ASSINAR NEWSLETTER
Domingo, Novembro 1, 2026
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • employer branding
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

Os Jovens e o Mercado de Trabalho: Mitos e Realidades

A Randstad divulgou os resultados de um estudo sobre o mercado de trabalho jovem em Portugal, comparando-o com outras gerações e regiões da UE (União Europeia).

IIRH Por IIRH
15 de Novembro, 2024
em MERCADO RH, TENDÊNCIAS RH
1
Os Jovens e o Mercado de Trabalho: Mitos e Realidades
20
Partilhas
222
Visualizações

A Randstad Research partilhou os resultados do estudo “Mitos e Realidades sobre os Jovens e o Mercado de Trabalho”. Este teve o propósito de, como o próprio nome indica, desmistificar ideias pré-concebidas sobre os jovens e a sua integração no mercado de trabalho português. Os dados tiveram por base fontes estatísticas oficiais, como o IEFP, o INE e a Eurostat. Para além da análise em Portugal, o mercado foi comparado com o de outros países da UE, bem como com outras faixas etárias.

Os principais mitos que deverão ser corroborados estão relacionados com a ideia de que existe uma fuga generalizada de talento em Portugal e que o desemprego jovem permanece uma realidade no país. Verifiquemos, então, esta e outras conceções:

  • Estão realmente os jovens sobrequalificados? Ainda que os jovens estejam significativamente mais qualificados academicamente do que as gerações anteriores, é um mito afirmar que estão sobrequalificados. Em Portugal, 27,5% dos jovens completaram a formação superior, valor alinhado com a média da UE. O desafio passa por conseguir um melhor ajuste às necessidades do mercado de trabalho, para que a qualificação disponível seja mais bem aproveitada e que se evite um skills mismatch.
  • Há, em Portugal, uma fuga massiva de talento jovem? Se compararmos com a média europeia, a percentagem de emigrantes jovens é relativamente alta. No entanto, a verdade é que a percentagem total de jovens emigrantes sobre o total da população jovem foi de apenas 1,1%, o que significa que, apesar da emigração ser uma realidade, a grande maioria dos jovens permanece em Portugal.
  • A formação superior é adequada às necessidades do mercado, em termos de experiência? Ainda que a formação superior seja relevante, 65% dos jovens em Portugal não tiveram nenhuma experiência profissional enquanto estudavam no ensino superior e existe um desajuste entre a formação académica e a prática profissional dos estudantes. Assim, a formação superior em Portugal não oferece uma experiência prática tão relevante como noutros países europeus.

  • Tem Portugal um grave problema de desemprego jovem? Atualmente, a taxa de desemprego dos mais jovens (dos 16 aos 24 anos) é quase quatro vezes superior à taxa de desemprego da população geral. Este valor faz com que Portugal, em comparação com a UE, esteja 3,6 pontos acima da média, uma das maiores da Europa.
  • Os jovens mudam de emprego com maior facilidade do que outras gerações? 20% da população jovem mudou de trabalho nos últimos seis meses e 29% planeia mudar nos próximos seis meses, valores acima do registado noutras gerações e que comprovam que os jovens têm mais facilidade em mudar de emprego.
  • Os jovens têm realmente preferência por trabalhar em áreas mais tecnológicas? Em Portugal, há uma maior preferência pela formação na área das tecnologias, em comparação com a média europeia e mais ainda com os países do sul da Europa. Portugal destaca-se como um dos países da Europa com uma das maiores percentagens de licenciados na área de engenharia, produção e construção, com 19% do total de universitários em Portugal.
  • Os jovens portugueses ganham menos do que os jovens de outros países europeus? Em Portugal, os ganhos médios da população geral e jovem (menos de 30 anos) estão abaixo tanto da média da UE, como da maioria dos países europeus, particularmente do norte e centro da Europa.

O estudo em questão oferece um panorama completo e atualizado da situação dos jovens no mercado de trabalho em Portugal. Através dele, ideias preconcebidas são desmistificadas e dados concretos são apresentados, para uma melhor compreensão da realidade. Para além destes resultados, a Randstad também partilhou a criação da nova academia de estágios – School of Talent by Randstad – que promete reforçar o posicionamento Partner for Talent da empresa.

A academia tem o objetivo de se aproximar do talento jovem, apoiando os candidatos em todo o seu percurso profissional e facilitando, assim, a integração dos recém-graduados no mercado de trabalho, através do estágio. Esta oportunidade é aplicável a diferentes departamentos da Randstad, como RH, marketing, ou informática.

Alex Costa Henriques, Talent Management and Improvement Director da Randstad, esclareceu: “A Randstad acredita que a School of Talent é mais do que um simples programa de estágios: é um investimento no futuro dos profissionais e do próprio mercado de trabalho, já que os estagiários são incentivados a participar ativamente nos diversos projetos dos departamentos, possibilitando, assim, uma primeira experiência profissional numa multinacional de referência”.


