A Cegoc, empresa líder em transformação do desenvolvimento das pessoas nas organizações, consciente da necessidade cada vez mais premente do reskilling no seio das organizações lança o conceito Job Stories – uma nova área, no site da empresa, dedicada às funções mais procuradas pelas empresas e respetivos percursos de aprendizagem que permitam a evolução natural de um colaborador no seio da empresa em que se encontra ou numa procura ativa por outra oportunidade laboral.
Em comunicado, Job Stories é descrito como um resultado ativo por parte da Cegoc das principais conclusões do estudo “Transformation, Skills and Learning”, divulgado o ano passado, que revelaram que 20% das funções das organizações, nos próximos três anos, estão em risco de se tornarem obsoletas, o que faz com que 84% dos Diretores e Gestores de RH planeiem criar esquemas de requalificação profissional. No mesmo estudo, 78% dos inquiridos deram a conhecer que ponderam uma mudança, na sua carreira, caso aporte mais significado para a sua vida profissional.
“Consciente desta mudança de mindset e, da forma galopante como ocorrem as mudanças no mundo laboral, nas páginas dedicadas ao conceito Job Stories estão disponíveis não só a descrição das profissões como o esclarecimento de dúvidas que possam existir face às mesmas”, esclarece a Cegoc.
Os pilares do Job Stories
De acordo com a Cegoc, o Job Stories terá a sua navegação simplificada em cinco categorias.
“Em que consiste a profissão”: Em que é dada uma visão geral das diferentes denominações dos cargos; as responsabilidades; os locais e setores onde operam estes profissionais; e os objetivos relacionados.
“Que função desempenha”: Seja numa empresa, no setor privado, em associações ou em qualquer outro lugar, as funções podem divergir – e variar de acordo com a dimensão da estrutura e a natureza do local de exercício da profissão.
“Quais são as suas tarefas”: A Cegoc afirma que é comum existir uma grande variedade de tarefas em cada cargo ocupado. Neste sentido, e relacionado com a descrição das profissões, é abordado efetivamente o cerne de cada função, descrevendo em pormenor o dia-a-dia.
“Que competências são essenciais”: “Neste item são referidas não só as competências esperadas, mas também aquelas que serão desenvolvidas no exercício da profissão”, explica a Cegoc. Uma vez que as competências técnicas (hard skills) são amplamente referidas em outras partes da descrição da profissão, esta categoria aborda somente as competências sociais, humanas e comportamentais (soft skills)
“Qual a formação necessária”: Cada uma das páginas de descrição de profissões listada no Job Stories termina com um destaque dado à formação. “Desta forma, é possível saber qual o percurso de aprendizagem mais indicado para exercer determinada profissão, mudar de carreira profissional ou incrementar o seu leque de competências”, complementa.
“Job Stories torna-se assim na ferramenta ideal para quem precisa de desenhar, reforçar ou dar o próximo passo no seu percurso profissional”, refere a Cegoc em comunicado.