ASSINAR NEWSLETTER
Sábado, Outubro 31, 2026
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • employer branding
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

Aumento à vista: empresas enfrentarão subida de 10% nos custos com planos de saúde

A subida média dos custos com planos de saúde em Portugal está alinhada com a média europeia (10,4%) incorporando 3,1% de aumento geral da inflação.

IIRH Por IIRH
20 de Dezembro, 2023
em MERCADO RH
0
O Impacto da Pandemia na Saúde Mental dos Profissionais, por Gaspar Ferreira
6
Partilhas
69
Visualizações

A Aon, multinacional de serviços nas áreas de risco, reforma, saúde e pessoas, apresenta os resutados do 2024 Global Medical Trend Rates Report que, de acordo com os dados recolhidos, refere que as empresas portuguesas irão registar novamente um aumento dos custos com os planos de saúde em 2024 que se irá situar nos 10%, estimando-se um aumento de 3%, face ao ano anterior.

De acordo com a empresa, pressões quanto à incerteza da duração da inflação e da instabilidade macroeconómica mundial irão persistir e estima-se que os custos com os planos de saúde das empresas alcancem a barreira dos dois digitos. “Em Portugal, prevê-se que o aumento da taxa de juro com planos de saúde seja de 10%, comparando com os 7% (média anual) registados no ano anterior. A nível global a tendência é também de crescimento, fixando-se nos 10,1%, face aos 9,2% registados em 2023, sendo este o valor mais alto desde 2015”, acrescentam.

O aumento consecutivo dos custos de saúde e bem-estar tornaram-se uma preocupação importante para as empresas que, para fazer face a este aumento, estão a procurar implementar algumas medidas de mitigação do risco: os planos de benefícios flexíveis são uma das iniciativas cada vez mais utilizada a nível global, com cerca de 60% dos países a identificarem-na como uma iniciativa a ser considerada em 2024.

“De forma a atenuar estes aumentos, as organizações estão a procurar implementar programas de saúde e bem-estar numa perspetiva de prevenção incluindo: check-ups regulares, programas de nutrição, literacia para o bem-estar, programas de incentivos (gamification), programas de cessação tabágica”, afirma Rita Silva, Senior Associate em HR Solutions da Aon Portugal.

Na análise realizada anualmente pela Aon são também apresentadas as tendências ao nível das coberturas nos planos de saúde e em Portugal as mais procuradas são as de hospitalização, serviços clínicos de laboratório e análises clínicas, estomatologia e oftalmologia, que se mantém inalteradas face às registadas no ano passado e que refletem também as áreas onde o apoio do SNS é menor (ou mais demorado). 

No que diz respeito aos fatores de risco para a saúde, Portugal regista nas cinco primeiras posições o envelhecimento da população (segundo dados das Nações Unidas Portugal é o 4º país do mundo mais envelhecido), a falta de rastreio médico, as condições genéticas, dificuldades na gestão do stress e a tensão arterial elevada.

As projeções com os custos de saúde associados a cada patologia são muito semelhantes às registadas no ano anterior, retratando uma situação muito idêntica em todos os países. Assim, tanto em Portugal como a nível global, as patologias que mais contribuem para os custos dos planos de saúde empresariais são as doenças cancerígenas – os principais tipos de cancro são da mama, do pulmão, o colorretal e da próstata – e as condições cardiovasculares – estas doenças são responsáveis por quase 18 milhões de mortes por ano a nível mundial, segundo a Organização Mundial de Saúde. 

Portugal está em linha e as cinco principais patologias são as doenças cancerígenas, cardiovasculares, musculoesqueléticas e de costas, diabetes e saúde mental.

Quando analisadas as tendências de todas as regiões registaram aumentos moderados nos custos de saúde face ao ano anterior. Destaque para a Europa e a América do Norte, com aumento de 9,1% para 10,4%, e de 6,6% para 7,6% respetivamente. 

As restantes regiões registaram um aumento inferior a um ponto percentual, com o Médio Oriente e África a assinalar um aumento de 14,5% para 15,1%, a Ásia-Pacífico, com 9,2% para 9,7%, e a América Latina e Caraíbas, com 11.6% para 11,7%.


