Os Prémios Heróis PME, uma iniciativa promovida pela Yunit Consulting, registou um crescimento de 19% no número de candidaturas recebidas face ao ano anterior (no total de 86).
Destaca-se a categoria Factor S (Sustentabilidade) entre as restantes, com um crescimento significativo de 56% face ao ano anterior. Do total das candidaturas recebidas, 46% foram para a categoria HPME Geral, 15% Factor S, 12% Transformação Digital, 11% Internacionalização e 15% Startup Revelação. Estas 2 últimas categorias são novidade este ano.
“Em termos gerais, a 5ª Edição apresentou maior diversidade relativamente à origem geográfica das candidaturas em comparação com a edição anterior”, explica Andreia Jotta, diretora de Marketing e Parceiras da Yunit Consulting.
Em termos geográficos, Lisboa (25%), Porto (18%), Braga (17%), Aveiro (8%) e Leiria (8%) apresentaram o maior número de inscrições. No que diz respeito aos setores de atividade, as TIC lideram com 23%, seguidas da Indústria (18%), Comércio (12%) e Serviços para Empresas (10%).
Os critérios de avaliação das candidaturas
Após o encerramento da fase de candidaturas, que ocorreu no dia 6 de março, a Yunit informa que cada candidatura submetida à categoria Heróis PME geral será avaliada de acordo com os seguintes fatores: ‘coragem’, ‘visão empresarial’, e ‘impacto na comunidade local’.
Ao nível da categoria Factor S, serão avaliados os critérios ESG (environment, social e governance), sustentabilidade financeira do projeto assim como a sua escalabilidade e potencial de inovação.
Na categoria de Transformação Digital, a Yunit explica que serão tidos em conta os critérios Inovação e Estratégia, Tecnologia, Processos e Clientes como principais e servirão de “base de avaliação da maturidade” do processo de digitalização da empresa. “O júri irá valorizar o que motivou a decisão e implementação do processo de digitalização, principais objetivos estratégicos e problemas que os candidatos esperam resolver com a transformação digital”, explica Andreia Jotta.
Os prémios
Para Andreia Jotta, o principal prémio dos Heróis PME é o “reconhecimento merecido do trabalho” que está a ser desenvolvido para cada um dos vencedores e o contributo que cada um dá ao desenvolvimento da economia, bem como das suas equipas. “Além, claro, da visibilidade nos media partners e canais digitais da iniciativa.
No entanto, no que diz respeito a prémios propriamente ditos, Andreia Jotta apresenta alguns dos prémios, que variam consoante a categoria: a oferta de serviços Yunit Consulting no valor de 5.000 euros; a Inscrição numa Missão Empresarial de valor até 3.000 euros, uma oferta VICTORIA Seguros; a inscrição na pós-graduação “Gestão para PME“, uma parceria da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa e Nova-SBE; entre outros.
Paulo Pereira da Silva, presidente da Renova, será o embaixador desta edição
O júri dos Heróis PME 2023 será composto por 16 personalidades, que vão analisar as candidaturas dos finalistas mais votadas. O embaixador da 5ª edição dos Prémios será Paulo Pereira da Silva, presidente da Renova.
O júri é também composto po personalidades como: Maria José Martins, Diretora de Conteúdos Criativos da Brands Community; Carlos Suárez, Administrador na VICTORIA Seguros; Francisco Campilho, Administrador-Delegado na VICTORIA Seguros; Luís Teodoro, Administrador da SoftFinança; Hugo Oliveira, Sales Director SAGE; Pedro Raposo, Chairman do Conselho de Administração e Sócio fundador da PRA-Raposo e Sá Miranda & Associados; João Pedro Guimarães, Secretário-Geral da CCIP; ou Bernardo Maciel, CEO e Partner da Yunit Consulting.
O grande vencedor da 5ª edição dos Prémios Heróis PME será conhecido numa gala no dia 27 de junho.