Numa altura em que estivemos tão privados das relações e do contacto humano, a Noocity, uma startup portuguesa, está empenhada em construir um regresso aos escritórios com mais propósito: instalar uma horta biológica, em terraços ou varandas, destinada a promover novas e melhores relações humanas e a fomentar a transição ecológica das empresas.
Com mais de 7 mil camas de cultivo vendidas em todo o mundo, a Noocity promove hábitos mais sustentáveis e uma ligação com a natureza, através das suas hortas low-tech ecológicas, contribuindo para um maior sentido de comunidade mesmo nas grandes cidades. Este é o momento em que muitas empresas estão também a redefinir os seus espaços de trabalho, em linha com as tendências de teletrabalho, espaços colaborativos e de networking que irão ditar o futuro.
De acordo com José Ruivo, fundador e CEO da Noocity, «ao terem uma horta, as empresas estão a contribuir para dinamizar a sua comunidade através de uma colaboração transversal, mas também a incentivar a criação de rotinas saudáveis no local de trabalho, com pausas que permitam às pessoas descontrair, reduzir o stress e fomentar relações com a sua equipa.» E acrescenta: «Acreditamos que, nas empresas do futuro, as pausas no trabalho serão à volta da horta e não só ao pé da máquina do café!»
As hortas corporativas procuram envolver todos os colaboradores e promover a sua ligação com o campo. Com o programa «Liga-te à Terra», a Noocity não só instala hortas nos espaços exteriores das empresas, como promove atividades regulares em torno das mesmas, com ênfase na ecologia, nas relações humanas e qualidade de vida no trabalho.
Para oferecer serviços personalizados aos clientes e enriquecer a sua experiência, a empresa conta atualmente com uma rede internacional de growers em Portugal, França e na Bélgica. Os growers são os agricultores ou os jardineiros urbanos responsáveis por orientar e dinamizar todas as atividades no local com os clientes, e, ao partilharem os seus conhecimentos sobre agricultura biológica e comportamentos ambientalmente conscientes, contribuem para que os colaboradores possam aplicá-los em casa, em família, e mudar individualmente os seus hábitos.
No segmento corporativo – que é hoje o seu grande foco e onde quer crescer nos próximos anos – a Noocity conta atualmente com 100 clientes em todo o mundo (e 70 em Portugal), onde estão incluídas empresas como a Microsoft, a Farfetch, a Natixis, Blip.
No próximo dia 25 de março, pelas 18h30, a Noocity irá promover um webinar online gratuito para demonstrar de que forma é possível reconectar equipas através da sustentabilidade.
ASSINE AQUI A NOSSA NEWSLETTER SEMANAL E RECEBA OS MELHORES ARTIGOS DA SEMANA!