Garantir uma experiência positiva com a sua empresa quando potenciais colaboradores a procuram na Internet é um aspeto essencial no processo de atração de candidatos. Por isso, torna-se imperativo ter um employer branding positivo no meio digital.
A Michael Page reuniu alguns conselhos para garantir que os seus potenciais colaboradores ficam entusiasmados e não alertados com a ideia de pertencer à sua empresa:
- Ter uma presença online
A visibilidade e interação online da empresa são fundamentais para atrair talento. Por isso, deve promover a sua marca em canais digitais, para estabelecer um contacto com os seus colaboradores atuais e futuros.
- A sua empresa é considerada uma boa empresa para trabalhar?
Antes de definir uma estratégia de employer branding online, é fundamental perceber de que forma os profissionais do setor o veem enquanto empregador. Tanto os colaboradores antigos como os atuais são os melhores embaixadores da empresa, e se os comentários não são positivos é essencial perceber o porquê. Para tal, poderá realizar inquéritos de satisfação e avaliações online da sua empresa.
- Definir bem a cultura e os objetivos
De modo a perceber os motivos para alguém querer trabalhar na sua empresa, questione-se sobre o que o diferencia da sua concorrência. Pode ser devido a um ambiente de melhoria contínua, com oportunidades de formação, ou simplesmente por dar o dia de férias aos colaboradores no seu aniversário. Depois de perceber a cultura e os objetivos da sua empresa, estará mais preparado para recrutar talento.
- Avaliar as ferramentas que tem à disposição
Para um employer branding online, pode e deve usufruir das redes sociais. De acordo com o seu público-alvo e com a mensagem que quer passar, defina as redes sociais em que faz sentido estar presente e trace uma estratégia. Poderá recorrer ao LinkedIn, ao Facebook, Twitter, blogs, websites de emprego, YouTube, Instagram, entre outras plataformas.
- Gestão das redes
Todo o trabalho associado às redes sociais é um resultado da colaboração de diferentes departamentos, como o marketing digital, a comunicação ou os RH. No entanto, a sua gestão global deve ser feita por uma pessoa ou departamento, para que a estratégia seja consistente.
- Ter uma mensagem consistente
O branding utilizado para recrutar licenciados ou mestres será diferente do branding utilizado para recrutar pessoas com cargos diretivos. Assim, deve selecionar os canais adequados a cada audiência. Segmente e comunique para cada grupo, em vez de se dirigir para um público geral. No entanto, seja consistente no tipo de mensagem nas várias redes sociais.
- Partilhar benefícios
Um bom branding através das redes sociais pode apresentar como é trabalhar na empresa, de modo a reter colaboradores e a recrutar novos talentos. Não se limite a afirmar que a sua empresa é uma empresa de preferência – demonstre-o através de vídeos, casos de estudo, entrevistas com a equipa, entre outros.
- Gerir a negatividade
Nem sempre o feedback online será positivo. Crie uma abordagem para resolver os problemas expostos. E não se esqueça: as únicas avaliações negativas que é aconselhável apagar são spam ou comentários fake. Reconheça as opiniões negativas!
- Avaliar o sucesso
Uma boa abordagem consistente nas redes sociais não irá dar origem a resultados e benefícios a curto prazo. Por isso, é importante implementar um processo de monitorização, de modo a avaliar o sucesso da sua estratégia. O Google Analytics é uma boa ferramenta para esse propósito.
[Fonte: Michael Page]
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