ASSINAR NEWSLETTER
Quarta-feira, Setembro 16, 2026
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

Crónica: A vantagem competitiva da aprendizagem por Catarina João Morgado

IIRH Por IIRH
10 de Dezembro, 2025
em CRÓNICA, DESTAQUES
0
Crónica: O que é isso de Mindset Digital? – por Catarina João Morgado, PwC’s Academy
11
Partilhas
121
Visualizações

Este mês destaco uma competência que cada vez mais se posiciona como uma vantagem competitiva para todos nós: “aprender a aprender”. 

Esta competência passa pela capacidade de desenvolvermos e gerirmos conscientemente o nosso processo de aprendizagem e visa que não percamos a nossa capacidade de aprender, mantendo uma mentalidade de aprendizagem contínua.

A sua grande vantagem é estarmos mais preparados para a adaptação a novas situações. Por tudo isto é uma competência que pode ser diferenciadora e nos permitir, não apenas sobreviver mas, ter sucesso nos dias de hoje.

Com um ritmo de mudança e transformação cada vez mais acelerado, todos nós temos que nos adaptar mais rapidamente a novas informações e tecnologias e ser também impulsionadores dessa mentalidade nas nossas pessoas.

Esta competência adquire mais relevância para líderes que não só precisam de tomar decisões informadas num ambiente de constante mudança, como devem incutir este “bichinho” da aprendizagem nas suas pessoas e criar condições para que tal aconteça.

Nunca esquecer o lema: “O que nos colocou onde estamos não é o suficiente para nos manter no mesmo lugar!!”

De acordo com o 28.º PwC Global People Survey* quase 40% dos CEO acreditam que a sua empresa não será viável além da próxima década se continuar no caminho atual sem se reinventar.

O desafio passa por conseguir imaginar como será o contexto em que a organização irá atuar no futuro, sendo crucial apostar em conhecimento especializado, na equipa executiva, como é também salientado nas conclusões.

Com tantas vantagens, quais são então os desafios à manutenção desta mentalidade de aprendizagem contínua?

Por um lado, a cultura organizacional em que estamos inseridos desempenha um papel fundamental na promoção ou inibição da aprendizagem contínua. Felizmente no contexto da PwC, em que somos conhecidos como “empresa-escola” a aprendizagem contínua faz parte do nosso ADN.

Também os gigantes da inovação, empresas como a Google ou a Amazon, investem continuamente numa cultura de aprendizagem e curiosidade, na senda de inovação, para prosperar neste ambiente de rápida evolução.

Organizações com um perfil mais rígido e pouca capacidade de aceitação do erro irão encontrar maiores desafios, pois o foco estará centrado numa ótica de continuidade, ou seja, continuar a fazer o que se faz, como se faz. E o nosso cérebro é como um músculo. Se o deixarmos na sua zona de conforto, sem serem tomados grandes riscos, vai perder a elasticidade necessária para gerar novas ideias e iniciativas.

Também a conhecida resistência à mudança, o medo de sair da zona de conforto, pode levar a que as pessoas se apeguem à sua forma de trabalhar e tenham maior dificuldade em desenvolver espírito crítico e continuamente procurar formas mais eficientes de trabalhar no dia a dia.

A sobrecarga de informação pode também ser um obstáculo, temos também que ter consciência que não podemos chegar a todo o lado ao mesmo tempo e que o tempo é um recurso precioso e escasso. Aqui diria que temos que ser organizados e definir aquilo que é prioritário em cada momento.

Falemos então de estratégias para “Aprender a aprender”:

• Curiosidade e espírito crítico: mantermos curiosidade com o que nos rodeia e a capacidade de questionar o que nos rodeia são ferramentas fundamentais para aprender;

• Aprendizagem ativa: aprender fazendo, potenciar a partilha de conhecimento entre as equipas, aprender uns com os outros;

• Adotar uma mentalidade de aprendizagem contínua: definindo, inclusivamente, metas e objetivos de aprendizagem e monitoriza-los;

• Leitura regular: leitura de livros, artigos e publicações relevantes para a área de atuação;

• Acompanhar podcasts ou vídeos: para quem não gosta ou não consegue encaixar a leitura no seu dia a dia, existem inúmeras outras formas de ter acesso a conhecimento através de podcasts que podemos ir ouvindo em deslocações, por exemplo, ou pesquisar vídeos sobre temas de interesse;

• Participar em cursos e workshops: participação em formações, conferências e eventos, presenciais e online;

• Networking e mentoria: construir redes de contacto e procurar mentores que possam partilhar as suas valiosas perspetivas. Agendar almoços com pessoas diferentes para ter diferentes conversas; Fazer muitas perguntas;

• Novos desafios e iniciativas: ficar atento a novos desafios e iniciativas em que possa participar dentro e fora da organização; fazer voluntariado;

• Reflexão e autoavaliação: muitas vezes esquecida, a prática regular de reflexão sobre o que foi aprendido e como isso pode ser aplicado pode ser extremamente útil.

Por fim, pode parecer muito ambicioso mas basta alguma disciplina para incluir estas componentes no nosso dia a dia. Por exemplo, quando tenho objetivos mais concretos que quero atingir e aprofundar conhecimento sobre determinado assunto, chego a bloquear a minha agenda semanalmente para o efeito.

