Os processos de recrutamento e seleção têm evoluído muito. Existem atualmente várias ferramentas e tecnologias diferentes à nossa disposição, que nos permitem melhorar cada vez mais o tipo de atenção que damos aos nossos candidatos e clientes. Como este é um campo dinâmico, acreditamos que é importante analisar o que vão ser as tendências em termos de recrutamento para este ano, a fim de adaptar os nossos processos e agir de forma coerente com as necessidades do mercado. Assim segundo a Heading Careers podemos destacar algumas tendências importantes:
Foco na qualidade dos candidatos
Contratar as melhores pessoas é fundamental para o sucesso de todas as organizações. Em 2015, as empresas vão ver a qualidade dos candidatos como um factor cada vez mais importante, porque as pessoas que integram os seus quadros representam a sua vantagem competitiva.
A qualidade dos candidatos tem ligações diretas com a receita da empresa de duas maneiras fundamentais:
- O custo significativo de contratar as pessoas erradas
- O impacto positivo de contratar as pessoas certas (diferencial de desempenho)
Apesar de a qualidade das contratações ser muito relevante para o sucesso do negócio e os resultados, muitas vezes há poucas métricas em torno dela. Em suma, os líderes globais de recrutamento têm identificado “qualidade das contratações” como uma prioridade e, como a métrica mais valiosa para medir o desempenho de uma equipa de recrutamento.
Uso de redes sociais
De acordo com as tendências mundiais de recrutamento do LinkedIn de 2015, as redes sociais profissionais são a fonte de crescimento mais rápido na qualidade de contratações feitas globalmente. Atualmente, 33% dos recrutadores não investem de todo no recrutamento social, mas, em 2015, 73% dos recrutadores planeiam investir mais no recrutamento social.
O LinkedIn ainda aparece como o site social de topo, com 79% das contratações a ocorrer através do site.
Recrutamento no telemóvel
Mobile recruiting é um dos métodos de recrutamento mais discutidos do ano, uma vez que 43% das pessoas que procuram emprego o faz através de um dispositivo móvel. Além disso, o número de candidatos que procuraram e se candidatam a empregos em dispositivos móveis também está em ascensão. As empresas e as equipas de recrutamento precisam, portanto, de repensar os seus comportamentos de recrutamento e o acesso à sua informação, a fim de atender a esta procura, tornando os seus sites de recrutamento mais mobile-friendly e também optimizando os anúncios de trabalho, a fim de receber os pedidos apresentados por essa via.
Desenvolvimento de uma marca de empregador atraente
Em 2015, a proposta da empresa como valor empregador (EVP) e o conceito de marca associada vão sei mais importantes.
56% dos líderes de talentos globais pesquisados para o Global Trends in Recruiting do LinkedIn de 2015 disseram que acreditam que cultivar a sua marca empregador é uma prioridade para o ano que vem. Assim, as empresas terão de se preparar para o sucesso de recrutamento a longo prazo através de meios como a definição de mensagens e de estratégias de comunicação que gerem interesse ao potencial candidato; criação de uma marca atraente; contar a história da empresa num site de carreira da empresa para quem procura emprego; destacando os valores, cultura, realizações e benefícios dessa mesma empresa; e incentivando os funcionários a partilhar experiências de trabalho.
Concentre-se na experiência do candidato
A tendência mais significativa para os recrutadores em 2015 será o foco na experiência do candidato.
A nossa sociedade criou uma abordagem orientada para o consumidor tanto através da televisão, do software ou da música, e esse enfoque está no mundo dos RH também. A experiência do candidato terá impacto sobre as empresas durante o processo de recrutamento, e está ligada à estratégia de branding empresas empregador.
Melhorar a experiência do candidato também irá criar uma melhor experiência para a contratação de gestores, líderes e RH.
POR: Sara Alves (Head of Business at Heading Careers)