ASSINAR NEWSLETTER
Terça-feira, Setembro 15, 2026
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

Sonae MC cria curso superior para aumentar competências de colaboradores

Rita Puga Por Rita Puga
15 de Novembro, 2021
em APRENDIZAGEM & FORMAÇÃO
0
Sonae MC cria curso superior para aumentar competências de colaboradores
33
Partilhas
364
Visualizações

A Sonae MC criou, em parceria com a Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE), do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), o Curso de Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Gestão Retalhista, cuja 1ª edição arrancou a 5 de novembro.

A criação deste curso, que conta com a participação de 20 colaboradores com funções de liderança nas equipas de operações da Sonae MC, acontece no âmbito do plano de formação assegurado pela empresa, que visa promover a aprendizagem ao longo da vida, mas também reconhecer a experiência destes profissionais.

O curso está totalmente focado no desenvolvimento de competências de futuro associadas às novas tecnologias no retalho, ao omnicanal e ao conceito de customer centric, preparando os alunos para a evolução do negócio do setor. Mais informações sobre o curso e respetivo programa aqui.

Com a duração de 1 ano, acrescido de 6 meses de estágio (no próprio local de atividade), o curso decorre em regime pós-laboral e em formato b-learning, e irá desenvolver competências dos profissionais da Sonae MC que desempenham funções no âmbito da Gestão Retalhista.

“Mas também valorizar as suas experiências, já que, por possuírem mais de 5 anos de prática e experiência profissional nesta área de atividade, beneficiarão de um processo de reconhecimento de até 50% da frequência do ciclo de estudos, acelerando a obtenção do respetivo diploma e certificação” explica Vera Rodrigues, Head of People da Sonae MC.

A formação permite o aumento das qualificações dos colaboradores da Sonae MC com uma escolaridade ao nível do 12º ano (correspondente ao Nível 3 do Quadro Nacional de Qualificações) para o grau de Técnico Superior Profissional (correspondente ao Nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações).

A Sonae MC torna-se assim a primeira empresa a realizar uma parceria em Portugal neste âmbito, para um grupo de 20 pessoas ativas da sua empresa. Este projeto promove o ingresso tardio de alunos com faixa etária acima dos 30 anos, integrados no mercado de trabalho, no ensino superior conduzindo ao desenvolvimento de competências como “aprender a aprender”.

Vera Rodrigues acrescenta ainda que “com este curso garantimos às nossas pessoas o desenvolvimento de competências críticas face às transformação que vivemos no setor do retalho, bem como asseguramos o reconhecimento formal das mesmas, aumentando o seu nível de escolaridade. Tudo isto representa um benefício direto para as nossas pessoas, mas também uma melhor experiência e nível de satisfação dos nossos clientes. Na Sonae MC – sendo nós um dos principais empregadores privados em Portugal – assumimos convictamente o papel e particular responsabilidade de dar resposta à necessidade de atingirmos um nível mais elevado de qualificações no nosso setor em específico – e no país como um todo – apostando de forma clara na antecipação, planeamento e desenvolvimento estratégico das nossas pessoas e das nossas lideranças”.

Após conclusão do curso, os formandos ficarão aptos a coordenar e executar atividades associadas à gestão do comercial de retalho, apoiando também o planeamento, organização, direção das equipas comerciais, desenvolvendo estratégias de comunicação, organização e layout do ponto de venda, através da gestão dos recursos de marketing. Tem ainda como propósito responder à aprendizagem ao longo da vida, seguindo as melhores práticas internacionais, com um regime de ingresso que respeita a orientação profissionalizante, em especial para estudantes de transição tardia, com um programa de estudos flexível, recorrendo maioritariamente à formação à distância.

O desenvolvimento deste curso em parceria com a ESCE vem no seguimento do protocolo criado entre a Sonae MC e o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), em janeiro de 2019, que também já possibilitou o lançamento do mestrado pioneiro em “Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento – LGCA” com o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) e o Curso de Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Gestão Comercial no Ponto de Venda com o Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP), do Politécnico do Porto (IPP).

A parceria entre a Sonae MC e o CCISP materializa-se numa plataforma de diálogo permanente, com o objetivo de promover o ingresso e as qualificações ao nível do Ensino Superior, e dar resposta às necessidades de recrutamento e desenvolvimento profissional, a partir duma oferta formativa mais alinhada com as atuais exigências das marcas e dos negócios que a Sonae MC representa.

