Os alunos aprendem diferentes linguagens de programação de forma natural, resolvendo desafios através de uma plataforma gamificada.
Para preparar os seus alunos para o futuro do setor automóvel e da Indústria 4.0, e as palavras são da SEAT, a sua Escola de Aprendizes deu mais um passo e integrou, nos seus programas educativos, “um sistema inovador que ensina diferentes linguagens de programação de forma natural e gamificada”. De acordo com a SEAT, “os alunos devem resolver desafios através de uma plataforma, durante 15 minutos, todos os dias” ao longo dos “três anos de duração do curso”, “completando assim a semana de aulas no contacto com especialistas na programação de software”.
A plataforma é a CodeLearn e é através dela que os aprendizes resolvem diariamente problemas em Phyton, Java ou Unity. “À medida que vão avançando no programa, vão obtendo pontos que os ajudam a superar o curso. Também podem contar com a ajuda de professores, que podem contactar através da plataforma se tiverem dúvidas sobre os trabalhos”, lê-se no comunicado enviado às redações.
Segundo a SEAT, “com este sistema, os alunos aprendem, de forma natural e gamificada, diferentes linguagens de programação, habilidades que serão essenciais num futuro profissional no qual a indústria e os veículos estarão completamente conectados e digitalizados”.
Para Xavier Ros, vice-presidente de recursos humanos da SEAT, “a formação em código e programação representa mais um passo na evolução da Escola de Aprendizes e uma oportunidade para todos os alunos”. “Prevemos um futuro no qual saber programar será tão necessário para os profissionais do setor como é hoje conhecer as partes do motor ou saber idiomas. Desta forma, adiantamo-nos às tendências futuras e melhoramos as possibilidades de integração destes jovens no mercado laboral”, refere no comunicado enviado às redações.
Desde a sua fundação, em 1957, a Escola de Aprendizes da SEAT preparou “mais de 2.700 profissionais”. “Atualmente, todos os 169 alunos têm um contrato de formação integralmente remunerado e, uma vez terminada a formação, serão integrados na SEAT com um contrato sem termo”, garante a SEAT.
Este ano letivo, a Escola adaptou os seus programas para proporcionar estudos de formação de grau superior na modalidade de Formação Dual, inspirada no modelo alemão. Esta mudança de curso intermédio para o curso superior implicou, de acordo com a SEAT, o aumento de disciplinas focadas na Indústria 4.0 e na tecnologia relacionada com a digitalização.