ASSINAR NEWSLETTER
Sábado, Agosto 1, 2026
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

David Green em Portugal: “Não se esqueçam do “H” nos Recursos Humanos”

Ana Silva Por Ana Silva
14 de Fevereiro, 2018
em MERCADO RH
0
David Green em Portugal: “Não se esqueçam do “H” nos Recursos Humanos”

David Green foi um dos oradores que marcou presença no Employee Experience Bootcamp. Fotografia de Hugo Alexandre Cruz.

71
Partilhas
190
Visualizações
A ISCTE Business School recebeu mais uma edição do Employee Experience Bootcamp. A valorização do capital humano e o poder que assume no futuro das organizações foi o denominador comum nos poderosos e inspiradores discursos dos oradores.

O paradigma laboral atravessa, atualmente, profundas mudanças, não só pela temível, para uns, proveitosa, para outros, digitalização das empresas, mas, sobretudo, pela importância que o capital humano assume no seio das organizações. E foi para discutir e repensar a experiência dos colaboradores, com efeitos na produtividade e inovação das empresas, que 170 participantes marcaram presença no Employee Experience Bootcamp, no passado dia 8 de fevereiro.

No Grande Auditório da ISCTE Business School discursaram quatro oradores que prepararam os participantes para as sessões de grupo e de design thinking que se seguiram. Filipa Larangeira, CEO & Founder da Newmanity, deu início a uma manhã de fortes mensagens. Começou por falar da sua experiência – inspiradora para a plateia que a ouvia. Em 2016, era VP People na Uniplaces e recebia um ótimo salário. Mas foi nesse ano que decidiu abandonar a empresa para fundar a Newmanity. Encontrou um novo objetivo. E é a procura de um propósito que incute em quem a ouve. Como fazê-lo? “Não deixem de perguntar porquê e oiçam o coração”, aconselhou. Para a anfitriã do evento, “ser feliz no local de trabalho deve ser o objetivo de cada um”.

A empreendedora decidiu desconstruir o conceito de employee experience. Assim, e de acordo com o Google, como referiu, experiência corresponde a atividades ou eventos de onde provêm conhecimentos e ferramentas. Já employee experience diz respeito a uma  experiência positiva para o colaborador. Estava definido o conceito que batizou o evento. No seu pitch, assumiu gostar muito de pessoas, por isso, destacou a importância dos valores individuais e da ética no seio das organizações, em detrimento das competências técnicas e das ferramentas digitais.

A 2.ª edição do evento internacional contou, também, com a presença de Tiago Muge, Associate Principal na Korn Ferry, que alertou as organizações para a necessidade de olharem para o futuro – tarefa de preparação que cabe aos recursos humanos. Considerando o contexto de digitalização organizacional, a área de RH deverá “apresentar plataformas de recursos humanos digitais, desenvolver locais de trabalho digitais e mão-de-obra digital preparada para o século XXI”, adiantou.

Segundo o também professor do ISCTE, “o mundo VUCA exige líderes mais ágeis, diversos, inteligentes e globais”. “Para que as organizações alcancem o sucesso terão de adotar novos modelos de liderança”, afirmou. O mesmo é dizer que o sucesso dos negócios pressupõe a adoção de modelos que integrem a via digital.

Muito se fala hoje em talento associado às necessidades das empresas. Para Tiago Muge, “a essência do employer brand reside na atração e retenção de talento. E, para atrair e reter talento, os processos devem ser ajustados às diferentes gerações”. “Os recursos humanos devem encontrar características específicas nos trabalhadores”, explicou. O diretor da Korn Ferry terminou o seu discurso dizendo que “o futuro do trabalho é humano” – epíteto partilhado por todos os oradores.

Cathy Brown, Diretora Executiva da Engage for Success, chamou a atenção para o facto de as pessoas quererem ser valorizadas, ouvidas e respeitadas. As organizações têm, por isso, duas opções: “controlar e monitorizar os colaboradores ou inspirá-los e respeitá-los”. Na primeira hipótese as pessoas são consideradas o problema, na segunda são a solução.

