No contexto de gestão de tempo o autodesenvolvimento é uma atividade do quadrante “muito importante” mas “pouco urgente”.
Autor: João Nogueira Santos
Cofounder & CEO Learninghubz
Sabemos que as atividades com esta tipologia devem ser agendadas e terem tempo protegido de distrações, caso contrário, acabam por ser sistematicamente preteridas por atividades mais urgentes.
Na formação em sala o problema da gestão de tempo não se coloca: há sempre um agendamento e um local próprio para a sua realização.
Já na nova realidade do autodesenvolvimento baseado em recursos de eLearning internos ou on-line, o problema é real e evidente: não há agendamento e para agravar o problema, estes recursos estão acessíveis através do computador, tablet ou smartphone, onde precisamente os colaboradores são alertados permanentemente para tarefas urgentes e distrações.
Nas organizações mais bem sucedidas na criação de uma cultura de autodesenvolvimento, é claro para todos os colaboradores e lideranças que estes devem planear na sua agenda um espaço de tempo dedicado e protegido de “distrações” para foco no seu desenvolvimento, e que essa reserva de tempo e foco faz parte do seu job description. E na sua organização?
6 Medidas para criar uma cultura de autodesenvolvimento permanente.
- Oferecer acesso a recursos eLearning (internos e on-line) de qualidade que respondam a um largo espectro de necessidades de desenvolvimento dos colaboradores. Dar acesso ao Youtube, Coursera e outros MOOCs dentro da empresa é um passo essencial.
- Instruir colaboradores a reservarem um período de tempo da sua agenda para autoformação explicando-lhes que é esperado destes uma atitude proactiva na identificação das suas necessidades de formação e dedicação de tempo para o seu autodesenvolvimento.
- Convidar a chefias para fazer coaching de autodesenvolvimento: identificar necessidades de formação dos seus colaboradores, recomendar recursos formativos, reservar-lhes tempo para o seu autodesenvolvimento.
- Promover regularmente através de newsletters ou outros meios de comunicação interna os recursos para autodesenvolvimento disponibilizados pela empresa, incentivando uma atitude proactiva na formação.
- Estabelecer um KPI de formação de tempo para autodesenvolvimento (ex: 35h/ano). Os KPIs clarificam o que é esperado do colaborador ajudando-o a gerir as suas prioridades.
- Envolver top management na promoção ativa de uma learning culture. A liderança tem um papel fundamental na comunicação e gestão da mudança.
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