Autor: Bárbara Carvalho, Psicóloga Clínica da TEAM 24
O local de trabalho é um contexto ideal para se promover uma cultura de saúde, os colaboradores e as lideranças podem ter um papel ativo para se atingir o bem-estar desejado nas organizações.
Para que estes resultados se estendam mesmo fora do contexto laboral, podem-se implementar ações e programas de saúde mental.
Os responsáveis pelos recursos humanos da empresa, por sua vez, têm um papel crucial na operacionalização e monitorização de todas as medidas implementadas.
O papel dos colaboradores na prevenção dos riscos psicossociais
Começando pela análise individual, a intervenção passa por aspetos relacionados com hábitos, práticas e estilos de vida. Cada colaborador é responsável pela sua saúde e bem-estar, partindo desse pressuposto é possível que cada pessoa possa desenvolver atividades que capacitem e aumentem o controlo da sua própria saúde.
Em primeiro lugar é necessário apelar à tomada de consciência, elevados níveis de stress dificultam prestar atenção ao próprio bem-estar.
Os principais parâmetros a refletir são:
- Estou a ter as horas de descanso suficientes?
- A minha alimentação é equilibrada?
- Tenho realizado atividade física?
- Estou com vontade de me isolar?
- Aumentei o consumo de hábitos nocivos, como o tabaco ou álcool?
Após esta reflexão e se verificar a necessidade de incutir hábitos sustentáveis para promover a sua saúde, deve incluir na rotina atividades que vão ao encontro dos seus interesses.
Apesar disso, vários estudos apontam para resultados positivos na redução de stress, o realizar de atividades em contacto com a natureza, atividades que envolvam a atividade física, a meditação e o relaxamento.
As intervenções ao nível da gestão de tempo e a procura de aconselhamento psicológico sempre que necessário são também essenciais na promoção da saúde e prevenção dos riscos psicossociais.
O papel dos líderes na prevenção dos riscos psicossociais
Os olhares atentos das lideranças, podem ajudar a contribuir para a reflexão sobre o estado de saúde mental dos colaboradores, por exemplo através da implementação de ações e programas de promoção de saúde, tais como: Higiene do sono; Hábitos saudáveis; Técnicas de relaxamento; Posturas no local de trabalho; Atividade física regular, mas não só.
As principais formas da organização promover a qualidade de vida, a satisfação e a saúde mental dos trabalhadores são através de ambientes de trabalho que respeitem e protejam os direitos civis, promovam o envolvimento e a participação, a segurança e a liberdade, na dimensão física e psicossocial.
São estes os principais influenciadores da resiliência, qualidade e eficácia de trabalho. Ao se promoverem os recursos pessoais é possível alcançar o equilíbrio e bem-estar individual assim como bons níveis de saúde mental numa empresa.
As supervisões de grupo, as reuniões de equipa, as funções bem definidas assim como os programas de mentoria são intervenções que também contribuem para os resultados esperados. Para tal é também necessário o investimento das organizações na formação e desenvolvimento das lideranças.
E as organizações e os recursos humanos como podem contribuir?
Se existirem benefícios na empresa, como no caso, do acompanhamento psicológico, o papel dos recursos humanos e o seu olhar atento pode ajudar a que os colaboradores previnam ou limitem as consequências negativas para a sua saúde quando já estão expostos a sintomas. Para isso é necessário referenciar para os serviços e publicitá-los internamente sempre que possível.
Por sua vez a organização pode investir em ações e programas com o objetivo de melhorar a intervenção preventiva, como sugere a Direção-Geral da Saúde, com foco em áreas como:
- Promoção da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida no trabalho;
- Gestão da motivação no trabalho;
- Estratégias de comunicação;
- Técnicas de planeamento e gestão do trabalho;
- Dinâmicas de valorização: da inovação, da criatividade, do empenho, de comportamentos saudáveis, de resiliência no trabalho;
- Estratégias para equilíbrio trabalho/família.
Em síntese, todos podem e devem contribuir!
É de extrema importância o envolvimento de toda a organização na prevenção e identificação precoce dos fatores de riscos psicossociais, as lideranças e a organização têm um papel fundamental na construção e manutenção de um clima seguro e saudável, de confiança e de interajuda entre os trabalhadores, que asseguram a saúde física e mental positiva em relação ao trabalho.
Aos colaboradores, com o mesmo grau de importância no envolvimento e construção de um clima organizacional saudável, cabe-lhes a manutenção da sua própria saúde através das estratégias de autocuidado referidas anteriormente.
Ainda ao nível das intervenções primárias é de extrema importância a participação de todos no preenchimento dos questionários de diagnostico dos riscos psicossociais, assim como o apelo à participação pelos Recursos humanos.
Ao nível das intervenções secundárias, os colaboradores devem comunicar as suas necessidades e preocupações que vão sendo identificadas, é crucial para otimizarem a gestão de stress e a redução de riscos identificados.
Ao nível das intervenções terciárias, é necessária a procura de ajuda especializada sempre que existam problemas psicológicos ou a referenciação para os serviços, que é realizada uma vez mais quer pelas lideranças quer pelos recursos humanos.