Consciente da importância que o digital assume na sua relação com os clientes, a Médis implementou um estratégia que lhe permite estar onde estão os clientes, ser relevante e proporcionar uma experiência de utilização excecional.
Em maio, a Médis mudou a sua imagem. Lançou um novo site, uma nova app e “tudo mudou”. Mudou a imagem, a experiência de utilização dos clientes, os serviços disponíveis e a qualidade da informação acerca dos seus produtos, porque, segundo Ângelo Guerra Vilela, “o digital é cada vez mais a forma de contacto preferencial dos clientes com as marcas”. Em entrevista, o diretor coordenador do grupo Ageas Portugal para a área digital explica que o objetivo da Médis reside no desenvolvimento permanente de “uma prática digital centrada no cliente, proporcionando interações personalizadas e experiências diferenciadoras”. E o feedback tem sido positivo, por isso, a estratégia será mantida.
O digital é cada vez mais o contacto das marcas com os clientes. Qual é a estratégia da Médis neste meio?
É verdade que sim, que o digital é cada vez mais o contacto das marcas com os clientes, mas eu prefiro inverter os termos. O digital é cada vez mais a forma de contacto preferencial dos clientes com as marcas. É nesse sentido que, na Médis, nos focamos no cliente e nas jornadas que escolhe para se relacionar connosco. Os pilares da nossa estratégia digital são três – estar onde estão os clientes, ser relevante e proporcionar uma experiência de utilização excecional – e refletem as escolhas da marca Médis para o futuro próximo: ser o parceiro de confiança nas decisões de saúde dos clientes, com interações personalizadas e simples no acesso a cuidados médicos de referência, impulsionadas por soluções digitais.
A Médis lançou um novo site e uma nova app este ano. O que mudou para os clientes?
Mudou tudo. Mudou a imagem, que espelha a nova identidade corporativa da marca Médis, a qual reflete os valores, os desafios e as necessidades atuais e futuras de uma marca líder, que se foca acima de tudo nos seus clientes. Mudou a experiência de utilização, muito mais intuitiva e facilitada. Mudou a quantidade de serviços disponíveis, dos quais destaco a timeline de interações entre o cliente e a Médis, ou a possibilidade de enviar despesas a reembolso a partir do telemóvel, por fotografia ou documento, ou através do computador. Mudou também a quantidade e, diria, a qualidade da informação disponível sobre os produtos e serviços da Médis. Os clientes Médis já podem fazer praticamente todas as jornadas no meio digital, têm os cartões Médis digitais de toda a família na app e podem incluir, 100% via digital, outras pessoas nas suas apólices de uma forma muito rápida e intuitiva. O objetivo é desenvolvermos em permanência uma prática digital centrada no cliente, proporcionando interações personalizadas e experiências diferenciadoras.
Que servicing digital é disponibilizado pela Médis às empresas e quais são as principais vantagens?
Para as empresas apresentamos uma proposta de valor diferenciada da existente no mercado. Os gestores têm acesso a uma área privada onde podem gerir as suas apólices Médis de forma autónoma. Por exemplo, podem efetuar e acompanhar os pedidos de cotação, podem consultar indicadores de gestão de todas as apólices – mesmo que se trate de um grupo económico –, podem incluir e excluir colaboradores, alterar planos, atualizar dados e, obviamente, acompanhar a gestão dos pedidos que façam à Médis para execução. Tal como nos contratos individuais, damos o poder aos clientes de fazerem autonomamente, quando e onde quiserem, a grande maioria das operações sobre os seus contratos. E os clientes têm-nos dado um feedback muito positivo, o que nos motiva a continuar esta jornada.
Qual é a visão da Médis para o ecossistema digital da saúde em Portugal?
A Médis vê-se, num futuro que esperamos próximo, como orquestrador de um ecossistema digital de saúde em que parceiros, prestadores e outras entidades privadas e públicas disponibilizam serviços relevantes aos clientes, não só na cura da doença, mas também e sobretudo na prevenção, na educação para a saúde, na promoção de hábitos de vida saudável e na preservação da qualidade de vida a longo prazo.