O primeiro estudo salarial do setor da hotelaria e turismo, desenvolvido em Portugal pela Mercer, conclui que em 77% das empresas analisadas os resultados obtidos condicionam os incrementos salariais.
Cria emprego e contribui para a economia nacional. Em números, em 2018, Portugal viu o emprego no setor da hotelaria e turismo aumentar em 328,5 mil postos de trabalho, representando 6,7% da economia portuguesa. As conclusões são do Club Survey do setor da hotelaria em Portugal, o primeiro estudo salarial do setor desenvolvido em território nacional pela Mercer, que justifica a sua realização com os desafios associados aos recursos humanos, nomeadamente a escassez de mão-de-obra qualificada, elevado turnover, crescente integração dos mercados laborais europeus e a mobilidade internacional, e com a importância que o acesso à informação sobre o mercado assume.
Os resultados da organização (77%), o desempenho individual (69%), o nível funcional (46%), o posicionamento na grelha salarial (46%), o posicionamento face ao mercado (31%), a inflação (23%) e a antiguidade (8%) são os fatores que a consultora identificou como condicionantes dos incrementos salariais no setor. No ano passado, a direção-geral e administração, diretores de primeira linha, comerciais e vendas registaram, em média, um incremento salarial de 1,3%. Os administrativos e operários registaram um incremento salarial de 1,6%, os quadros superiores registaram 1,4% e as chefias intermédias 2,1%.
Já em relação a este ano, a Mercer prevê que a direção-geral e administração, os diretores de primeira linha e comerciais e vendas tenham um incremento salarial médio de 1,6%, os administrativos e operários de 1,9% e as chefias intermédias e quadros superiores de 2,1%.
De acordo com a consultora, 54% da população ativa no setor da hotelaria e turismo é do sexo masculino e 46% do sexo feminino. Maioritariamente, a idade da população é inferior a 26 anos (20%) e a antiguidade é inferior a quatro anos, sendo o ensino secundário a habilitação literária mais prevalente (40%).
O Survey do Setor da Hotelaria apresenta uma amostra de 93 hotéis e pousadas, sendo que 77% das empresas são nacionais e 33% multinacionais. Metade das empresas analisadas apresentam um volume de negócios entre os cinco e os 20 milhões de euros e 28% têm mais de 500 colaboradores.
“O setor da hotelaria e turismo apresenta uma enorme importância para a economia nacional, sendo um dos setores que mais pessoas emprega em Portugal. Com o Club Survey do Setor da Hotelaria identificámos que a população ativa no setor é bastante jovem e verificámos que há alguma escassez de mão-de-obra especializada. Relativamente à compensação dos colaboradores, verificámos também que a principal condicionante para o incremento salarial são os resultados da organização e o desempenho individual, sendo que as perspetivas para este ano relativamente a este assunto são animadoras”, afirma Marta Dias Gonçalves, da Mercer, citada no comunicado.