Na perspetiva da diretora, e considerando a sua experiência, “o ambiente de trabalho deve ser divertido e deve possibilitar a criação e o desenvolvimento de relações”. “Na verdade, o engagement é isso mesmo e conduz à criatividade e à produtividade do capital humano e das organizações”, assegurou. Segundo dados apresentados por Cathy Brown, 25% das empresas que praticam employee engagement duplicaram o seu lucro anual. As organizações com altos níveis de envolvimento dos colaboradores registaram um aumento de produtividade de 18% e uma taxa de rotatividade inferior à das empresas com baixos níveis de engagement (40%). Já 59% dos colaboradores considera que o seu envolvimento na organização lhe traz mais ideias.

No seguimento das palavras da CEO da Newmanity, Cathy Brown deu a conhecer os quatro fundamentos para uma experiência do colaborador positiva. É importante que “a organização adote uma forte estratégia narrativa”, ou seja, que fale do seu passado e explique para onde pretende ir no futuro. Os líderes das organizações deverão “concentrar-se nos seus colaboradores e nas suas individualidades, dar-lhes oportunidades e assumir um papel de coaches”. A solução poderá estar, efetivamente, nos trabalhadores, já que “são fundamentais para as soluções da organização”. Reforçam e desafiam visões. As empresas deverão pautar-se por uma “integridade organizacional”, cujos valores se reflitam nos comportamentos diários. A criação de um local de trabalho feliz é um dos propósitos da employee experience. Cabe aos líderes das organizações “dizer obrigado, abrir a porta do escritório para que estejam visíveis e acessíveis, aceitar que são emocionalmente mais exigentes, trabalhar a sua autoconsciência e ser recetivos aos novos desafios”, acrescentou.

Daniel Perdigão, Strategist & Visual Thinker da Upsideup, foi o responsável pela ilustração dos discursos dos intervenientes. Fotografia de Hugo Alexandre Cruz.

David Green, Diretor Global de People Analytics na IBM Watson Talent, usou da palavra para, ancorado na sua experiência profissional, falar de people analytics no futuro do trabalho e da sua aplicação na experiência dos colaboradores. Definiu o conceito como sendo “o uso de dados e ferramentas analíticas para identificar insights sobre pessoas, que permitam uma tomada de decisão empresarial mais rápida, precisa e confiável”. A análise de pessoas não é um relatório. “Fornece insights e respostas, centra-se no futuro, apresenta um alto grau de personalização e o seu público-alvo depende de cada caso”, reforçou o especialista.

Green apresentou à plateia uma fórmula que congrega a tecnologia e as expectativas dos empregados e que resulta na customização dos recursos humanos. “Com personalização, as empresas irão tratar cada colaborador como uma força de trabalho única”, afirmou.

Segundo o especialista, “a people analytics sustenta experiências do colaborador personalizadas e promove melhorias no planeamento, na performance, na produtividade e no envolvimento dos empregados”. Além disso, é uma peça central na agenda digital dos recursos humanos. “A customização dos RH conduz a uma função RH mais efetiva”, assegurou. “Já a análise da força de trabalho proporciona aos profissionais melhores decisões no que toca às pessoas e a nova organização do trabalho torna a empresa mais ágil”, referiu.

De acordo com David Green, e tomando como exemplo o caso da Microsoft, um bom líder “reúne-se com os empregados, dá feedback, despende horas no local de trabalho, aumenta a sua rede de contactos e cuida dos seus e-mails”.

As organizações que usam o Excel para realizar people analytics “focam-se no negócio, têm um conjunto equilibrado de ferramentas e capacidades, colocam o empregado no centro e integram a análise no seu ADN”, explicou David Green. Para o efeito, precisam de seis competências específicas, nomeadamente perspicácia empresarial, consultoria, recursos humanos, psicologia do trabalho, data science e comunicação.

A mensagem que David Green escolheu para encerrar o seu discurso, e que resume o contributo de todos os oradores do evento, deve ser recordada pelos líderes de RH, todos os dias, no exercício das suas funções – “não se esqueçam do “H” nos Recursos Humanos”.

