O grupo financeiro francês tem visto no coaching uma ferramenta ideal para potenciar o desempenho dos seus líderes. Em Portugal, o coaching é implementado em duas vertentes: talento de elevado potencial – “Leaders for Tomorrow” – e liderança no feminino – “She Leads”.
O BNP Paribas é um dos maiores bancos da Europa, com presença em 75 países. Estabelecido em Portugal desde 1985, foi um dos primeiros bancos estrangeiros a operar no país e, desde então, tem vindo a consolidar a sua presença no mercado português. À data de hoje, são 7.100 colaboradores, espalhados pelas 14 empresas do grupo, em Lisboa e no Porto. A atividade tem sido vista como um sucesso e o objetivo é crescer ainda mais.
É com os olhos postos nesse crescimento, no desenvolvimento da organização e das suas pessoas, que o grupo tem apostado no coaching – um processo já utilizado em várias regiões do mundo, onde o BNP Paribas está presente, e que foi também aplicado em Portugal. Mas porquê a necessidade da empresa recorrer ao coaching?
Em tempos disruptivos como os que vivemos, a retenção e o engagement de talentos tornaram-se um desafio de negócio central e o sucesso organizacional é, agora, medido pela capacidade de adaptação rápida à mudança.
“Adotar esta cultura ágil e este mindset de crescimento só pode ser possível se nós, nos RH, capacitarmos os colaboradores a desenvolverem as suas competências com uma aprendizagem contínua”, diz à RHmagazine Sylvie Le Pottier, Head of HR do BNP Paribas Portugal. “Queremos proporcionar aos nossos colaboradores oportunidades de crescimento e de desenvolvimento profissional, a fim de os preparar para enfrentarem novos desafios e serem os nossos líderes do amanhã”, acrescenta.
3.500 coaches, 60 idiomas, uma plataforma
Para auxiliar as empresas no cumprimento desse objetivo, a CoachHub, enquanto solução de aprendizagem personalizada, flexível, digital e inovadora, tem tido um papel importante. Trata-se de uma plataforma digital com +3.500 coaches executivos certificados – distribuídos por seis continentes e que prestam assistência em mais de 60 idiomas – que possibilita a cada colaborador a oportunidade de optar pelo melhor coach na sua jornada, com base no seu perfil e preferências, e a gestão dos programas de coaching através de um dashboard.
Para a parceria, contribuiu o facto de o grupo financeiro francês procurar serviços de coaching que pudessem acompanhar todos os níveis de liderança, em qualquer fase de carreira – desde os talentos emergentes (com três a oito anos de experiência profissional) até aos cargos mais altos de gestão.
No BNP Paribas Portugal, o coaching foi então implementado em dois programas distintos: “Leaders for Tomor- row”, com o intuito de preparar a próxima geração de líderes, potenciais sucessores do comité executivo do grupo, e “She Leads”, que potencia as líderes femininas seniores a atingir os mais altos níveis da organização – ambos com a duração de um ano.
Tal como explica à RHmagazine Duarte Pacheco Carvalho, Account Director & Strategic Consultant na CoachHub, “a implementação revelou-se um processo bastante simples, realizado no dia em que o cliente pretendeu dar início ao programa, e fez-se tanto para os colaboradores – que têm acesso à plataforma no seu desktop ou via app para os dispositivos móveis –, como para a equipa de HCM do BNP Paribas, que pode avaliar o desenvolvimento e o retorno do investimento na sua equipa através do painel de gestão da CoachHub”.
Esse painel permite, entre outras funcionalidades, monitorizar o feedback dos colaboradores, a satisfação e os pontos fortes organizacionais e acompanhar a concretização de objetivos e as prioridades de desenvolvimento. Para além dos benefícios já referidos, a plataforma da CoachHub permite que os colaboradores adaptem as sessões de coaching à sua disponibilidade e disponibilidade dos coaches, oferece um número de sessões ilimitado durante o período em que o BNP Paribas disponibiliza o acesso à plataforma e faculta diverso conteúdo complementar (vídeos, artigos e áudios), que aborda os diferentes temas das sessões realizadas (18 áreas de foco).
“Adotar esta cultura ágil e este mindset de crescimento só pode ser possível se nós, nos RH, capacitarmos os colaboradores a desenvolverem as suas competências com uma aprendizagem contínua”, diz à RHmagazine Sylvie Le Pottier, Head of HR do BNP Paribas Portugal.
Sylvie Le Pottier, Head of HR do BNP Paribas Portugal, está no grupo BNP Paribas desde 2001, tendo, aí, assumido vários cargos, nomeadamente, em auditoria, compliance e risco operacional em finanças pessoais. Em 2013, mudou-se para o CIB (Corporate and Institutional Banking), como Regional HR Business Partner para a região da APAC. Foi em meados de 2021 que abraçou o seu atual papel em Portugal.
Para Sylvie Le Pottier, as vantagens do coaching são inegáveis e o feedback dos talentos da organização tem sido muito positivo, contudo sublinha a importância de um follow-up minucioso, para assegurar que os participantes se comprometem, de facto, com o programa de coaching, e de ter, pelo menos, dois touchpoints com o manager direto dos formandos.
“O coaching permite aos participantes destacarem-se e tornarem-se altamente eficazes. Desta forma, contribui para alcançar os nossos objetivos empresariais e impulsionar a eficiência organizacional”, conclui a Head of HR.
Business Case publicado na edição n.º 142 da RHmagazine, referente aos meses de setembro/outubro de 2022.
Siga-nos no LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter e assine aqui a nossa newsletter para receber as mais recentes notícias do setor a cada semana!