Siga-nos no LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter e assine aqui a nossa newsletter para receber as mais recentes notícias do setor a cada semana!

Mais sobre AonBenefícios flexíveisInflaçãoinstabilidadeSNS
Notícia anterior

LEROY MERLIN contribuiu com mais de 3000 dias de voluntariado em 2023

Notícia seguinte

CHRLY junta-se à Universidade Católica na reintegração de mulheres no mercado de trabalho

Recomendamos

Turnos, confiança e compromisso: uma nova prioridade para as empresas

Turnos, confiança e compromisso: uma nova prioridade para as empresas

28 de Outubro, 2026
Factorial apresenta novo posicionamento. Saiba o que está por detrás da mudança

Factorial apresenta novo posicionamento. Saiba o que está por detrás da mudança

26 de Outubro, 2026
Pilhas de currículos para analisar? Esta startup portuguesa quer dar uma ajuda aos RH com IA

Pilhas de currículos para analisar? Esta startup portuguesa quer dar uma ajuda aos RH com IA

26 de Outubro, 2026
“Um bom kit funciona quando cada elemento cumpre uma função clara”

“Um bom kit funciona quando cada elemento cumpre uma função clara”

19 de Outubro, 2026
Os benefícios existem, mas os seus colaboradores usam-nos?

Os benefícios existem, mas os seus colaboradores usam-nos?

16 de Outubro, 2026
A nova fase da Talenter começa com um regresso às origens

A nova fase da Talenter começa com um regresso às origens

14 de Outubro, 2026
VEJA MAIS
Notícia seguinte
CHRLY

CHRLY junta-se à Universidade Católica na reintegração de mulheres no mercado de trabalho

  • MAIS POPULARES
  • ÚLTIMAS
Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

26 de Outubro, 2026
Estes foram os seis temas críticos que fizeram cair o acordo da reforma laboral

O salário mínimo vai subir em 2027. Saiba quais os três valores em cima da mesa

12 de Outubro, 2026
Coverflex prevê subida nos custos dos seguros de saúde das empresas em Portugal

O seu salário líquido vai aumentar em novembro. Simule aqui quanto vai receber a mais com a descida de 50% do IRS

21 de Outubro, 2026
Desemprego trava nos 5,8% e mercado de trabalho resiste – mas há sinais que não podem ser ignorados

O currículo pode abrir portas, mas há seis fatores que podem decidir uma contratação

30 de Outubro, 2026
Potenciar o talento: o grande desafio das empresas nos dias de hoje

Potenciar o talento: o grande desafio das empresas nos dias de hoje

30 de Outubro, 2026

Opinião Este artigo Filipa Gameiro, LLH | DBM Portugal. O elo esquecido: os gestores intermédios na transformação organizacional

30 de Outubro, 2026

Agenda de Eventos

Nov 3
Novembro 3 @ 8:00 - Novembro 5 @ 17:00

Conferência: Labour Law Day

Nov 4
Novembro 4 @ 8:00 - Novembro 6 @ 17:00

Conferência: Transparência Salarial

Nov 4
10:00 - 16:00

This Is Me- Associação Salvador

Nov 24
Novembro 24 @ 8:00 - Novembro 26 @ 17:00

Conferência: People Analytics Day

Ver calendário
TODOS OS EPISÓDIOS AQUI

Passaporte

Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

26 de Outubro, 2026
Entrou na Eurofirms em 2017 e agora vai liderar a operação em Portugal. Conheça Lucília Queirós

Entrou na Eurofirms em 2017 e agora vai liderar a operação em Portugal. Conheça Lucília Queirós

21 de Outubro, 2026
Da Academia Montepio à Federação Portuguesa de Futebol. O novo desafio de Lurdes Romeiro Serrão

Da Academia Montepio à Federação Portuguesa de Futebol. O novo desafio de Lurdes Romeiro Serrão

13 de Outubro, 2026

Newsletter Semanal

  • 15.2k Fans
  • 3k Followers
  • 1.4k Subscribers

RHmagazine | Leia gratuitamente

Vídeos | Eventos by iiRH

https://www.youtube.com/watch?v=gaMUX4V0g_k
https://www.youtube.com/watch?v=2vJi28grd30&t=16s

assinatura da newsletter

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • employer branding
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');