Com processos automatizados e modernizados, os profissionais de recursos humanos focam-se no que é importante para os colaboradores. Foi assim que a Microsoft pensou e criou uma nova solução.
A transformação digital chegou ao mercado de trabalho, hoje global e disruptivo, e com ela várias alterações. Há novas tipologias e instrumentos de trabalho, surgiram novas competências técnicas e novas profissões, há escassez de talento, sobretudo em áreas tecnológicas, e até robôs. Os processos de trabalho ganharam uma nova vida e os colaboradores também, ou não fosse possível, graças à digitalização, automatizar tarefas repetitivas e rotineiras.
“Na área de recursos humanos há uma tipificação de processos, que são mais ou menos standardizados. Foi nesse sentido que sentimos necessidade de automatizar ao máximo os que são repetitivos”, diz, à RHmagazine, Pedro Pinto Lourenço, diretor de negócio da divisão Dynamics 365 da Microsoft.
Com a chegada de Satya Nadella à liderança, a Microsoft reformulou a área de business applications, em particular a de Dynamics 365, com o objetivo de modernizar as organizações. Como? Com uma “ferramenta simples, intuitiva e que permitisse tirar proveito dos ativos já existentes nas empresas”, conta Pedro Pinto Lourenço.
Preocupada com a desvalorização que diz existir em torno da adoção de plataformas digitais, e que inviabiliza, por vezes, o investimento que é realizado, a Microsoft criou uma ferramenta que dá pelo nome de Dynamics 365 for Talent, capaz de modernizar processos de atração e gestão de talento, ligar o sistema de recursos humanos às tecnologias de informação, as pessoas aos insights e o negócio ao crescimento.
O Dynamics 365 for Talent é capaz de modernizar processos de atração e gestão de talento, ligar o sistema de recursos humanos às tecnologias de informação, as pessoas aos insights e o negócio ao crescimento.
O Dynamics 365 for Talent integra ferramentas da Microsoft, como o Office, o Outlook e o LinkedIn, adquirido pelo CEO em 2016, que têm uma “relação direta com a componente de gestão de talento” e que, por isso, permitem que a adoção da plataforma dispense um processo de formação intensivo, porque “os colaboradores sentem que, de alguma forma, já a conhecem”, justifica o diretor de negócio da divisão Dynamics 365 da Microsoft.
“A adoção das plataformas é normalmente desvalorizada quando são implementados sistemas não só de talento, mas de outro tipo, e, depois o que ouvimos é que os projetos não tiveram sucesso ou que as pessoas não aderiram à tecnologia. Se os profissionais de recursos humanos estão muito habituados a abrir o Outlook para
fazerem o seu trabalho, a Microsoft quer tirar proveito disso, integrando o Dynamics 365 for Talent no Outlook e reduzindo a resistência à adoção da plataforma”, explica Pedro Pinto Lourenço.
Os dados são da Microsoft e afirmam que 72% dos candidatos que não obtiveram resposta no decorrer de um processo de recrutamento, não recomendariam o seu produto ou serviço, 61% afirmam que a realidade que encontram no trabalho difere das expectativas definidas durante o processo de entrevista e 87% consideram im
portante o crescimento da carreira profissional para permanecerem numa empresa.
A plataforma Dynamics 365 for Talent vai ao encontro das estatísticas, através dos seus três módulos – Attract, Onboard e Core HR.
O primeiro permite encontrar candidatos recorrendo ao LinkedIn, que funciona como uma base de dados, publicar ofertas de emprego, traçar um perfil interno de candidatos em função dos dados da rede social, agendar entrevistas com a equipa responsável, até automaticamente segundo a informação acerca da sua dispo
nibilidade, e definir detalhes da entrevista. Caso o candidato não tenha sido selecionado é informado, já que “a experiência é um fator importantíssimo e as pessoas nunca mais se esquecem que não receberam uma resposta”. “Este cuidado, que normalmente, em termos de processo administrativo, é muito exigente e consumidor de tempo, é um pequeno detalhe, mas muito importante na componente de atratividade”, sublinha Pedro Pinto Lourenço. O executivo acrescenta que “o módulo Attract possibilita que a empresa se organize para entrevistar um conjunto de candidatos, garantindo que as agendas são comuns, partilhando em modelo de self-service quem são os candidatos, que, por sua vez, podem escolher os horários mais convenientes para a entrevista, integrando-os no Outlook das pessoas que têm de estar presentes na sessão”. “Isto automatiza todo o processo de recrutamento”, realça.
Com a componente de Onboard, as organizações conseguem, por exemplo, garantir que os colaboradores recém-chegados ao local de trabalho têm a farda disponível, no tamanho certo, um computador, um lugar para se sentarem e o cartão de acesso, através de uma simples check-list, com acesso mobile, e da integração de conteúdos, aplicações e questionários que aceleram a sua integração e que permitem “que seja possível retirar o melhor de cada colaborador a partir do primeiro dia”. “O processo de onboarding é sempre um processo bastante complexo. Um sistema que o simplifique tem um impacto significativo”, nota Pedro Pinto Lourenço, diretor de negócio da divisão Dynamics 365 da Microsoft.
O módulo Core HR integra um portal de self-service, onde os profissionais das empresas podem submeter férias, baixas médicas, alterar a morada de residência ou o número de conta bancária, alimentando uma plataforma de analytics, para monitorizar toda a organização e obter uma visão 360o de competências, benefícios e métricas. “O Core HR garante que os profissionais de recursos humanos estão focados efetivamente no que é importante para as pessoas e não tanto em enviarem e-mails ou responder a perguntas que são repetitivas, graças à automatização de processos”, conclui Pedro Pinto Lourenço.