Mais sobre Aumento de qualificaçõesCCISPcolaboradoresCurso superiorCustomer centricDesenvolvimento de competênciasESCEFormação académicaGestão RetalhistaPromover a aprendizagemSonae MC
Notícia anterior

Multipessoal celebra o 28º aniversário com mais de 650 oportunidades de emprego

Notícia seguinte

Ângelo Valente é o novo de Diretor Executivo da London School of Design & Marketing

Recomendamos

ISEG reforça apoio às carreiras dos Alumni com novo nível do Programa de Mentoria

O segundo melhor mestrado em gestão do mundo é português

7 de Setembro, 2026
Sara Sousa Brito, People Value. “A customização tornou-se essencial”

Sara Sousa Brito, People Value. “A customização tornou-se essencial”

28 de Agosto, 2026
Opinião Eduardo Marques Lopes, Clan. A formação como motor de atração e desenvolvimento de talento

Opinião Eduardo Marques Lopes, Clan. A formação como motor de atração e desenvolvimento de talento

7 de Agosto, 2026
Esta é a instituição de ensino superior portuguesa que mais convence os líderes empresariais

Esta é a instituição de ensino superior portuguesa que mais convence os líderes empresariais

6 de Agosto, 2026
Caso prático. Como a SCML transformou os desafios da legislação laboral numa oportunidade de aprendizagem (com o apoio do iiRH)

Caso prático. Como a SCML transformou os desafios da legislação laboral numa oportunidade de aprendizagem (com o apoio do iiRH)

20 de Julho, 2026
Factorial Summit Porto: os desafios que estão a redefinir o papel dos líderes de RH

Factorial Summit Porto: os desafios que estão a redefinir o papel dos líderes de RH

25 de Junho, 2026
VEJA MAIS
Notícia seguinte
Ângelo Valente é o novo de Diretor Executivo da London School of Design & Marketing

Ângelo Valente é o novo de Diretor Executivo da London School of Design & Marketing

  • MAIS POPULARES
  • ÚLTIMAS
Coverflex prevê subida nos custos dos seguros de saúde das empresas em Portugal

Aumentos salariais de 3,2% em 2027? Sim, mas não para todos. Passamos a explicar

7 de Setembro, 2026
Aumentos, salários e carreiras. O que muda na Função Pública até 2029

O seu salário líquido pode aumentar já em novembro. Saiba porquê

9 de Setembro, 2026
José Morais Barbosa é o novo diretor comercial de formação da PKF Academy

José Morais Barbosa é o novo diretor comercial de formação da PKF Academy

6 de Março, 2026
Mercado de escritórios em risco com a IA? Lisboa prova que não é bem assim

Na China, a IA já permite fazer mais com menos pessoas. Os tribunais começam agora a definir os limites

14 de Setembro, 2026
Quatro desafios, quatro webinars. Da saúde à transparência salarial, WTW debate o que está a mudar nas empresas

Quatro desafios, quatro webinars. Da saúde à transparência salarial, WTW debate o que está a mudar nas empresas

14 de Setembro, 2026
“A transparência salarial vai muito além de uma alteração legislativa”: o que esteve em debate no encontro do Grupo Egor

“A transparência salarial vai muito além de uma alteração legislativa”: o que esteve em debate no encontro do Grupo Egor

14 de Setembro, 2026

Agenda de Eventos

Set 19
9:00 - 19:00

EU DECIDO 2026

Set 30
9:00 - 12:30

Employer Branding by iiRH 2026

Out 1
10:00 - 11:00

Human Risk Insights Talks

Out 20
8:30 - 18:00

Global Talent Day 2026

Nov 3
Novembro 3 @ 8:00 - Novembro 5 @ 17:00

Conferência: Labour Law Day

Ver calendário
TODOS OS EPISÓDIOS AQUI

Passaporte

LeYa inicia novo capítulo com Sofia Correia de Barros como CEO

LeYa inicia novo capítulo com Sofia Correia de Barros como CEO

7 de Setembro, 2026
Carla Sousa é a nova Business Director da Unidade de Serviços da Talenter

Carla Sousa é a nova Business Director da Unidade de Serviços da Talenter

4 de Setembro, 2026
Manuel Flahault é o novo rosto da liderança da Air France-KLM na Península Ibérica

Manuel Flahault é o novo rosto da liderança da Air France-KLM na Península Ibérica

1 de Setembro, 2026

Newsletter Semanal

  • 15.2k Fans
  • 3k Followers
  • 1.4k Subscribers

RHmagazine | Leia gratuitamente

Vídeos | Eventos by iiRH

https://www.youtube.com/watch?v=gaMUX4V0g_k
https://www.youtube.com/watch?v=2vJi28grd30&t=16s

assinatura da newsletter

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');