Cada vez mais as empresas apostam em métodos de recrutamento online. O mercado move-se a uma velocidade nunca antes vista e as ferramentas digitais já fazem parte da “mobília” das empresas. O recrutamento online traz as suas óbvias vantagens, mas também pode ter os seus dissabores.
Vantagens do recrutamento online
Baixo custo do processo: Esta é uma das maiores vantagens. Se os anúncios das ofertas de emprego forem divulgados online através dos canais das empresas, não há qualquer custo, ao contrário do que acontece quando são usadas empresas de recrutamento intermediárias.
Maior alcance geográfico: É possível para as empresas encontrar candidatos fora do seu raio geográfico, e é possível concluir um processo de recrutamento sem deslocações.
Processos mais rápidos: O objetivo do online e das ferramentas digitais é também agilizar procedimentos internos, de modo a que tudo se torne mais rápido. O recrutamento online permite uma interação imediata entre empresas e candidatos.
Alcançar vários candidatos e gerir vagas: O recrutamento online permite alcançar um número mais elevado de candidatos, com perfis diferentes, para a mesma vaga. Para as empresas, gerir vagas torna-se mais fácil no online.
Desvantagens do recrutamento online
Grande número de respostas: É bom ter muitos candidatos, mas não é bom ter demasiados. O que pode ser uma vantagem pode também transformar-se em desvantagem. Para os profissionais responsáveis pela seleção, é um verdadeiro desafio encontrar as candidaturas fortes entre as irrelevantes. É importante ter critérios rigorosos de seleção e utilizar as ferramentas digitais disponíveis para que o processo não se torne difícil de agilizar.
É um processo impessoal: nos dias que correm, grande parte das entrevistas são realizadas online, utilizando as ferramentas digitais de videoconferência e não só. Neste formato, é difícil ler o candidato – as suas expressões corporais e faciais, personalidade e postura.
Sites pouco user friendly ou desatualizados: várias empresas têm as suas páginas de emprego desatualizadas, o que pode deduzir candidatos em erro. Também existem páginas que falham, por exemplo, durante a submissão de candidaturas, ou que simplesmente têm um layout confuso, o que dificulta logo à partida o processo de recrutamento.
[Fonte: Ekonomista]