Autora: Raquel Sanmartín, Chief Operating Officer Portugal da APCER
A certificação Fair Telework – criada pela APCER – pretende avaliar o impacto do teletrabalho nas empresas e seus colaboradores, otimizando-o. Uma organização com a marca Fair Telework transparece o seu respeito pelo bem estar das suas pessoas.
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uitas organizações portuguesas demonstraram, nos últimos 22 meses, uma elevada capacidade de superação e de resiliência ao terem de mudar, de um dia para o outro, do tradicional regime de trabalho presencial para o regime de teletrabalho. Ultrapassadas as barreiras culturais e tecnológicas que dificultaram a adoção do teletrabalho por parte de algumas organizações, estamos no momento certo para avaliar o impacto positivo que esta nova realidade teve nas organizações e nos seus colaboradores, assim como os principais desafios na sua adoção de uma forma permanente e continuada. Foi com este objetivo de avaliação que a APCER desenvolveu a marca Fair Telework.
Neste novo contexto, a liderança representa um fator crítico de sucesso para a adoção do teletrabalho, seja no formato híbrido, seja no formato total. Os líderes devem desenvolver competências para apoiar, confiar e motivar à distância, sem esquecer a adoção de ferramentas que permitam, a colaboradores e aos próprios líderes, acompanhar o seu desempenho e definir ações sempre que for necessário.
A certificação Fair Telework foi pensada para apoiar as organizações na otimização desta modalidade. A APCER, através da realização de uma auditoria remota, que inclui entrevistas a colaboradores e respetivos líderes, verifica se as organizações cumprem os Princípios do Teletrabalho que se baseiam nas orientações definidas pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em matéria de teletrabalho, e recolhidas no documento Teleworking during the COVID-19 pandemic and beyond – A Practical Guide.
Esta certificação pode ser utlizada em qualquer organização, independentemente da sua dimensão e atividade, desde que existam colaboradores em teletrabalho
Na APCER acreditamos que uma implementação adequada das boas práticas do teletrabalho pode beneficiar a organização e toda a sua esfera de influência através das seguintes vertentes.
- Promoção de uma cultura de bem-estar dentro da organização;
- Criação de condições para a existência de equilíbrio entre a vida pessoal, familiar e profissional, garantindo o direito de desconexão;
- Adoção das diferentes ferramentas e práticas existentes para manter a motivação, desempenho e produtividade em níveis de excelência;
- Atração e retenção dos melhores talentos, independentemente do seu local de residência.
Esta certificação pode ser realizada em qualquer organização, independentemente da sua dimensão e atividade,
desde que existam colaboradores em teletrabalho.
A atribuição da marca Fair Telework permite às organizações demonstrarem o seu compromisso e respeito pelo bem-estar dos seus colaboradores, assim como a existência de uma liderança de excelência.
Artigo publicado na edição n.º 137 da RHmagazine, referente aos meses de novembro/dezembro de 2021.
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