Muitas empresas preparam-se para o regresso aos escritórios, e é essencial que as lideranças saibam preparar e motivar as equipas, garantindo a segurança e acomodando novas necessidades.
Fazer com que os colaboradores queiram voltar ao escritório pode ser um desafio. É importante garantir que os trabalhadores voltam felizes e não apenas por obrigação. Então, como preparar e motivar os colaboradores no regresso ao escritório? Eis algumas dicas:
- Comece por assegurar a segurança de todos
Este é o primeiro aspeto a ter em conta no regresso aos escritórios. Os colaboradores precisam de se sentir seguros, seja a nível físico, mental ou financeiro. Os empregadores devem descrever de forma transparente como planeiam tornar o local de trabalho num local seguro. Outras preocupações podem ser aliviadas se a liderança souber comunicar claramente as iniciativas e políticas de segurança da empresa. Isso pode incluir verificar sintomas, garantir distanciamento físico entre espaços de trabalho e garantir horários desfasados ou testes, por exemplo.
- Comunicar, comunicar e comunicar
Para que os colaboradores se sintam confortáveis e motivados para voltar aos escritórios, precisam de saber o que esperar. Por isso, mantenha a sua equipa informada e comunique sobre as políticas, mudanças e expectativas. Ao discutir os planos com os trabalhadores, provavelmente irá obter opiniões úteis para a sua própria gestão. Desta forma, os colaboradores também sentirão que são apreciados e que as suas contribuições são importantes.
- Reconheça que os seus colaboradores mudaram
Os colaboradores que estão a voltar aos escritórios não são os mesmos que partiram há ano. A vida dos trabalhadores tornou-se transparente no pano de fundo das reuniões Zoom, e o trabalho entrou na casa dos colaboradores. Em muitos aspetos, a vida dos colaboradores teve de se alterar, pelo que, após um ano, terá de reconhecer que os seus empregados mudaram também enquanto pessoas.
- Atenda às necessidades dos trabalhadores e procure novos benefícios
Os trabalhadores podem ter agora novas necessidades de benefícios. Estes benefícios podem ir desde o apoio à saúde mental, à assistência de cuidados para o bem-estar financeiro e até educação. A melhor maneira de determinar essas necessidades e garantir que os seus colaboradores recebem o suporte de que necessitam é examinar seriamente a situação. Por isso, converse com os colaboradores e analise o programa de benefícios. Desta forma, perceberá o que a organização pode oferecer e que investimentos irão atender melhor às necessidades imediatas da equipa. É provável que os colaboradores tenham novas exigências e necessidades relativamente à qualidade de vida. Reforçar a cultura de bem-estar pode ser uma boa aposta.
- Adapte o espaço
Crie um espaço para o qual as pessoas desejam voltar. Isso pode incluir mudar o espaço físico e acomodar necessidades. Ajudar os colaboradores a evitar o sedentarismo, por exemplo, ou criar estações de trabalho que possam ser partilhadas são apostas a ter em conta.
- Aproveite para proporcionar momentos de descontração
À medida que é cada vez mais seguro reunir colaboradores num espaço físico, realizar festas de escritório ou simples encontros para promover a reconexão entre colegas pode servir como uma motivação extra.
Fonte: Fast Company
ASSINE AQUI A NOSSA NEWSLETTER SEMANAL E RECEBA OS MELHORES ARTIGOS DA SEMANA!