A SAP Concur realizou, através da Wakefield Research, o estudo Global Business Travel Survey 2022 com o objetivo de conhecer quais as tendências pós pandemia dos viajantes de negócio.
O estudo demonstra que, atualmente, os viajantes espelham de forma inequívoca o desejo de as viagens de negócio serem redistribuídas de forma mais uniforme, sendo também a segurança das mesmas um fator importante, assim como possíveis benefícios que possam tornar as suas viagens mais agradáveis. Constatou-se também o crescente interesse em viagens mais sustentáveis – a existência de políticas que os ajude a viajar melhor – e a importância de alinhar as mesmas com os seus valores ambientais.
Business travelers insatisfeitos com a agenda de viagens
A pandemia mudou a forma como os viajantes veem as suas viagens de negócios – mais do que nunca é importante que as empresas encontrem o equilíbrio ideal entre o número de viagens versus o número de colaboradores disponíveis. Quase 2 em cada 5 viajantes de negócios (39%) quer fazê-lo mais, em oposição aos 22% que quer viajar menos. Contudo, a nível europeu é possível que estejam a viajar menos do que gostariam (44%), comparativamente com os 37% dos viajantes das Américas e com os 35% da região APAC. Já os viajantes da APAC (28%) e das Américas (25%) poderão estar a viajar mais do que prefeririam ao dia de hoje.
Viajantes prontos para agir se a mudança não acontecer
Atualmente, os que viajam mais do que gostariam são aqueles mais predispostos a procurar outras oportunidades de trabalho caso a carga de deslocações não seja aliviada – 3 em cada 10 viajantes de negócios, que estão atualmente a viajar mais do que gostariam (30%), dizem que vão procurar uma nova posição se a agenda não mudar. Por oposição, aqueles que viajam menos do que gostariam referem tomar medidas menos drásticas – apenas 20% diz procurar uma nova oportunidade caso não haja mudanças.
Viajantes esperam mais benefícios
Contratar novos talentos para preencher os cargos vagos não será tarefa fácil. Atentos ao mercado, os viajantes não estão dispostos, ao dia de hoje, a aceitar um cargo que exija mais viagens sem que aportem benefícios adicionais – 92% afirma aceitar nova oportunidade, mas mediante um upgrade de salário, benefícios ou viagens com maior flexibilidade.
59% gostaria de um salário e/ou bónus maior para aceitar um cargo que exija mais viagens do que aquelas que fazem atualmente, outros referem ponderar mudar mediante benefícios que tornem o seu trabalho mais agradável – férias adicionais (39%) e trabalho remoto (37%).
Segurança ainda é uma das principais preocupações
As preocupações com a saúde e a segurança associadas à doença da COVID-19 são vistas como a principal ameaça às viagens de negócios – 34% – mais até que o aumento dos preços do petróleo e da inflação com 14%. As preocupações com a COVID-19 são ainda maiores na APAC, onde quase metade dos viajantes de negócios (47%) a indicam como a principal ameaça às viagens, em comparação com os 35% nas Américas e 23% na Europa. A maioria dos viajantes de negócios não está disposta a correr riscos desnecessários e que possam comprometer o seu bem-estar. Mais de metade (51%) recusariam uma viagem atribuída pela sua empresa caso pudesse advir da mesma problemas de saúde relacionados ao COVID-19 – APAC com 60%, 52% nas Américas e 42% na Europa.
Business travelers mais sustentáveis
94% dos viajantes procuram tomar as suas próprias medidas de forma a garantir, nos próximos 12 meses, viagens mais verdes. Nas regiões APAC e Américas – onde a sustentabilidade tem sido menos enfatizada do que na Europa – demonstram preocupação de forma a estarem mais alinhados com os seus pares europeus.
54% das Américas e 53% da APAC estão mais predispostos a tomar medidas relacionadas com a hospedagem, em prol da sustentabilidade, do que os da Europa (45%). Já na APAC (59%) estão mais propensos a fazer mudanças associadas ao transporte do que os viajantes europeus (52%) e os 49% nas américas.
João Carvalho, Head de SAP Concur para o Sul da Europa e África afirma que “A tecnologia está a evoluir cada vez mais para ajudar os viajantes de negócios e as suas empresas a monitorizar o impacto ambiental das suas viagens. Na SAP Concur ajudamos os líderes de negócios a obter clareza e a agir com certeza sobre as opções de sustentabilidade disponíveis ao longo de todo o processo de viagem e gastos que vão desde a reserva, à viagem em si, passando pela visibilidade e análise pós viagem”.
O Global Business Travel Survey 2022 espelha assim a necessidade de as empresas reconsiderarem a forma como as viagens são distribuídas, assim como corresponderem ao desejo, dos viajantes, para uma flexibilidade mais contínua não só como forma de garantir a sua saúde e segurança, mas também para estas não perderem a sua capacidade de atração e retenção de talentos chave.