Daniela Vieira, diretora de operações da BTS, que conta com mais de 10 anos de experiência na área formativa, realizou a Certificação de Brinkerhoff em High Performance Learning Journeys, em Estocolmo na Suécia, nos passados dias 9 e 10 de março. Daniela Vieira é também certificada nos 4 níveis de Kirkpatrick da avaliação da formação.
Este programa é bastante inovador e constrói os seus fundamentos com base no trabalho do Professor Robert Brinkerhoff acerca dos conceitos de melhoria da performance, aplicações práticas da “regra” 70-20-10 e métodos para criar experiências de aprendizagem sustentadas por atividades e exercícios que transformam e adicionam valor aos programas de formação tradicionais.
“O professor Robert Brinkerhoff passou as últimas quatro décadas desenvolvendo métodos de renome mundial para aumentar o impacto dos programas de formação.”
“Ao longo de 2 dias tive a oportunidade de trabalhar com um grupo de profissionais de vários países, que trabalham em diferentes setores de atividades, todos com um foco apenas: criar mudança nos desempenhos alvo da formação. Trabalhamos a criação daquilo que se designam por “learning journeys” e agora cada um de nós tem o desafio de apresentar uma aplicação prática com um caso real.
Para além de ser bastante única na indústria da formação e desenvolvimento em Portugal, capacitou-me com as competências necessárias para que na BTS trabalharmos e aplicarmos com sucesso esta metodologia, sendo capazes de oferecer um processo e sugestões de melhoria ao design de qualquer formação, presencial ou e-learning, desde que o objetivo seja criar e implementar processos de transformação e/ou jornadas de desenvolvimento. ”
Se tivesse de destacar duas competências essenciais…
- Entender as “Barreiras à Performance” é uma delas, uma vez que possibilita uma comunicação e alinhamento com os “stakeholders” e outras partes da organização sobre a forma como as coisas devem funcionar para que a performance ocorra como consequência da formação.
- Em segundo lugar, destaco a necessidade de trabalhar e facilitar a resistência das organizações quando se procura implementar uma mudança na forma como a formação e o desenvolvimento devem ser entendidos e implementados.
Daniela Vieira
Diretora de Operações da BTS – Blended TrainingSystems