ASSINAR NEWSLETTER
Terça-feira, Julho 28, 2026
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

Diretiva da Transparência Salarial – qual o impacto na compensação da sua empresa?

Como vai uma melhor percepção dos valores disponíveis no mercado mudar as políticas de compensação extra para atrair e reter os colaboradores?

IIRH Por IIRH
22 de Junho, 2023
em DESTAQUES, TENDÊNCIAS RH
0
Diretiva da Transparência Salarial – qual o impacto na compensação da sua empresa?
57
Partilhas
637
Visualizações

A compensação é um dos aspectos fulcrais durante o processo de recrutamento para um emprego. Numa era em que o conceito de employer branding é cada vez mais valorizado e a dificuldade em captar mas, sobretudo, manter talento é crescente.

E se esta ferramenta já era difícil de acertar entre as expectativas dos colaboradores para uma função e o que os recrutadores podem oferecer, eis que surge a diretiva da transparência salarial, aprovada em Parlamento Europeu no dia 30 de março.

Dentro das novas regras europeias, que só entrarão em vigor após a sua publicação no Jornal Oficial da União Europeia (UE) (após o que os países da UE disporão de um prazo máximo de três anos para transpor a diretiva), as empresas sediadas na União Europeia serão obrigadas a partilhar informações sobre os salários e a tomar medidas se a disparidade remuneratória em função do género for superior a 5 %.

Por essa razão, a questão impõe-se: Enquanto a Diretiva da Transparência Salarial está a ser transposta para a legislação dos países, como vai uma melhor percepção dos valores mudar as políticas de compensação extra para atrair e reter colaboradores?

“Mais clareza, mais transparência e mais equidade em torno do tema”

Para Marta Dias Gonçalves, Rewards Leader da Mercer, a Diretiva Europeia trará sobre os portugueses sobretudo “mais clareza, mais transparência e mais equidade em torno do tema das remunerações”.

Marta Dias Gonçalves, Rewards Leader da Mercer | Foto: Mercer

“Um dos pontos essenciais está relacionado com a igualdade salarial entre géneros e com a correção do gap existente no nosso país. Atualmente o gap salarial entre géneros observado em Portugal ronda os 12-15% (dados com base no Estudo Total Compensation Portugal 2022). No contexto da Lei da Igualdade Salarial – já em vigor – e da aplicabilidade da mesma, espera-se que este gap consiga progressivamente diminuir, permitindo que, efetivamente, a médio prazo se alcance igualdade salarial entre géneros”, clarifica.

Adicionalmente, Marta Dias Gonçalves sublinha que a equidade em geral poderá ser beneficiada e algumas correções realizadas. Ao existir divulgação de informação e ao existir a possibilidade de os colaboradores questionarem sobre a sua remuneração há menos espaço para a existência de iniquidades. “Por exemplo, no contexto de uma mesma função ou de um mesmo nível de responsabilidade”.

“Os requisitos de transparência mudarão a forma como empregadores comunicam sobre remuneração”

Mesmo sendo uma legislação europeia, aprovada a 30 de março e os países membros da UE têm três anos para transpor a diretiva para o direito nacional, os prazos de implementação nos Estados membros podem diferir e a diretiva pode variar consoante o país da UE.

Elsa Carvalho, Head of Business Development da Willis Towers Watson | Foto: Willis Tower Watson

Elsa Carvalho, Head of Business Development da Willis Towers Watson (WTW), entende que esta diretiva exige preparação e adaptação, acreditando que o tema já está na agenda de uma boa parte das empresas como uma prioridade. “Os requisitos de transparência mudarão a forma como empregadores comunicam sobre remuneração – começando antes mesmo de o colaborador ser contratado”, afirma.

Ao tomar decisões sobre a estrutura salarial e progressão na carreira, Elsa Carvalho perceciona que os empregadores terão de recorrer a critérios neutros em termos de género, sendo os colaboradores autorizados a ter acesso a esses critérios.

“Adicionalmente, a conformidade com a equidade exige que os empregadores tinham um critério de avaliação/medida para identificação de eventuais disparidades salariais entre colaboradores do sexo feminino e masculino. Esta medida implica necessariamente a valorização interna mediante critérios objetivos do valor do trabalho e a sua necessária análise e comparação”.

“Cada empresa deverá estar preparada para publicar e partilhar esta informação. Esta preparação exige planeamento e tempo pelo que as empresas deverão já começar a fazê-lo”, acrescenta Elsa Carvalho.

Gestão das expectativas salariais dos candidatos e colaboradores

Na perspetiva de Marta Dias Gonçalves, ao serem divulgadas informações sobre as bandas salariais em todos os anúncios de emprego está-se, naturalmente, a criar expectativas nos colaboradores – não só nos que possam ter a mesma função que a da vaga em aberto, mas também de uma forma mais geral. Ao mesmo tempo, a existência de clareza relativamente à possibilidade de solicitar informação sobre remuneração de colaboradores em função similar, é também necessário acautelar sobre a possibilidade desta situação expor eventuais inequidades.

“Neste contexto, a forma como as organizações poderão atentar a este tema e procurar gerir expectativas e preocupações será, mais uma vez, através da definição de políticas de compensação que ajudem a definir de forma clara os intervalos aplicáveis a cada nível e função. E mais que criar a política, assegurar que a prática está em conformidade com a política. Deste modo, tornando claro o valor aplicável por função/nível e praticando de forma consistente estes intervalos e comunicando de forma transparente sobre o tema, mais facilmente se conseguirá gerir as preocupações e expectativas dos colaboradores“, afirma.

