Já está disponível o relatório LinkedIn emprego em Portugal que analisa os dados do 3º trimestre do ano de 2021, descubra quais são as principais conclusões!
A pesquisa foi realizada por Pedro Caramez, especialista na plataforma LinkedIn onde atua desde 2009 no apoio a empresas e profissionais que pretendem fazer um melhor uso desta rede social. Os dados do relatório em análise foram recolhidos no passado dia 8 de outubro.
Nos últimos 90 dias verificou-se que 35 mil profissionais mudaram de emprego em Portugal, estas alterações representam utilizadores que mudaram de empresa (cargo atual; promoção; empresa) e utilizadores que alteraram o seu cargo atual no Perfil LinkedIn.
Relatório LinkedIn: Emprego em Portugal
São três as categorias em que o relatório em análise se baseia: Principais filtros; Filtros de empresa; Filtros de cargo e tempo na empresa. Agora é tempo de aprofundar cada uma das subcategorias dos filtros pesquisados.
Principais filtros
Quanto à localização dos utilizadores é possível verificar maior concentração nos grandes centros urbanos como Lisboa (16 mil) e Porto (7 mil), em contrapartida a região de Portalegre (75) e da Guarda (109) apresentam os resultados mais baixos no que diz respeito aos filtros de localização.
De seguida foram analisados os setores de atividade mais comuns entre os utilizadores em objeto de estudo, sendo o top 5 composto por:
- Tecnologia da Informação e Serviços (3,5 mil);
- Software (1,5 mil);
- Marketing e Publicidade (1,5 mil);
- Consultoria de gestão (1 mil);
- Saúde, bem-estar e educação física (1 mil).
Relativamente à instituição de ensino mais recente os resultados com maior frequência estão maioritariamente localizados na região de Lisboa. A tabela em análise é composta pelas seguintes academias: Instituto Superior Técnico (1 mil); Universidade do Minho (1 mil); ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (1 mil); Universidade de Coimbra (1 mil); Universidade Católica Portuguesa (1 mil); ISEG – Lisbon School of Economics & Management (1 mil); Nova School Of Business and Economics (1 mil); Universidade de Aveiro (1 mil); Universidade de Lisboa (952); Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (947); Universidade Nova de Lisboa (863); Universidade Lusófona (800); Católica Lisbon School of Business and Economics (663); Faculdade de Economia da Universidade do Porto (640).
Filtros de empresa
O estudo segue com a análise dos filtros de empresa onde podemos observar quais são as empresas com novos colaboradores, a empresa anterior do utilizador e o número de funcionários da empresa.
- Empresas com novos colaboradores

- Empresa anterior

- Número de funcionários da empresa

Filtros de cargo e tempo na empresa
No que diz respeito aos anos na empresa atual e aos anos no cargo atual é possível verificar que grande parte dos utilizadores (23 mil e 28 mil, respectivamente) estão há menos de um ano na empresa e que apenas 662 utilizadores permanecem na empresa atual e apenas mil utilizadores está no mesmo cargo há mais de dez anos. Como era de prever, o nível de experiência mais frequente é iniciante (17 mil).
Em contrapartida relativamente aos anos de experiência é possível verificar que 9 mil utilizadores têm mais de 10 anos de experiência e apenas 4,5 mil têm menos de um ano de experiência.
No que diz respeito à função desempenhada pelos utilizadores, estas são as 15 funções mais frequentes:

Estas são as principais conclusões retiradas deste estudo, contudo pode aceder ao relatório completo aqui.