Pivot to the Future é um manual de apoio para os líderes de negócio que pretendam tirar o máximo partido das novas tecnologias.
A Accenture lançou recentemente o livro Pivot to the Future: Discovering Value and Creating Growth in a Disrupted World, que defende, segundo a consultora, que a emergência de novas tecnologias, como a inteligência artificial, a realidade virtual e aumentada, o 5G e a computação quântica, requer que os negócios continuem a reinventar-se através de novas estratégias de gestão e de alocação de capital.
Da autoria de Omar Abbosh, group chief executive da área de Comunicações, Media & Tecnologia e anterior chief strategy officer da Accenture, Paul Nunes, global managing director da Accenture Research, e Larry Downes, senior fellow da Accenture Research e autor de vários best-sellers, o livro baseia-se num estudo da Accenture realizado a milhares de empresas de 30 setores de atividade, na sua própria experiência de reinvenção e na sua visão de mercado. O prefácio do livro foi escrito por Pierre Nanterme, antigo chairman e CEO da consultora.
“Com mais de 100 case studies de empresas que estão a reinventar-se através de uma série de mudanças estratégicas, o enquadramento prático de Pivot to the Future revela como é que as organizações podem tirar o máximo partido dos seus negócios core através de investimentos estratégicos em novas tecnologias. O livro defende que as empresas podem potenciar o seu futuro se adotarem uma mentalidade de startup, escalando os seus negócios à medida que as novas tecnologias e os mercados emergem”, lê-se no comunicado enviado às redações.
O livro conta também a história de sucesso da Accenture. Reconhecendo que, no início de 2010, os serviços profissionais e de outsourcing estavam a caminhar para a comoditização, a Accenture investiu em cinco áreas digitais que estavam, na altura, em crescimento – interactive, mobile, analytics, cloud e cibersegurança – e tinham potencial para entregar mais benefícios aos clientes e gerar um maior crescimento para a empresa.