Entrevista a:
Luís Pedro Martins – Fundador e CEO da Zaask
Como nasceu a Zaask:
A história da Zaask (www.zaask.pt) nasce da amizade que Luís Martins e Kiruba Eswaran iniciaram no Lisbon MBA, altura em que se conheceram, e em que se aperceberam que tinham uma visão similar dos objetivos que possuíam a nível profissional: Um dia queriam abrir a sua própria empresa. Depois do MBA e de terem trabalhado juntos numa empresa de telecomunicações, que os fazia viajar com regularidade, perceberam que era muito difícil conseguir contratar serviços locais no pouco tempo que passavam em Lisboa, e que, o ideal seria, em vez de terem que andar à procura, ter alguém que procurasse por eles e descobrisse o Profissional certo, de forma rápida e eficiente. Foi a partir desta necessidade que nasceu o conceito da Zaask.
A Zaask tem contribuído para a criação de novos postos de trabalho. Neste momento quantos colaboradores são?
A Zaask já conta com mais de 30 colaboradores, entre as equipas de Portugal e Espanha. Mas, mais do que isso, a Zaask está também a impulsionar a economia dos serviços locais, uma vez que já são milhares as empresas registadas na plataforma, que também aumentaram o seu número de colaboradores para fazer face ao crescente número de serviços que estão a realizar através da Zaask.
Recentemente expandiram a vossa atividade para o mercado espanhol. Explique-nos o porquê dessa escolha? Já têm perspetivas de avançarem com outro mercado em 2015?
A escolha de Espanha como primeiro passo para a internacionalização da Zaask deveu-se, essencialmente, a três fatores: proximidade geográfica, facilidade linguística e dimensão do mercado. Este último fator foi bastante importante, pois precisamos testar a nossa empresa e modelo de negócio num mercado que já tenha uma dimensão considerável, para podermos retirar maiores aprendizagens. Em relação a 2015, a Zaask tem como objetivo manter o crescimento sólido que tem atingido nestes primeiros meses do ano em ambos os mercados em que já está presente, para dar o próximo passo a nível internacional em breve. Por isso, fazemos uma análise constante das tendências do mercado e dos novos possíveis mercados. Neste momento estamos “a olhar” para 2 a 3 possibilidades com grande potencial para um futuro próximo.
A Zaask permite encontrar os melhores profissionais aos melhores preços. Quais as metodologias que usam para analisar os 4 perfis mais adequados ao pedido?
Existem vários critérios que a plataforma tem em conta para efetuar a apresentação dos Profissionais, nomeadamente, a localização, a especialidade, disponibilidade, capacidade operacional, avaliações de clientes e a avaliação dos nossos Gestores de Profissionais. Contamos com um algoritmo que, para cada pedido, apresenta as melhores soluções possíveis. Claro que este automatismo é validado manualmente por uma equipa interna que está encarregue de garantir que o cliente que utiliza a Zaask, sai satisfeito.
Quais os problemas mais comuns que tem observado nos processos seletivos?
Não temos observado problemas, mas factos muito interessantes. O primeiro é que o preço tipicamente não é o principal fator de escolha. Apesar dos clientes terem tendência para negociar bastante, acabam por não escolher Profissionais que não apresentem garantias de confiança. Podemos, portanto, concluir que uma estratégia de preço baixo, por si só, não chega para o Profissional/Empresa. Por outro lado, observamos também Profissionais que se tentam destacar pela qualidade, mas não apresentam razões concretas para o Cliente “acreditar” e escolhê-lo. É preciso muito mais do que dizer que se tem qualidade. Esta é uma proposta comum. As avaliações de clientes passados é uma razão clara para os Clientes acreditarem na qualidade do Profissional. Mas existem outros, tais como fotografias reais de portfolio, certificados, prontidão e simpatia na abordagem ao Cliente, acompanhamento adequado após apresentação do orçamento, entre outros.
Os clientes são, tipicamente, inteligentes na escolha, e acabam por optar pelo melhor rácio “qualidade/preço”. Ou seja, apesar de negociarem bastante, acabam por escolher o profissional que apresenta maiores garantias e qualidade a um preço competitivo, mas não necessariamente o mais baixo.
Que futuro prevê para a Zaask?
De forma ambiciosa queremos que a Zaask se torne na empresa “Top of Mind” a nível mundial quando qualquer pessoa precisar de contratar um profissional para um serviço local. Somos uma plataforma diferente, cuja proposta de valor está para além da simples procura e listagem, como acontece com diretórios digitais, classificados ou mesmo motores de busca. Sabemos que na área dos serviços, é preciso mais do que apresentar centenas de resultados e por isso desenvolvemos uma plataforma que faz esse trabalho pelo Cliente, apresentando-lhe boas opções para a pessoa realizar o seu projeto pessoal, a custo zero.
Mas não é só no lado da procura que a Zaask tem uma proposta de valor inovadora. Também no lado da oferta, desenvolvemos um novo canal eficaz de aquisição de clientes para pequenos Profissionais e Empresas. Um canal em que o Profissional não paga para simplesmente aparecer no topo de uma lista e não paga por clique em plataformas de marketing complexas nas quais facilmente desperdiça dinheiro. Na Zaask paga apenas por oportunidades concretas e apenas quando está disponível, sempre que precisa de ganhar mais clientes.
Estas diferenças, que tornam a Zaask única, ajudarão a empresa a revolucionar o mercado da contratação de serviços locais e esperamos que impulsionem a empresa para a liderança deste mercado em toda a Europa.