A segunda edição da Summer Innovation Week selecionou 25 alunos portugueses, dos 250 que se candidataram à iniciativa da Critical Software.
Chegou ao fim a segunda edição da Summer Innovation Week. A iniciativa promovida pela Critical Software reuniu, este ano, 25 jovens de Norte a Sul de Portugal que, durante cinco dias, desenvolveram seis protótipos com recurso a tecnologia de ponta no Fikalab, o laboratório de inovação da multinacional portuguesa.
“Foram cinco dias de trabalho intenso, mas os talentosos jovens que passaram pela sede da Critical Software em Coimbra provaram estar à altura dos desafios colocados pelos seus mentores. Entre os projetos desenvolvidos, salienta-se a criação de um carro inteligente com sensores de obstáculos e comandos por voz, o desenvolvimento de um sistema que permite equilibrar autonomamente uma mota, um controlador de temperatura para casas inteligentes e um robô que está programado para reagir de diferentes formas consoante as imagens que são captadas através de uma câmara integrada”, refere a Critical Software na nota de imprensa.
Para Gonçalo Silva, representante do Fikalab, “o foco e o interesse dos jovens foram as características que sobressaíram na edição deste ano”. “Se estes participantes forem uma representação do talento que está a crescer no nosso país, o futuro do desenvolvimento de tecnologia made in Portugal está seguramente bem entregue”, afirma.
“Apesar dos projetos serem direcionados aos participantes, também nós, responsáveis e mentores, nos sentimos desafiados, o que torna esta experiência positiva tanto para eles, como para nós. Aprendemos muito com a forma como pensam e questionam o status quo”, acrescenta Gonçalo Silva.
De acordo com a Critical Software, a segunda edição da Summer Innovation Week recebeu cerca de 250 candidaturas, um aumento de 25% face ao ano passado. E para o ano há mais. “Os representantes do Fikalab asseguram que estão a pensar na melhor forma de acolherem mais jovens nas próximas edições”, refere a multinacional portuguesa.