 

[posts title=’Mais notícias:’ count=’3′ layout=’grid-3-col’][/posts]

Mais sobre Atualidade;employee experienceEmployee Experience BootcampIscte
Notícia anterior

Luís Mendonça, presidente do Banco Farmacêutico, apela ao voluntariado na Jornada de Recolha de Medicamentos, no dia 17 de fevereiro

Notícia seguinte

Criatividade e inovação: as chaves para uma organização de sucesso

Recomendamos

“Simples, eficaz e integrada”: Michael Page aposta em marca única para reforçar resposta às empresas

“Simples, eficaz e integrada”: Michael Page aposta em marca única para reforçar resposta às empresas

31 de Julho, 2026
CIP continuará a empenhar-se na “geração de emprego, criação de riqueza e consolidação da paz social”

CIP continuará a empenhar-se na “geração de emprego, criação de riqueza e consolidação da paz social”

25 de Junho, 2026
Portugal perde competitividade e cai três posições no ranking mundial do IMD

Portugal perde competitividade e cai três posições no ranking mundial do IMD

25 de Junho, 2026
Coverflex lança ferramenta de transparência salarial com IA para ajudar empresas a preparar-se para novas exigências europeias

Coverflex lança ferramenta de transparência salarial com IA para ajudar empresas a preparar-se para novas exigências europeias

25 de Junho, 2026
Lisboa no Top 20 global das cidades que melhor atraem e retêm talento qualificado

Lisboa no Top 20 global das cidades que melhor atraem e retêm talento qualificado

25 de Junho, 2026
“As pessoas sentem-se valorizadas e motivadas a crescer”: os bastidores da cultura organizacional do IT Campus da Swiss Post

“As pessoas sentem-se valorizadas e motivadas a crescer”: os bastidores da cultura organizacional do IT Campus da Swiss Post

25 de Maio, 2026
VEJA MAIS
Notícia seguinte
Criatividade e inovação: as chaves para uma organização de sucesso

Criatividade e inovação: as chaves para uma organização de sucesso

  • MAIS POPULARES
  • ÚLTIMAS
Academias de formação: da visão à transformação

Academias de formação: da visão à transformação

11 de Março, 2026
Já disponíveis as tabelas de retenção de IRS para 2026. Veja aqui!

Já disponíveis as tabelas de retenção de IRS para 2026. Veja aqui!

6 de Janeiro, 2026
Carla Caracol assume liderança de RH de Engineering & Construction na Proman

Carla Caracol assume liderança de RH de Engineering & Construction na Proman

10 de Março, 2026
Crónica: O que é isso de Mindset Digital? – por Catarina João Morgado, PwC’s Academy

Crónica. “Entre a crítica, a leveza e 100.000 pessoas a dançar”, por Catarina João Morgado

31 de Julho, 2026
“Simples, eficaz e integrada”: Michael Page aposta em marca única para reforçar resposta às empresas

“Simples, eficaz e integrada”: Michael Page aposta em marca única para reforçar resposta às empresas

31 de Julho, 2026
Tem uma proposta de emprego em vista? Nova funcionalidade da Coverflex quer garantir que não lhe escapa nenhum detalhe

Tem uma proposta de emprego em vista? Nova funcionalidade da Coverflex quer garantir que não lhe escapa nenhum detalhe

30 de Julho, 2026

Agenda de Eventos

Out 20
8:30 - 18:00

Global Talent Day 2026

Nov 3
Novembro 3 @ 8:00 - Novembro 5 @ 17:00

Conferência: Labour Law Day

Nov 4
Novembro 4 @ 8:00 - Novembro 6 @ 17:00

Conferência: Transparência Salarial

Nov 5
10:00 - 16:00

This Is Me- Associação Salvador

Nov 24
Novembro 24 @ 8:00 - Novembro 26 @ 17:00

Conferência: Total Rewards Day

Ver calendário
TODOS OS EPISÓDIOS AQUI

Passaporte

Novo ciclo no ISEG. Mário Caldeira assume presidência até 2030

Novo ciclo no ISEG. Mário Caldeira assume presidência até 2030

30 de Julho, 2026
A arquitetura do futuro é híbrida e desenha-se na S+A. Entrevista a Mafalda Carvalho

Mafalda Carvalho é a nova DRH da SER – Senior Exclusive Residences

28 de Julho, 2026
Gi Group Holding Portugal anuncia nova liderança. Saiba quem sucede a Thomas Marra

Gi Group Holding Portugal anuncia nova liderança. Saiba quem sucede a Thomas Marra

15 de Julho, 2026

Newsletter Semanal

  • 15.2k Fans
  • 3k Followers
  • 1.4k Subscribers

RHmagazine | Leia gratuitamente

Vídeos | Eventos by iiRH

https://www.youtube.com/watch?v=gaMUX4V0g_k
https://www.youtube.com/watch?v=2vJi28grd30&t=16s

assinatura da newsletter

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');