As redes sociais já fazem parte das nossas vidas há algum tempo, por isso é natural que as empresas usufruam destas ferramentas de modo a aumentar a visibilidade do seu negócio. Para que usufrua das redes sociais da melhor maneira, é necessário que saiba – pelo menos – as bases.
A Sebrae publicou algumas bases de como iniciar o seu negócio nas redes sociais, fornecidas por Elisa Rosa, mestre em Comunicação e analista do Sebrae Nacional:
- Defina o seu público-alvo
É essencial determinar qual é o seu público-alvo. Isto passa por saber qual é a idade, género e localização do seu público. Pode, inclusive, fazer uma pesquisa diretamente com os seus clientes, de modo a conhecer os gostos e preferências. Deste modo, fica mais fácil acertar as ações com o que os seus clientes procuram.
- Conheça cada uma das redes sociais disponíveis
Existem várias redes sociais para explorar. Instagram, Facebook, LinkedIn, Twitter e YouTube são algumas delas. O Instagram é uma ferramenta com um forte engagement. Através desta rede, conseguirá obter envolvimento, interação e uma relação com os seus clientes. Já o LinkedIn é uma rede mais voltada para o mercado de trabalho. Torna-se ideal para divulgar a sua marca e até recrutar funcionários. O Twitter é uma rede social que tem um número de caracteres limitado (280), pelo que os posts têm de ser obrigatoriamente curtos e com pouca informação. Talvez faça mais sentido usar esta rede social nas áreas da tecnologia, ciência e cinema. O YouTube é ideal caso queira ganhar popularidade através de vídeos. E, hoje em dia, com as tecnologias avançadas, não necessita de uma câmara e microfone profissionais – um bom telemóvel pode fazer o truque.
- Mantenha em mente que nem todas as redes sociais são apropriadas para o seu negócio em específico
Escolha a qualidade em vez da quantidade. Analise os objetivos que definiu e veja que ferramentas fazem sentido para divulgar o seu negócio. Se tiver uma empresa pequena, provavelmente, enquanto empreendedor, terá de administrar as suas próprias redes. Por isso, deverá saber onde é que os seus clientes ou potenciais clientes preferem interagir. Por exemplo, se a sua empresa atende outras empresas, talvez a rede social a escolher seja o LinkedIn.
- Planeie
De modo a garantir uma boa atuação nas redes sociais, terá de fazer um planeamento. Ou seja, é essencial definir as metas que pretende nas redes sociais. Crie um calendário, pense em datas comemorativas, períodos de promoção e outros conteúdos que valham a pena ser partilhados.
- Crie conteúdo relevante
É importante que se coloque no papel do cliente e que pense sobre o que o cliente vai querer da sua empresa. Por exemplo, se tem uma loja de roupa, talvez seja boa ideia criar dicas sobre como combinar cores. Aproveite temáticas para mostrar os seus produtos. E não se esqueça de colocar nas redes sociais as informações da sua empresa: telefone, endereço e dias e horário de atendimento.
- Use Imagens
Use e abuse das imagens! GIFs, memes, fotografias, gráficos, vídeos… As opções são muitas, e criam mais engagement que texto.
- Crie relacionamentos
Não se limita a colocar posts. Interaja! Responda (rápido), coloque gosto nos comentários e gosto nas publicações dos clientes. Pode, até, colocar fotografias de si e da sua equipa em atividades quotidianas. E não hesite em usar um pouco de humor!
- Programe os posts
Faça a programação dos seus posts de modo a libertar espaço na sua agenda. Existem várias ferramentas, como o Hootsuite, que lhe permitem agendar os posts.
- Inspire-se com outras marcas
Analise as redes sociais de empresas de sucesso, de modo a retirar dicas e inspirações que possa usar no seu negócio. Mas cuidado: não copie.
- Analise os resultados
É importante avaliar a sua estratégia. Analise dados como o número de cliques por post, o alcance dos posts, os horários de publicação, o conteúdo e o número de visitas. Com base nesses resultados, ajuste a sua manutenção das redes!
[Fonte: Sebrae]
ASSINE AQUI A NOSSA NEWSLETTER SEMANAL E RECEBA OS MELHORES ARTIGOS DA SEMANA!