A Sysnovare – Innovative Solutions, empresa spin-off da Universidade do Porto que trabalha a área das tecnologias da informação (TI), surge com uma solução completa que pretende colocar os colaboradores no centro dos processos de RH.
A Sysnovare RH Suite vem facilitar a gestão eletrónica dos procedimentos RH e simplificar o dia a dia tanto das empresas, como dos colaboradores. A solução modular e multissetorial Sysnovare RH Suite vem não só aumentar a eficiência dos processos e minimizar os erros de processamento, mas também dar resposta à crescente aceleração tecnológica.
Transformar o modelo de gestão de recursos humanos e aproximar os colaboradores da empresa é o objetivo desta solução criada pela Sysnovare. Os colaboradores passam a ser intervenientes ativos dos processos, através de uma proposta que pretende igualmente diminuir a burocracia e oferecer soluções eficazes nas várias vertentes da gestão de pessoas.
Rui da Silva Santos, CEO da Sysnovare, apresenta esta solução como sendo perfeitamente transversal às organizações: «Os módulos podem trabalhar de forma isolada, cada um dos módulos funciona de uma forma autónoma e individual. Mas quando trabalham em conjunto agregam um valor e permitem o cruzamento e a validação de um conjunto de informações e é essa a nossa grande aposta e proposta de valor – o automatismo», explica o responsável.
A RH Suite contém um conjunto de módulos que podem ser utilizados conforme o cliente pretender e necessitar. No que respeita às áreas funcionais, esta solução propõe-se a tratar vários processos: Portal do Colaborador, Processamento, Gestão de Tempo, Despesas e Viagens, Gestão da Formação e até Avaliação de Desempenho.
O módulo da avaliação de desempenho tem vindo a ser uma aposta da empresa nos últimos anos, e é uma solução «que permite que as organizações não tenham de se adaptar a uma solução de software, mas sim que o software se adapte às dimensões e ao modelo de avaliação», explica Rui da Silva Santos. A flexibilidade, que é outra das propostas de valor do software, permite a adaptação à realidade da empresa cliente.
Uma das funcionalidades deste módulo, no caso da avaliação de desempenho 360°, passa por permitir a participação de elementos externos à empresa na avaliação; isto é, a aplicação possibilita que também os clientes possam dar inputs nas avaliações de desempenho.
«O processo de recursos humanos é efetivamente dos colaboradores, e não da direção de recursos humanos», afirma o CEO. A Sysnovare, segundo Rui da Silva Santos, tornou-se forte principalmente na área da banca e dos seguros. A indústria é também uma forte área de especialização. O módulo de gestão do tempo, que permite o apuramento das ausências, do trabalho suplementar, gestão do descanso compensatório, entre outros, foi pensado para responder a todas estas necessidades.
Ao longo de 12 anos, a Sysnovare tem vindo a desenvolver soluções e a inovar, principalmente devido às necessidades dos clientes e às necessidades que a empresa provoca nos próprios clientes. Do mesmo modo, tem surgido uma enorme procura da adoção das novas tecnologias, sobretudo na componente digital. Exemplo disso é a aplicação para smartphones RH Mobile, que permite o acesso às funcionalidades do Sysnovare RH Suite, e que, até há um ano, tinha cerca de cinco mil utilizadores com acesso diário; no entanto, neste último ano, os números duplicaram – atualmente, contam com cerca de dez mil utilizadores diários.
X9AR – Um chatbot para ajudar colaboradores e departamentos
Com o surgimento da pandemia, surgiram também novidades na Sysnovare – vai ser lançado um chatbot, batizado de X9AR, que consiste num assistente virtual disponível 24/7. Esta ferramenta vai permitir que os colaboradores executem operações facilmente, recorrendo à linguagem humana, e que esclareçam dúvidas e questões, com a ajuda de mecanismos de inteligência artificial e machine learning. O X9AR vem, assim, libertar os departamentos de RH e ajudar os colaboradores, criando uma interação entre ambas as partes.
Crescimento em 2020 e expectativas para 2021
Em 2019, a faturação da empresa aumentou 30%, e o ambicioso objetivo da empresa para 2020 era manter esse crescimento. Rui da Silva Santos revela que esse objetivo foi cumprido e até superado, com a ajuda não só das condições do mercado, mas principalmente das pessoas que constituem a organização, e que trabalham remotamente desde o início desta pandemia. Este crescimento foi inclusivamente impulsionado na área dos recursos humanos, com novos contratos na área do outsourcing, e muitos contratos na área da cloud.
Em 2021, a incerteza continua a reinar, mas, embora o cenário seja menos otimista a nível das expectativas, o objetivo continua ambicioso para este ano. Com os pés assentes na terra, a empresa perspetiva um crescimento, acima de tudo, sustentável.
Artigo publicado na RHmagazine de março/abril de 2021
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