Noutros temas, ou quando preciso de mais estrutura, procuro um curso de formação mais formal. Outra iniciativa que funciona muito bem na minha equipa é partilharmos uns com os outros cada vez que alguém se depara com um conteúdo interessante.

E por fim, já é raro haver um dia em que não consulte a inteligência artificial para me dar dicas sobre determinado tema.

Se acabou de ler esta crónica, parabéns! A leitura de publicações é uma forma de aprender! Qual o seu próximo momento de aprendizagem?

*https://www.pwc.pt/pt/temas-actuais/ceosurvey.html


Aproveite e leia já as últimas edições da RHmagazine AQUI

Mais sobre AprendizagemCompetênciasdesenvolvimentoInovaçãoliderança
Notícia anterior

Grupo Paulo Duarte premeia desempenho de motoristas

Notícia seguinte

Auchan alcança 92% de valorização de resíduos e reduz consumo energético em 5,2%

Recomendamos

Regresso às aulas. Tem filhos? Este direito que “quase ninguém usa” pode ajudá-lo a conciliar trabalho e escola

Regresso às aulas. Tem filhos? Este direito que “quase ninguém usa” pode ajudá-lo a conciliar trabalho e escola

15 de Setembro, 2026
Trabalhadores estrangeiros em Portugal: o panorama legal atual

Do “no-poach” aos salários: a Concorrência está cada vez mais de olhos postos nos recursos humanos

15 de Setembro, 2026
Crónica: 2025 – O Ano de Todos os Perigos – por Mário Ceitil, Assembleia Geral da APG

Crónica. “A tecnoautocracia e o mal-estar na aprendizagem”, por Mário Ceitil

15 de Setembro, 2026
Mercado de escritórios em risco com a IA? Lisboa prova que não é bem assim

Na China, a IA já permite fazer mais com menos pessoas. Os tribunais começam agora a definir os limites

14 de Setembro, 2026
Quatro desafios, quatro webinars. Da saúde à transparência salarial, WTW debate o que está a mudar nas empresas

Quatro desafios, quatro webinars. Da saúde à transparência salarial, WTW debate o que está a mudar nas empresas

14 de Setembro, 2026
“A transparência salarial vai muito além de uma alteração legislativa”: o que esteve em debate no encontro do Grupo Egor

“A transparência salarial vai muito além de uma alteração legislativa”: o que esteve em debate no encontro do Grupo Egor

14 de Setembro, 2026
VEJA MAIS
Notícia seguinte
Auchan alcança 92% de valorização de resíduos e reduz consumo energético em 5,2%

Auchan alcança 92% de valorização de resíduos e reduz consumo energético em 5,2%

  • MAIS POPULARES
  • ÚLTIMAS
Coverflex prevê subida nos custos dos seguros de saúde das empresas em Portugal

Aumentos salariais de 3,2% em 2027? Sim, mas não para todos. Passamos a explicar

7 de Setembro, 2026
RH Talk – O Paradoxo de 2026: mais tecnologia, menos energia humana?

RH Talk – O Paradoxo de 2026: mais tecnologia, menos energia humana?

25 de Junho, 2026
Aumentos, salários e carreiras. O que muda na Função Pública até 2029

O seu salário líquido pode aumentar já em novembro. Saiba porquê

9 de Setembro, 2026
Regresso às aulas. Tem filhos? Este direito que “quase ninguém usa” pode ajudá-lo a conciliar trabalho e escola

Regresso às aulas. Tem filhos? Este direito que “quase ninguém usa” pode ajudá-lo a conciliar trabalho e escola

15 de Setembro, 2026
Trabalhadores estrangeiros em Portugal: o panorama legal atual

Do “no-poach” aos salários: a Concorrência está cada vez mais de olhos postos nos recursos humanos

15 de Setembro, 2026
Crónica: 2025 – O Ano de Todos os Perigos – por Mário Ceitil, Assembleia Geral da APG

Crónica. “A tecnoautocracia e o mal-estar na aprendizagem”, por Mário Ceitil

15 de Setembro, 2026

Agenda de Eventos

Set 19
9:00 - 19:00

EU DECIDO 2026

Set 30
9:00 - 12:30

Employer Branding by iiRH 2026

Out 1
10:00 - 11:00

Human Risk Insights Talks

Out 20
8:30 - 18:00

Global Talent Day 2026

Nov 3
Novembro 3 @ 8:00 - Novembro 5 @ 17:00

Conferência: Labour Law Day

Ver calendário
TODOS OS EPISÓDIOS AQUI

Passaporte

LeYa inicia novo capítulo com Sofia Correia de Barros como CEO

LeYa inicia novo capítulo com Sofia Correia de Barros como CEO

7 de Setembro, 2026
Carla Sousa é a nova Business Director da Unidade de Serviços da Talenter

Carla Sousa é a nova Business Director da Unidade de Serviços da Talenter

4 de Setembro, 2026
Manuel Flahault é o novo rosto da liderança da Air France-KLM na Península Ibérica

Manuel Flahault é o novo rosto da liderança da Air France-KLM na Península Ibérica

1 de Setembro, 2026

Newsletter Semanal

  • 15.2k Fans
  • 3k Followers
  • 1.4k Subscribers

RHmagazine | Leia gratuitamente

Vídeos | Eventos by iiRH

https://www.youtube.com/watch?v=gaMUX4V0g_k
https://www.youtube.com/watch?v=2vJi28grd30&t=16s

assinatura da newsletter

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');