaturas eletrónicas através do sistema e-nvia) e, por outro, permitam manter o trabalho de qualidade mas sendo mais rápidos (lançamento do CVitt, plataforma digital que oferece um serviço que cruza as dimensões de autoconhecimento − trajetória profissional, talentos e expectativa − com conhecimento 360º e ainda um espaço de autodesenvolvimento, uma vez que a plataforma também fornece dicas de desenvolvimento de carreira − coaching). As tecnologias não são o nosso core business, mas são core para o nosso negócio.
Quais são os principais desafios que se colocam a empresas como a Ray em tempos como os que vivemos?
Os tempos evoluem, mas o grande desafio continua a ser o mesmo: aportar valor diferenciado ao negócio dos nossos clientes. Não obstante o desafio continuar o mesmo, as contingências de mercado mudam. Os clientes ou o mercado no geral são cada vez mais exigentes, em parte devido à multiplicidade de soluções que existem, mas também porque se encontram bastante mais informados sobre aquilo que pretendem. Neste sentido, é sempre necessário ter uma boa solução, mas é fundamental conseguir aportar valor por altura de ajustá-la à realidade do cliente. Boas soluções emergem facilmente, contudo o serviço associado na leitura das necessidades dos clientes e o seu acompanhamento é o fator, acreditamos nós, que faz toda a diferença. Este tem sido o nosso principal desafio: boas soluções com um elevado serviço de qualidade associado.
Sem querer que faça futurologia, por onde pensa que vai evoluir o setor na próxima década?
O setor dos recursos humanos está a sofrer uma grande transformação, sendo imprevisível dizer o que vai acontecer, aliás como em qualquer setor. A instabilidade económica, social e política em que vivemos faz com que os tempos sejam de constante mudança. Não obstante, os recursos humanos são cada vez mais uma aposta forte das empresas, uma vez que é nas pessoas que a diferenciação reside e que as consegue tornar competitivas e diferenciadas. Neste contexto, a missão de empresas como a Ray é conseguir antecipar tendências, nomeadamente na vertente do desenvolvimento do potencial dos recursos humanos oferecendo soluções e serviços que ajudem as empresas a elevar o desempenho dos seus colaboradores. O foco vai continuar a estar claramente nas pessoas e o desafio é saber como potencializar o seu desempenho. Nesse aspeto, a Ray tem conseguido fazer um trabalho excelente ao nível da consultoria de desenvolvimento, oferecendo soluções (Fenestra e cut-e) cutting edge e muito ajustadas à realidade atual e futura do mercado.
As pessoas e as organizações vão sempre estar ligadas e evoluem juntas! Esperemos que sempre connosco!