ASSINAR NEWSLETTER
Sexta-feira, Setembro 18, 2026
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

É possível planear o futuro com base em pausas e períodos de descanso

IIRH Por IIRH
1 de Abril, 2019
em MERCADO RH
0
É possível planear o futuro com base em pausas e períodos de descanso
25
Partilhas
281
Visualizações

Há situações a considerar aquando da marcação de férias. A Seresco indica quais.

Termina no final do mês de abril quer o período durante o qual, por lei, o trabalhador pode usufruir das férias não gozadas em 2018, quer o período de marcação de férias. “A realidade atual é que a aceleração e competitividade que vivemos leva a um ritmo de negócios mais acelerado, com maior flutuação entre colaboradores que hoje transitam não só de áreas, como de empresas e a volatilidade no trabalho leva a entradas e saídas das empresas ao longo do ano”, afirma a Seresco em comunicado.

De acordo com a empresa fornecedora de soluções de tecnologias de informação, é possível calcular e melhor planear o futuro com base em pausas e períodos de descanso. Os dias que são possíveis marcar dependem de determinadas situações.

Se o trabalhador ingressou na empresa no ano passado, mas não cumpriu um ano completo de trabalho, começou a trabalhar, por exemplo, a 1 de março de 2018 e terminou o seu contrato a 31 de janeiro de 2019, diz o art.º 245.º do Código do Trabalho que cessando o contrato no ano seguinte ao que entrou, sem ter chegado a cumprir 12 meses de contrato, a soma total das férias ou da correspondente retribuição a que o trabalhador tem direito não poderá exceder o proporcional ao período anual de férias, tendo em conta a duração do contrato.

Neste caso o trabalhador tem direito a um total de 20 dias de férias e um subsídio de férias correspondente a dois dias por cada mês de duração do contrato – 18 dias de 2018 e dois dias de 2019. Se em dezembro foi liquidado o valor correspondente ao subsídio de férias de 2018, só terá a receber o proporcional a 2019, ou seja dois dias úteis.

Partindo do princípio que os dias de férias de 2018 estão gozados, e o subsídio de férias já está pago, e liquidado em dezembro de 2018, o colaborador tem a receber apenas os proporcionais do ano de liquidação, nomeadamente 1/12 de subsídio de férias e 1/12 de dias de férias.

Se o trabalhador ingressou na empresa no ano anterior ao da cessação do contrato, mas completou um ano de trabalho, por exemplo se entrou a 1 de março de 2018 e conta cessar funções a 30 de junho de 2019, deve ser estabelecida uma proporção entre os 16 meses de duração do contrato e as férias: 18 dias úteis de férias e nove meses de subsídio de férias, de 2018, a acrescer a 12 dias úteis de férias de 2019 e subsídio de férias dos seis meses transcorridos em 2019.

Se os 18 dias foram usufruídos e pagos no final de 2018, como é prática comum, a empresa deve, por exemplo, pagar a retribuição de dias de férias e o subsídio de férias correspondente aos 12 dias que faltam de 2019. Partindo do princípio que os dias de férias de 2018 já foram gozados, e o subsídio de férias foi pago, o empregado tem a receber apenas os proporcionais do ano de liquidação, o que resulta em 6/12 do subsídio de férias e 6/12 de dias de férias.

Se o trabalhador foi admitido no dia 1 de dezembro de 2017 e saiu a 1 de janeiro de 2019, tem direito a receber a retribuição de férias e o seu subsídio de férias, correspondentes a férias vencidas e não desfrutadas e os proporcionais ao tempo de serviço prestado no ano liquidado. Por exemplo, e partindo do princípio que os dias de férias de 2017 e 2018 já foram gozados e o subsídio de férias já está pago, em dezembro de 2018 considera-se o proporcional e em junho do ano seguinte o total, o empregado tem a receber por inteiro o 2018 e os proporcionais respeitantes ao trabalho no ano de liquidação, o que significa 12/12 de subsídio de férias, um dia de subsídio de férias, 12/12 de dias de férias e um dia de férias.

Se a data fosse 31 de janeiro de 2019, teria direito a 12/12 de subsídio de férias, 1/12 de subsídio de férias e 12/12 dias de férias e 1/12 de subsídio de férias.