Mais sobre DesempregoestudoJovemMercadomitosRandstadrealidadesRHtendências
Notícia anterior

Opinião: O Impacto do IRS Jovem no Mercado de Trabalho em Portugal

Notícia seguinte

Irene Vieira Rua, Doutor Finanças: “Tanto o upskilling como o reskilling têm sido determinantes”

Recomendamos

Desemprego trava nos 5,8% e mercado de trabalho resiste – mas há sinais que não podem ser ignorados

O currículo pode abrir portas, mas há seis fatores que podem decidir uma contratação

30 de Outubro, 2026
Turnos, confiança e compromisso: uma nova prioridade para as empresas

Turnos, confiança e compromisso: uma nova prioridade para as empresas

28 de Outubro, 2026
Longevidade: há vida profissional depois dos 50. E as empresas, estão preparadas?

As empresas preocupam-se com o talento de amanhã. E quem prepara a reforma do talento de hoje?

28 de Outubro, 2026
Portugal é campeão europeu a valorizar benefícios. Mas há um problema que as empresas não podem ignorar

Portugal é campeão europeu a valorizar benefícios. Mas há um problema que as empresas não podem ignorar

28 de Outubro, 2026
De que serve oferecer um benefício se os trabalhadores não o querem utilizar?

De que serve oferecer um benefício se os trabalhadores não o querem utilizar?

27 de Outubro, 2026
Factorial apresenta novo posicionamento. Saiba o que está por detrás da mudança

Factorial apresenta novo posicionamento. Saiba o que está por detrás da mudança

26 de Outubro, 2026
VEJA MAIS
Notícia seguinte
Irene Vieira Rua, Doutor Finanças: “Tanto o upskilling como o reskilling têm sido determinantes”

Irene Vieira Rua, Doutor Finanças: "Tanto o upskilling como o reskilling têm sido determinantes"

Comentários 1

  1. Graça Maria Augusto de Carvalho Rebocho says:
    2 anos ago

    Boa Tarde,
    Gostaria de ter mais informação sobre o estudo agora publicado. Quais as fontes? O objetivo é poder usar a informação academicamente. Mas para isso preciso de saber as fontes.

    Muito obrigada

  • MAIS POPULARES
  • ÚLTIMAS
Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

26 de Outubro, 2026
Estes foram os seis temas críticos que fizeram cair o acordo da reforma laboral

O salário mínimo vai subir em 2027. Saiba quais os três valores em cima da mesa

12 de Outubro, 2026
Coverflex prevê subida nos custos dos seguros de saúde das empresas em Portugal

O seu salário líquido vai aumentar em novembro. Simule aqui quanto vai receber a mais com a descida de 50% do IRS

21 de Outubro, 2026
Desemprego trava nos 5,8% e mercado de trabalho resiste – mas há sinais que não podem ser ignorados

O currículo pode abrir portas, mas há seis fatores que podem decidir uma contratação

30 de Outubro, 2026
Potenciar o talento: o grande desafio das empresas nos dias de hoje

Potenciar o talento: o grande desafio das empresas nos dias de hoje

30 de Outubro, 2026

Opinião Este artigo Filipa Gameiro, LLH | DBM Portugal. O elo esquecido: os gestores intermédios na transformação organizacional

30 de Outubro, 2026

Agenda de Eventos

Nov 3
Novembro 3 @ 8:00 - Novembro 5 @ 17:00

Conferência: Labour Law Day

Nov 4
Novembro 4 @ 8:00 - Novembro 6 @ 17:00

Conferência: Transparência Salarial

Nov 4
10:00 - 16:00

This Is Me- Associação Salvador

Nov 24
Novembro 24 @ 8:00 - Novembro 26 @ 17:00

Conferência: People Analytics Day

Ver calendário
TODOS OS EPISÓDIOS AQUI

Passaporte

Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

26 de Outubro, 2026
Entrou na Eurofirms em 2017 e agora vai liderar a operação em Portugal. Conheça Lucília Queirós

Entrou na Eurofirms em 2017 e agora vai liderar a operação em Portugal. Conheça Lucília Queirós

21 de Outubro, 2026
Da Academia Montepio à Federação Portuguesa de Futebol. O novo desafio de Lurdes Romeiro Serrão

Da Academia Montepio à Federação Portuguesa de Futebol. O novo desafio de Lurdes Romeiro Serrão

13 de Outubro, 2026

Newsletter Semanal

  • 15.2k Fans
  • 3k Followers
  • 1.4k Subscribers

RHmagazine | Leia gratuitamente

Vídeos | Eventos by iiRH

https://www.youtube.com/watch?v=gaMUX4V0g_k
https://www.youtube.com/watch?v=2vJi28grd30&t=16s

assinatura da newsletter

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • employer branding
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');