Apoiar as mulheres começa com o reconhecimento do trabalho de cuidar e termina na sala de reuniões, disse a bilionária filantropa ao «Forbes Power Women Summit 2020».
Melinda Gates relembrou, no «Forbes Power Women Summit 2020», como a pandemia está a trazer desafios no que respeita à igualdade de género. «A pandemia revelou que a nossa economia é construída – e economias em todo o mundo são construídas – nas costas do trabalho não remunerado das mulheres», afirmou Gates à moderadora Moira Forbes, presidente e editora da ForbesWomen.
A verdade é que grande parte dos cuidados com as crianças e parentes afetou desproporcionalmente as mulheres. Estas são algumas das ideias de Gates para alavancar a igualdade durante este tempo de crise.
Esforce-se pela igualdade no lar
Aprenda a ter a sua voz em casa. Se não vê igualdade na sua própria casa, como poderá vê-la no mundo? Se sente que está a fazer mais do que a sua parte justa de trabalho, o melhor é estabelecer regras de igualdade com o seu parceiro e com os seus filhos. O mesmo ideal estende-se para fora de casa – procure amizades que a ajudem a ter voz.
Repense o cuidar
A pandemia veio aumentar a pressão sobre os pais que tentam trabalhar entre bloqueios e escolas virtuais. Melinda Gates aponta para a importância do trabalho do cuidado: «Se vamos reconstruir o mais rápido possível, temos de olhar para esta questão fundamental do cuidar, porque é uma das coisas que impede as mulheres de fazerem o trabalho produtivo que às vezes querem fazer na sociedade», afirma Gates.
Promova mulheres líderes
Ter mulheres em posições de liderança pode ser uma ajuda, porque elas, mais que ninguém, conhecem os fardos. Segundo Melinda Gates, CEOs precisam de rever com os líderes seniores a quantidade de mulheres e de pessoas diversas empregadas nas empresas. A chave é analisar, medir e responsabilizar as pessoas pela implementação dessas mudanças.
Fonte: Forbes
ASSINE AQUI A NOSSA NEWSLETTER SEMANAL E RECEBA OS MELHORES ARTIGOS DA SEMANA!