Mais sobre Atualidade;empregoférias
Notícia anterior

Conheça as tendências de emprego em Portugal para 2019

Notícia seguinte

CEGOC apresenta soluções 4REAL® e aumenta o desempenho de colaboradores e empresas

Recomendamos

Wellow Network compra A Temporária. Talenter integra 650 trabalhadores e 60 clientes

Wellow Network compra A Temporária. Talenter integra 650 trabalhadores e 60 clientes

11 de Setembro, 2026
Prepare-se: idade da reforma vai voltar a mexer. Saiba quanto e porquê

Reformados e desempregados estão a voltar ao mercado de trabalho. Este projeto já ajudou 5.400 pessoas

8 de Setembro, 2026
O que é a nova “economia de competências humanas” que está a ganhar força com a IA?

“Adeus”, Mercer. A partir de agora, a marca passa a chamar-se Marsh

4 de Setembro, 2026
Há uma nova Top Employer em Portugal. Aubay conquista certificação internacional

Há uma nova Top Employer em Portugal. Aubay conquista certificação internacional

3 de Setembro, 2026

De benefício a sistema: o caminho da Cachapuz rumo à certificação NP 4590

20 de Agosto, 2026
“Simples, eficaz e integrada”: Michael Page aposta em marca única para reforçar resposta às empresas

“Simples, eficaz e integrada”: Michael Page aposta em marca única para reforçar resposta às empresas

31 de Julho, 2026
VEJA MAIS
Notícia seguinte
CEGOC organiza o Take Off

CEGOC apresenta soluções 4REAL® e aumenta o desempenho de colaboradores e empresas

  • MAIS POPULARES
  • ÚLTIMAS
Pressão dos custos leva empresas portuguesas a rever benefícios

Novo corte do IRS chega aos salários em novembro. Fizemos as contas e há um “mas” que os RH (e trabalhadores) devem saber

16 de Setembro, 2026
RH Talk – O Paradoxo de 2026: mais tecnologia, menos energia humana?

RH Talk – O Paradoxo de 2026: mais tecnologia, menos energia humana?

25 de Junho, 2026
José Morais Barbosa é o novo diretor comercial de formação da PKF Academy

José Morais Barbosa é o novo diretor comercial de formação da PKF Academy

6 de Março, 2026
Demasiado ocupado para pensar? Cinco prompts do ChatGPT que devolvem a criatividade

As empresas portuguesas já pensam como são vistas pelo ChatGPT e Gemini? Novo índice de employer branding dá a resposta

18 de Setembro, 2026
Portugal é o 3º país do mundo com mais dificuldades em contratar. Descubra as competências mais procuradas.

“A pessoa certa, no momento certo”: Grafton lança Interim Management em Portugal

18 de Setembro, 2026
Já são conhecidos os vencedores dos Wellbeing Awards 2026. Espreite a lista completa

Já são conhecidos os vencedores dos Wellbeing Awards 2026. Espreite a lista completa

17 de Setembro, 2026

Agenda de Eventos

Set 19
9:00 - 19:00

EU DECIDO 2026

Set 30
9:00 - 12:30

Employer Branding by iiRH 2026

Out 1
10:00 - 11:00

Human Risk Insights Talks

Out 20
8:30 - 18:00

Global Talent Day 2026

Nov 3
Novembro 3 @ 8:00 - Novembro 5 @ 17:00

Conferência: Labour Law Day

Ver calendário
TODOS OS EPISÓDIOS AQUI

Passaporte

LeYa inicia novo capítulo com Sofia Correia de Barros como CEO

LeYa inicia novo capítulo com Sofia Correia de Barros como CEO

7 de Setembro, 2026
Carla Sousa é a nova Business Director da Unidade de Serviços da Talenter

Carla Sousa é a nova Business Director da Unidade de Serviços da Talenter

4 de Setembro, 2026
Manuel Flahault é o novo rosto da liderança da Air France-KLM na Península Ibérica

Manuel Flahault é o novo rosto da liderança da Air France-KLM na Península Ibérica

1 de Setembro, 2026

Newsletter Semanal

  • 15.2k Fans
  • 3k Followers
  • 1.4k Subscribers

RHmagazine | Leia gratuitamente

Vídeos | Eventos by iiRH

https://www.youtube.com/watch?v=gaMUX4V0g_k
https://www.youtube.com/watch?v=2vJi28grd30&t=16s

assinatura da newsletter

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');