A Talentia Software elaborou uma lista que pretende ajudar os profissionais de recursos humanos a reterem o talento nas empresas.
Depois do recrutamento – “processo complexo e importante para qualquer empresa”, segue-se a retenção dos profissionais, que começa com a satisfação com o trabalho. “Hoje mais do que nunca não basta oferecer um conjunto de condições e regalias para manter e fidelizar o talento dos seus colaboradores”, avança a Talentia Software, que desenvolveu um conjunto de propostas para ajudar os departamentos de recursos humanos a fidelizar o talento nas suas empresas.
De acordo com a empresa, “tudo começa pelo diálogo”. “Os gestores devem concentrar-se em estabelecer e manter um diálogo aberto com os seus colaboradores, tentando entender nesta troca de ideias quais são os objetivos e as aspirações profissionais que têm. Recusar-se a conhecer as ambições profissionais dos seus colaboradores terá um impacto muito negativo na capacidade de encontrar oportunidades que se ajustem a eles e a rotatividade é bastante dispendiosa, não só em termos monetários, como também em termos menos tangíveis, como o conhecimento perdido com um funcionário que decide sair”, explica a Talentia Software.
Estas são as propostas da Talentia para retenção dos profissionais:
1. Transparência com esperanças e expectativas
Todos os colaboradores devem saber exatamente o que a empresa espera deles e o que o seu trabalho envolve. Isto não significa que as responsabilidades e obrigações não possam ser alteradas ao longo da sua carreira profissional, mas toda e qualquer mudança deve ser comunicada de forma direta, clara e transparente. Regra geral todos os colaboradores querem satisfazer as suas expectativas profissionais, mas para isso acontecer precisam de saber o que devem fazer para alcançar determinado resultado.
2. Respeito, reconhecimento e recompensa
Os benefícios monetários são sempre um grande incentivo, mas não é tudo. O respeito e o reconhecimento estão no topo de qualquer consideração para qualquer talento e para que tal esteja presente diariamente os gestores devem valorizar e respeitar os seus colaboradores pela excelência do seu trabalho. Valorizados e respeitados mais facilmente vão sentir que fazem parte do projeto e que estão a contribuir positivamente para a empresa com o seu esforço.
Criação de um ambiente de trabalho confortável e honesto
Os colaboradores devem ser incentivados a falar abertamente e honestamente sobre a empresa e os profissionais de recursos humanos devem ouvir as suas ideias, sugestões e preocupações sobre o trabalho. Desta forma, estarão a fomentar um grau de transparência que permitirá que todos saibam que momento da vida da empresa estão todos a viver.
Análise de desempenho
Uma análise cuidadosa e frequente do desempenho do colaborador envia uma mensagem clara – a empresa está preocupada com a sua carreira. É muito importante discutir os objetivos de cada carreira profissional e as aspirações e expectativas a ela associadas, para deixar claro que há oportunidades para crescer e progredir. Este tipo de monitorização de desempenho também é uma ótima oportunidade para analisar a satisfação do colaborador a longo prazo. A principal preocupação deve ser entender os motivos que os levaram a permanecer na empresa, bem como avaliar o grau de satisfação, tanto individual quanto ao nível de equipa. As respostas deste tipo de perfis – os colaboradores mais veteranos – podem ajudar a melhorar as estratégias de retenção de talento.
Confiar nos colaboradores
Encorajar a assumir mais responsabilidades, ajudar e guiar os colaboradores nas suas tarefas diárias trará mais benefícios na relação entre empresa e colaborador. O objetivo passa por criar um equilíbrio entre o controlo e a independência que precisam para realizar o seu trabalho de forma satisfatória.
Apoio ao desenvolvimento pessoal
Ajuda a aumentar o talento que tem a empresa, fornecendo os recursos, as ferramentas e a formação necessária para obter novas habilitações profissionais. Opções flexíveis de aprendizagem serão uma forma de garantir que os recursos para o desenvolvimento pessoal e profissional sejam igualmente acessíveis a toda a equipa de trabalho.
Recrutar internamente
As organizações que priorizam a promoção interna tendem a criar colaboradores mais motivados. Sempre que existirem vagas no organograma da empresa, os profissionais de recursos humanos devem informar os seus colaboradores que a empresa levará em conta, preferencialmente, os perfis que já estão na equipa para preencher o cargo. A promoção interna traz benefícios para ambas as partes: incentiva o cultivo de oportunidades e desafios profissionais para os seus funcionários e permite economizar custos de recrutamento e formação.