Foram anunciados os vencedores dos prémios CEO, CFO e IRO da 35ª edição dos Investor Relations and Governance Awards (IRGAwards), uma iniciativa da Deloitte que distingue as boas práticas de governance e os principais desempenhos no mercado português, através do impacto gerado nas suas organizações, bem como na promoção de indicadores de eficiência e de transparência no mercado em geral.
“Com a evolução dos mercados financeiros ao longo dos anos, manter objetivos de qualidade e eficiência na prestação de informação aos investidores, é só por si um fator a realçar. Nesse sentido, estes prémios, que evoluíram ao longo de mais de três décadas, apresentam nesta edição, uma base de entidades elegíveis mais abrangente, em virtude do crescente número de organizações que atualmente criam um impacto significativo no mercado financeiro e mercado de capitais português”, sublinha Vítor Bento, presidente do Júri dos IRGAwards.
A lista de nomeados contém personalidades das organizações que contribuíram para a evolução do universo empresarial português ao longo do ano de 2022. Para o seu apuramento foi auscultado um vasto colégio eleitoral, composto por representantes de entidades que atuam no mercado financeiro e empresarial, cujas contribuições conduzem à formação das shortlists de nomeados, com base nas quais o júri fará a escolha final.
“Em 2023, num contexto de grandes transformações geopolíticas e económicas, esta edição dos IRGAwards é inspirada no tema ‘Building better futures, Together’, e pretende centrar-se nos desafios que os líderes do C-Level têm pela frente – tensões militares, inflação, desaceleração económica, segurança, ameaças cibernéticas, crise climática e transição energética – para a construção de uma sociedade mais equilibrada e inclusiva“, explica a Deloitte.
Os nomeados nas categorias de CEO, CFO e IRO Awards
Os nomeados da 35ª edição dos IRGAwards, na categoria do CEO Award, são: António Rios de Amorim (Corticeira Amorim); José Manso Neto (Greenvolt); Miguel Maya (Banco Comercial Português); e Paulo Macedo (Caixa Geral de Depósitos).
Na categoria de CFO Award, foram nomeados: Ana Luísa Virgínia (Jerónimo Martins); Cristina Rios de Amorim (Corticeira Amorim); Miguel Bragança (Banco Comercial Português); e Rui Teixeira (EDP).
Relativamente aos Investor Relations Officer Award (IRO), os principais nomeados são: Cláudia Falcão (Jerónimo Martins); Bernardo Collaço (Banco Comercial Português); Miguel Viana (EDP); e Otelo Ruivo (Galp).
Os vencedores da 35ª edição dos IRGAwards serão deliberados pelo júri da iniciativa – Vítor Bento (Presidente), Álvaro Nascimento, António Esteves, Céline Abecassis Moedas, Duarte Pitta Ferraz, João Moreira Rato, Luís Amado, Nuno Gracias Fernandes e Patrícia Teixeira Lopes. As personalidades e organizações vencedoras serão conhecidos na cerimónia de entrega de prémios, que se realiza a 28 de junho, em Lisboa.