Já Elsa Carvalho denota que a diretiva vem colocar a tónica em questões de transparência e equidade salarial. “Estas mais do que expectativas vão passar a ser realidade a curto prazo que necessariamente colaboradores e candidatos irão exigir. Cabe às empresas fazer um diagnostico claro da sua situação atual, identificar áreas de intervenção e adaptação e desenhar um plano para a sua concretização”, conclui.


Siga-nos no LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter e assine aqui a nossa newsletter para receber as mais recentes notícias do setor a cada semana!

Mais sobre CompensaçãoDiretiva da Transparência SalarialEmployer Brandingigualdade salarialMercertransparência salarialUnião Europeia
Notícia anterior

Atualidade Laboral: Um ano de lei Whistleblowing. E RGPC, sabe o que é?

Notícia seguinte

Setor público deixou de ser vantajoso para licenciados em início de carreira

Recomendamos

Responde a e-mails nas férias? Há cinco formas de evitar que isso aconteça

Responde a e-mails nas férias? Há cinco formas de evitar que isso aconteça

28 de Julho, 2026
A arquitetura do futuro é híbrida e desenha-se na S+A. Entrevista a Mafalda Carvalho

Mafalda Carvalho é a nova DRH da SER – Senior Exclusive Residences

28 de Julho, 2026
Artigo técnico. Perceções de exploração organizacional: impacto no bem-estar dos trabalhadores

Artigo técnico. Perceções de exploração organizacional: impacto no bem-estar dos trabalhadores

28 de Julho, 2026
O regresso às aulas ainda está longe, mas as empresas já começaram a contratar. Há 120 vagas

O regresso às aulas ainda está longe, mas as empresas já começaram a contratar. Há 120 vagas

27 de Julho, 2026
Atualidade laboral por Orlando Santos Silva: diretiva da igualdade remuneratória e transparência salarial e regulamento AI ACT

Atualidade laboral por Orlando Santos Silva: alterações às condições trabalho dos trabalhadores administrativos não abrangidos por regulamentação coletiva específica

27 de Julho, 2026
Recebe subsídio de desemprego? Verifique se recebeu esta mensagem

Recebe subsídio de desemprego? Verifique se recebeu esta mensagem

27 de Julho, 2026
VEJA MAIS
Notícia seguinte
Setor público

Setor público deixou de ser vantajoso para licenciados em início de carreira

  • MAIS POPULARES
  • ÚLTIMAS
Atualidade laboral. O luto e a licença parental

Avaliação de desempenho: ferramenta de gestão ou elemento de prova?

23 de Julho, 2026
Entrevista a Domingos Pinto. Quando os dados guiam a produção: Simoldes dá forma à fábrica digital

Entrevista a Domingos Pinto. Quando os dados guiam a produção: Simoldes dá forma à fábrica digital

22 de Julho, 2026
Já disponíveis as tabelas de retenção de IRS para 2026. Veja aqui!

Já disponíveis as tabelas de retenção de IRS para 2026. Veja aqui!

6 de Janeiro, 2026
Responde a e-mails nas férias? Há cinco formas de evitar que isso aconteça

Responde a e-mails nas férias? Há cinco formas de evitar que isso aconteça

28 de Julho, 2026
A arquitetura do futuro é híbrida e desenha-se na S+A. Entrevista a Mafalda Carvalho

Mafalda Carvalho é a nova DRH da SER – Senior Exclusive Residences

28 de Julho, 2026
Artigo técnico. Perceções de exploração organizacional: impacto no bem-estar dos trabalhadores

Artigo técnico. Perceções de exploração organizacional: impacto no bem-estar dos trabalhadores

28 de Julho, 2026

Agenda de Eventos

Out 20
8:30 - 18:00

Global Talent Day 2026

Nov 3
Novembro 3 @ 8:00 - Novembro 5 @ 17:00

Conferência: Labour Law Day

Nov 4
Novembro 4 @ 8:00 - Novembro 6 @ 17:00

Conferência: Transparência Salarial

Nov 5
10:00 - 16:00

This Is Me- Associação Salvador

Nov 24
Novembro 24 @ 8:00 - Novembro 26 @ 17:00

Conferência: Total Rewards Day

Ver calendário
TODOS OS EPISÓDIOS AQUI

Passaporte

A arquitetura do futuro é híbrida e desenha-se na S+A. Entrevista a Mafalda Carvalho

Mafalda Carvalho é a nova DRH da SER – Senior Exclusive Residences

28 de Julho, 2026
Gi Group Holding Portugal anuncia nova liderança. Saiba quem sucede a Thomas Marra

Gi Group Holding Portugal anuncia nova liderança. Saiba quem sucede a Thomas Marra

15 de Julho, 2026
Há um novo líder na Multicare. Saiba quem é

Há um novo líder na Multicare. Saiba quem é

6 de Julho, 2026

Newsletter Semanal

  • 15.2k Fans
  • 3k Followers
  • 1.4k Subscribers

RHmagazine | Leia gratuitamente

Vídeos | Eventos by iiRH

https://www.youtube.com/watch?v=gaMUX4V0g_k
https://www.youtube.com/watch?v=2vJi28grd30&t=16s

assinatura da newsletter

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');